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Navegando por Autor "Chagas, Géssyca Libny Cabral das"

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    TCC
    Ensinar e aprender à luz do livro paradidático de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Chagas, Géssyca Libny Cabral das; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; http://lattes.cnpq.br/0747741675907464; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza; http://lattes.cnpq.br/1419166209313967; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521
    O Livro Paradidático de Matemática é de grande relevância para trabalhar conceitos matemáticos à luz de uma contextualização lúdica e próxima do estudante, essencialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso se dá devido ao auxílio que este instrumento pedagógico oferece ao professor, contribuindo para as práticas de leitura durante as aulas numa perspectiva de letramento matemático por se apresentar através de diversos gêneros textuais. Para compreender a raiz da intencionalidade pedagógica da produção desse instrumento, bem como as suas contribuições para um ensino e aprendizagem significativas, o presente trabalho objetiva analisar o livro paradidático digital “Malu em: qual é a melhor forma de desenhar?” de modo a compreender a sua gênese e suas contribuições para exploração de conceitos geométricos nas aulas de Matemática. O aporte teórico-metodológico respalda-se na Teoria-Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2007) e articula-se com autores da área da educação Matemática e da Linguagem tais como: Smole e Diniz (2001) , Moretti e Souza (2015), Noronha (2012), Sforni (2015), Gomes (2015), Powell (2013), em articulação com autores que ajudaram a caracterizar o Livro Paradidático de Matemática como Dalcin (2002;007), Campello e Silva (2018) e Munakata (1997). A pesquisa é de cunho qualitativo e assume uma postura exploratória por traçar o perfil do Livro Paradidático que trabalha o conteúdo matemático a partir de narrativas ficcionais, ao passo que busca ampliar a discussão de um novo tipo de enfoque para os instrumentos desta abordagem, para tanto, baseou-se na estrutura de análise desenvolvida por Dalcin (2002;2007) por meio da qual observou-se a categoria do paradidático matemático analisado, bem como se dá a articulação entre simbologia matemática, imagem e texto escrito. A partir da análise dos dados, constatou-se a mediação docente como essencial para usufruir das contribuições que a obra em análise pode possibilitar às aulas de matemática: discussões e proposições de atividades significativas para os estudantes, as quais os auxiliam em sua formação integral ao passo que também ajudam a desenvolver o seu pensamento geométrico.
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