Navegando por Autor "Chagas, José Ferdinandy Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Documentação de Software para usuários desenvolvedores: uma avaliação de bibliotecas ORM populares na plataforma Node(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Adriel Faria dos; Silva, Taciano de Morais; https://orcid.org/0000-0002-4104-8014; http://lattes.cnpq.br/4420554987782575; http://lattes.cnpq.br/7379371009729855; Guerra, Fabrício Vale de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7860769003807018; Chagas, José Ferdinandy Silva; https://orcid.org/0000-0001-8731-4341; http://lattes.cnpq.br/2571310334093508Este trabalho analisa a qualidade da documentação de bibliotecas ORM no ecossistema Node.js, abordando a importância da documentação para a eficiência e manutenção de projetos de software. A pesquisa foi motivada pela identificação de lacunas na literatura e, na prática de desenvolvimento, propondo critérios claros e objetivos para a avaliação das documentações. A metodologia adotada incluiu uma análise sistemática e comparativa de cinco bibliotecas ORM, utilizando métricas como atualização, completude, facilidade de uso, presença de exemplos de código e legibilidade. Os resultados revelaram discrepâncias significativas entre a documentação e o código-fonte, evidenciando a necessidade de melhorias na manutenção das documentações. Além disso, o estudo destacou os riscos associados à baixa qualidade da documentação, como mal-entendidos e introdução de erros nos projetos. As conclusões reforçam a relevância de diretrizes claras e boas práticas na documentação, visando facilitar o trabalho dos desenvolvedores e fomentar o engajamento nas comunidades de código aberto. Este trabalho contribui para a construção de documentações mais acessíveis e eficazes, alinhadas às necessidades do mercado, e abre espaço para futuras investigações sobre a relação entre a qualidade da documentação e o sucesso de bibliotecas de softwareArtigo Uma ontologia de apoio à participação efetiva de alunos em AVAs(Informática na educação, 2017) Fontes, Laysa Mabel de Oliveira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Mendes Neto, Francisco Milton; Souza, Rafael Castro de; Chagas, José Ferdinandy SilvaO uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação a Distância tem gerado um crescente volume de dados provenientes de interações entre os atores desse processo. O tutor a distância é o ator responsável por mediar o processo de aprendizagem dos alunos e por promover a interação nos AVAs. O volume de dados gerado a partir dessas interações, se devidamente explorado, pode fornecer o entendimento sobre a relação de influência entre o desempenho dos tutores a distância e a participação efetiva de alunos em AVAs. Diante deste contexto, este trabalho apresenta uma ontologia para recomendação de ações que buscam promover a participação efetiva de alunos em AVAs