Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Chagas, José Ferdinandy Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Documentação de Software para usuários desenvolvedores: uma avaliação de bibliotecas ORM populares na plataforma Node
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Adriel Faria dos; Silva, Taciano de Morais; https://orcid.org/0000-0002-4104-8014; http://lattes.cnpq.br/4420554987782575; http://lattes.cnpq.br/7379371009729855; Guerra, Fabrício Vale de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7860769003807018; Chagas, José Ferdinandy Silva; https://orcid.org/0000-0001-8731-4341; http://lattes.cnpq.br/2571310334093508
    Este trabalho analisa a qualidade da documentação de bibliotecas ORM no ecossistema Node.js, abordando a importância da documentação para a eficiência e manutenção de projetos de software. A pesquisa foi motivada pela identificação de lacunas na literatura e, na prática de desenvolvimento, propondo critérios claros e objetivos para a avaliação das documentações. A metodologia adotada incluiu uma análise sistemática e comparativa de cinco bibliotecas ORM, utilizando métricas como atualização, completude, facilidade de uso, presença de exemplos de código e legibilidade. Os resultados revelaram discrepâncias significativas entre a documentação e o código-fonte, evidenciando a necessidade de melhorias na manutenção das documentações. Além disso, o estudo destacou os riscos associados à baixa qualidade da documentação, como mal-entendidos e introdução de erros nos projetos. As conclusões reforçam a relevância de diretrizes claras e boas práticas na documentação, visando facilitar o trabalho dos desenvolvedores e fomentar o engajamento nas comunidades de código aberto. Este trabalho contribui para a construção de documentações mais acessíveis e eficazes, alinhadas às necessidades do mercado, e abre espaço para futuras investigações sobre a relação entre a qualidade da documentação e o sucesso de bibliotecas de software
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Uma ontologia de apoio à participação efetiva de alunos em AVAs
    (Informática na educação, 2017) Fontes, Laysa Mabel de Oliveira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Mendes Neto, Francisco Milton; Souza, Rafael Castro de; Chagas, José Ferdinandy Silva
    O uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação a Distância tem gerado um crescente volume de dados provenientes de interações entre os atores desse processo. O tutor a distância é o ator responsável por mediar o processo de aprendizagem dos alunos e por promover a interação nos AVAs. O volume de dados gerado a partir dessas interações, se devidamente explorado, pode fornecer o entendimento sobre a relação de influência entre o desempenho dos tutores a distância e a participação efetiva de alunos em AVAs. Diante deste contexto, este trabalho apresenta uma ontologia para recomendação de ações que buscam promover a participação efetiva de alunos em AVAs
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM