Navegando por Autor "Celestino, Luciana Carlos"
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Tese Caminhos da Deusa na Wicca Diânica do Brasil frente a desafios contemporâneos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Carvalho, Isabel Cristine Machado de; Gomes, Ana Laudelina Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7178264870931102; http://lattes.cnpq.br/8381013278219249; Silva, Anaxsuell Fernando da; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Medeiros, Andrezza Lima de; http://lattes.cnpq.br/6484316273882039; Souza, Karlla Christine Araújo; Celestino, Luciana Carlos; http://lattes.cnpq.br/4145036665478243O século XXI encontra-se diante de um sistema colapsado, fruto de uma herança de valores que estiveram associados a várias correntes da cultura ocidental, entre elas a revolução científica, o Iluminismo e a Revolução Industrial. Essa ênfase, sustentada pelo modelo de civilização patriarcal - de cisão entre natureza e cultura, firmado pelo progresso e pela razão - e encorajada pelo predomínio dessa cultura, acarretou profundo desequilíbrio nos pensamentos e sentimentos, nos valores e atitudes e nas estruturas sociais, econômicas e políticas. No ocidente, não é apenas a ciência, a economia e a política que estão impregnadas pelo paradigma masculino; a sociedade mantém a crença promulgada pelas religiões judaico-cristãs de que Deus sempre foi masculino (EISLER, 1997; CAMPBELL, 2015). Diante desse contexto, cabe perguntar: Como a Wicca, uma religião centrada na Deusa, ou seja, pautada numa espiritualidade do divino feminino, contribui no enfrentamento de desafios contemporâneos? De forma mais específica, indagamos: Como os adeptos da Wicca do Brasil veem e respondem a esses desafios e enfrentamentos? Nesse panorama, interessa-nos identificar quais práticas e experiências possibilitam uma resposta ao enfrentamento à crise dos paradigmas vigentes e em curso. Cientes da multiplicidade de desafios e de enfrentamentos que compõem o cenário atual, elaboramos um roteiro de entrevista que pudesse identificar, a partir da visão dos wiccanianos no Brasil, os desafios mais urgentes, bem como suas práticas e suas experiências no enfrentamento desses desafios. A abordagem qualitativa, realizada por meio de um roteiro de entrevista estruturada, com questões abertas, possibilitou a identificação de dois grandes desafios: a condição feminina e a crise ecológica e ambiental. Entrevistamos adeptos da Wicca pertencentes à Tradição Diânica do Brasil (TDB) e à Tradição Diânica Nemorensis (TDN). Ambas são tradições pioneiras formadas no Brasil e seguem uma orientação conhecida como Wicca Diânica, ou seja, embora cultuem a Deusa e o Deus em seus rituais, a ênfase é na Deusa. A pesquisa de campo aconteceu em São Paulo (SP) e Brasília (DF). Além das entrevistas, utilizamos como fonte a literatura produzida por autores wiccanianos, representada por autores brasileiros, europeus e norte-americanos. Buscamos o diálogo com aportes teóricos de autores do campo da sociologia, antropologia, história, psicologia, filosofia, biologia e física. O argumento deste trabalho é que na Wicca do Brasil reside um movimento de práticas e experiências orientadas pelo mítico e pelo rito, cuja cosmovisão permite articular uma busca pelo feminino e masculino conscientes, na direção de fortalecer a anima no homem e na mulher pelo apoio às mulheres - evocando um sistema de parceria; - na celebração com a Natureza e no ativismo mágico e engajamento político. Nesse sentido, existe uma tentativa de construir outras subjetividades cotidianas, criadoras de outras formas de viver.Tese Teodora e Porcina: faces simbólicas da natureza em narrativas de mulheres sábias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-01) Celestino, Luciana Carlos; Gomes, Ana Laudelina Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7178264870931102; ; http://lattes.cnpq.br/4145036665478243; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2; Ciccarone, Celeste; ; http://lattes.cnpq.br/6706832948171790A presente pesquisa se volta para o imaginário coletivo no qual se mantém viva a temática da heroína sábia. Duas mulheres sábias aparecem nas narrativas populares História da Donzela Teodora e a História da Imperatriz Porcina, cotejadas por Luís Câmara Cascudo em sua obra Cinco Livros do Povo. A universalidade, a mobilidade e a circularidade dessas narrativas são discutidas a partir de autores como Bakhtin e Guinzburg. A pesquisa se desenvolve a partir de três categorias chaves: o Saber Mágico como saberes da tradição (Almeida), saberes sensíveis (Lévi-Strauss), pensamento mítico/mágico/simbólico (Morin); Mulheres Sábias como as operadoras desse saber, que se confundem e se imbricam com o imaginário das bruxas e curandeiras; e Elementos Míticos que corresponde às imagens arquetípicas (Jung e Silveira), símbolos e demais imagens que remetam ao universo mágico, às crenças e práticas consideradas mágicas, ou seja, pertencentes ao imaginário da magia (Bethencourt). Teodora e Porcina são compreendidas como portadoras do saber da métis (Detienne e Vernant), ou seja, da inteligência astuta, da manipulação do phármakon (Derrida), a poção de cura, que pode ser a palavra ou o ungüento de erva. O percurso nos leva ao encontro do grande arquétipo da Mulher Sábia enquanto potência psíquica do feminino, a anima. As narrativas são bálsamos medicinais (Estés) e é no embate entre a anima e suas personificações através de mulheres sábias, e o animus, seus oponentes, que se dá a transmutação da psique, um trabalho comparável ao da alquimia. O Saber Mágico, operando através do feminino, do mito e da natureza pode recuperar seu valor indispensável junto ao paradigma emergente que aponta um humano mais completo e uma ciência mais plural