Navegando por Autor "Cavalcanti, Divanda Lima de Freitas"
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Dissertação Melhoria de processos organizacionais a partir da metodologia Lean e Six Sigma: uma aplicação em unidade judiciária trabalhista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Cavalcanti, Divanda Lima de Freitas; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; http://lattes.cnpq.br/5251314055994380; Caricio, Marcelo Rique; Chagas, Márcio Marreiro das; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237Melhorar os processos de trabalho tem sido uma meta das organizações sejam públicas ou privadas e uma das metodologias para o desenvolvimento dessa prática é a utilização do sistema híbrido Lean Six Sigma. O presente trabalho vem propor melhoria de processos organizacionais de Unidade Judiciária, integrando as abordagens Lean e Six Sigma, objetivando aumentar a eficiência nos processos que entregam valor aos seus destinatários. A abordagem que agrega o Lean e o Six Sigma abstrai os pontos fortes de cada uma desses sistemas. Do Lean, traz a identificação e eliminação de desperdícios e operações que não agregam valor às atividades executadas nos processos organizacionais da Unidade e do Six Sigma, o ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar Melhoria e Controlar), metodologia sistematizada para melhoria de processos. A pesquisa se inicia com a revisão de literatura científica sobre Six Sigma, Lean, integração entre as citadas abordagens e gerenciamento de processos organizacionais com enfoque na etapa de melhoria de processos. Segue com a apresentação do roteiro, demonstrando-se os passos e procedimentos a serem seguidos para a sua aplicação, assim como as ferramentas que auxiliam o desenvolvimento da trilha percorrida. Como método científico para a condução do estudo é utilizada a pesquisa-ação e o campo de pesquisa é uma Unidade Judiciária Trabalhista. Na sequência apresenta-se a aplicação integral do roteiro proposto e apuram-se os resultados. Estes resultados da pesquisa apontam melhorias como a redução de tempo de pagamento do processo, com a coleta de dados bancários e contrato de honorários durante o processo de triagem. Destaca-se a redução de 7% no tempo que o processo leva para ir e voltar do CEJUSC para tentativa de conciliação. Outro ponto que merece ser ressaltado é a mudança de cultura organizacional no sentido de que os servidores começaram a observar os processos de trabalho de forma integrada, buscando formas de trabalhar em colaboração com os setores internos e externos à unidade e buscando soluções para melhorar o fluxo de trabalho.