Navegando por Autor "Chagas, Marcio Marreiro das"
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Dissertação Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C(2019-03-29) Silva, Alexsandra Santana da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Chagas, Marcio Marreiro das; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira;O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quali-quanti, analítica, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.TCC Análise da imagem do destino turístico Natal sob a ótica dos próprios turistas por meio das fotografias e mensagens postadas no Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Maia, Adiel Ferreira; Chagas, Marcio Marreiro das; Porto, Carlos Humberto; Lima, Renata Mayara Moreira deO presente trabalho tem como objetivo o de analisar a imagem do destino Natal sob a ótica dos próprios turistas por meio das fotografias e os elementos textuais postados no instagram. As redes sociais estão inseridas na internet com objetivo de encurtar a distância entre as pessoas, com o seu processo de difusão, aproveitando a sua aceitação pelos indivíduos as empresas começaram a ver nas redes sociais uma forma barata e sustentável de divulgação de seus produtos ou serviços, passando a compartilhar e divulgar esses produtos, criando páginas de interatividade entre o cliente e empresa. Aproveitando esse momento em que as pessoas passam cada vez mais horas on-line, órgãos e empresas ligados ao turismo viram nas redes sociais uma forma econômica de divulgar o destino abrangendo um número maior de pessoas. As redes sociais são utilizadas por inúmeras pessoas de várias idades e de vários lugares do mundo. O isntagram como sendo um aplicativo de fácil manuseio e disponível para smartphones com sistema android e IOS, vem tendo grande aceitação por aqueles que adoram postar fotos de momentos na internet. O interessante desse aplicativo é a postagem de fotos em tempo real dando uma veracidade da foto postada. O uso do instagram está aumentando a cada dia, a maioria das vezes são pessoas que gostam de viajar e compartilhar os seus momentos com intuito de despertar o sentimento de desejo entre seus amigos e familiares. As pessoas postam cada vez mais fotos dos lugares em visitam, e muitas vezes descrevem os lugares com elementos textuais que pode vir acarretar em uma imagem positiva ou negativa do lugar.Dissertação Análise de fatores que influenciam o apoio dos visitantes ao desenvolvimento do turismo na Unidade de Conservação Parque das Dunas, Natal/RN(2018-04-02) Santana, Carla Stefânia Cabral de Medeiros; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; ; ; Chagas, Marcio Marreiro das; ; Marques Junior, Sérgio;Unidades de Conservação são tratadas como porções de áreas naturais que tem a finalidade proteger aspectos ambientais de significativa relevância, no qual, progressivamente vem se expandindo pelo território brasileiro. Em termos de visitação, os Parques são áreas que comumente estão relacionadas ao uso público. E nesses locais, além da possibilidade de uso pelos autóctones, há também a permissão do uso pelo turismo. Por serem áreas que necessitam de um planejamento integrado e participativo de todos os atores, a presente pesquisa tem como objetivo central analisar os fatores capazes de influenciar o apoio dos visitantes ao desenvolvimento do turismo na UC Parque das Dunas. Este estudo possui caráter hipotético-dedutivo, pois, visa testar hipóteses, além disso, compreende uma abordagem quantitativa do tipo Survey e natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário que contém dois blocos, um que trata do perfil e outro das dimensões a serem investigadas. A amostra coletada, composta de 180 respondentes, foi realizada de maneira não probabilística por conveniência, porém, utilizou-se a sistematização a cada três pessoas para a escolha do sujeito. Os dados coletados foram analisados através da análise descritiva, análise fatorial e a modelagem de equações estruturais. Os resultados da investigação indicam que a dimensão Qualidade é a que possui maior impacto no modelo proposto e que o Apoio ao desenvolvimento do turismo é uma dimensão influenciada diretamente pela percepção do Valor, que neste caso, é tratado como benefícios socioambientais. Entretanto, indiretamente o Apoio também sofre influência das dimensões Imagem e Qualidade, isto através da dimensão Valor. Além disso, conclui-se ainda que o Parque das Dunas é uma área frequentada por residentes e não por turistas.TCC As organizadoras de eventos e a contratação de funcionários temporários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Fernandes, Olga Rallyne de Paula Teixeira; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Chagas, Marcio Marreiro dasOs eventos sociais, acadêmicos, científicos, públicos ou particulares, oficiais ou empresariais,assumem relevância no desenvolvimento turístico de um destino. Para se realizar um evento, seja qual for sua tipologia, é necessário profissionalismo do início ao término do projeto. É nesse sentido que as organizadoras de eventos possuem a missão de aliar a contratação de funcionários temporários com a qualidade dos serviços. Em todas as fases do evento estão envolvidos profissionais multidisciplinares nas diversas áreas, dentre fornecedores, profissionais de som, luz, espaços, bufês, bebidas, toldos, stands, transporte, segurança, coordenadores, recepcionistas, mestre de cerimônias, decorador e músicos. Isso realça a importância do planejamento e a contratação de serviços, fornecedores e gestão de pessoas que trabalhem com o mesmo profissionalismo. Diante disto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos que os funcionários temporários têm sobre o funcionamento das empresas organizadoras de eventos. Nesse aspecto, foram investigados os motivos que levam as empresas organizadoras de eventos a contratar funcionários temporários; como se desenvolvem as políticas e práticas da gestão de pessoas direcionadas aos funcionários temporários nas empresas organizadoras de eventos; e por último, identificar os impactos positivos e negativos decorrentes da contratação dos funcionários temporários nas empresas organizadoras de eventos. O estudo possui caráter exploratório-descritivo, com enfoque qualitativo. Foram realizadas entrevistas com diretores de oito empresas organizadoras de eventos localizadas em Natal-RN. Os resultados encontrados revelaram que as empresas organizadoras de eventos necessitam contratar funcionários temporários para atender a demanda do evento. A redução de custos e a mão de obra qualificada são elementos que induzem a essa contratação por tempo determinado.TCC Fast food ou comida regional?: as preferências gastronômicas dos turistas que visitam Natal (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Bruna Alves de; Lima, Renata Mayara Moreira de; Moreira, Sueli Aparecida; Chagas, Marcio Marreiro dasAs técnicas de preparo, a utilização de temperos e alimentos típicos, e a apresentação dos pratos, compõem a gastronomia de uma localidade. Esse conjunto de elementos rementem à cultura de um povo, sua forma de ser e estar no mundo. No turismo, a literatura acadêmica indica que a gastronomia é parte integrante do produto turístico (FAGLIARI, 2005), sendo inclusive, em alguns casos, o atrativo turístico principal. No entanto, a globalização e a emergência de novas tendências alimentares, propiciou um impacto na gastronomia tradicional, com a introdução dos fast foods, comidas rápidas, padronizadas e com preço acessível. A proliferação de fast foods nos destinos turísticos possibilitou a opção, ao turista de não experimentar o novo – a comida regional -, mas ao contrário, de optar pelo consumo das comidas rápidas e padronizadas e, portanto, conhecidas. Ao perceber tal cenário, a presente pesquisa abordou a temática do fast food e da comida regional, buscando identificar quais as preferências gastronômicas dos turistas que visitam Natal, no Rio Grande do Norte Buscou-se identificar em que medida, em um cenário globalizado, os turistas preferem comer uma comida regional. Ou o que faz com que, em uma viagem turística, opte-se por comer uma alimentação padronizada, a qual se tem acesso em qualquer destino que se esteja. Para realizar a pesquisa, aplicou-se 100 questionários com turistas que visitaram Natal/RN no mês de abril e maio de 2015, na principal praia turística da cidade, Ponta Negra. A partir dos dados coletados, verificou-se que a maior parte dos turistas que visitam a cidade, opta pela comida típica regional. É importante destacar que a aproximação com a realidade local, é o principal elemento que justifica a escolha dos turistas por pratos típicos. Mesmo em menor quantidade, uma parte dos turistas opta pelo consumo de fast food, justificando-se o fato, por se tratar de pratos conhecidos e terem preços acessíveis. Identificaram-se ainda, outros aspectos na pesquisa, como a necessidade de existir um marketing turístico voltado para a gastronomia local. Os turistas relataram ainda, que a imagem gastronômica de Natal é vinculada aos frutos do mar, sendo este, um elemento diferenciador alimentar da cidade, em comparação a outros destinos. Por fim, chega-se a conclusão que os pratos típicos do destino são preferência entre os turistas, mesmo com a inserção dos fast food na localidade.Tese Fatores influenciadores na intenção de utilizar criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos: validação de proposta de modelo teórico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Silva, Gislainy Laíse da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/7866626284860436; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Marcio Marreiro das; Marques Júnior, SérgioA atividade turística tem sido impactada devido às inovações tecnológicas que estão sendo implementadas no mercado. As moedas virtuais, chamadas de Criptomoedas, vem se destacando por ser uma tecnologia advinda do Blockchain, uma plataforma descentralizada e que não se faz necessário uma intermediação. Nesse sentido, os turistas estão começando a descobrir as criptomoedas como uma ferramenta que oferece diversas oportunidades, simplificando as transações internacionais e superando os custos de câmbio de moeda estrangeira associados. Por conseguinte, a aceitação das criptomoedas tornou-se uma área de estudo relevante para o turismo, por se tratar de uma tecnologia que pode alterar a forma como os indivíduos realizam suas transações de pagamentos de serviços turísticos. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar os fatores que influenciam na intenção de uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos, através de uma proposta teórica baseada no modelo de aceitação tecnológica - Technological Acceptance Model - TAM (Davis, 1989), adicionando as dimensões “diversidade de recursos de transação”, “suporte regulatório”, “segurança percebida”, “inovação pessoal” e “influência social”. Foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, tendo o caráter descritivo-explicativo quanto aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, tendo público-alvo indivíduos que já fizeram uso de criptomoedas. A amostra do estudo foi constituída por 315 respondentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário online, fazendo uso da plataforma Google Forms. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, especialmente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Em síntese, os fatores identificados e a análise estatística com a obtenção de índices adequados e satisfatórios reconheceram e validaram o modelo proposto. Os resultados mostram que a intenção de uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos é influenciada pela facilidade de uso, a utilidade percebida, a atitude, a inovação pessoal, a segurança percebida e a influência social.Artigo A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias(Fundação Getúlio Vargas, 2009-06-02) Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Chagas, Marcio Marreiro dasTese Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Souza, Jackson de; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Silva, Gislainy Laíse da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Marcio Marreiro das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaEm meio às constantes transformações do marketing – as quais têm demandado o desenvolvimento de estratégias que alcancem o diversificado público consumidor –, o Marketing de Conteúdo Digital (MCD) surge, no mercado e na literatura acadêmica, como uma técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços, especialmente porque a publicidade tradicional já não cumpre seu papel como antes, e o consumidor, muitas vezes, possui discernimento do “papel intrusivo” que ela desempenha. Neste sentido, a presente tese visa contribuir para o preenchimento de lacunas teóricas no que se refere ao papel do MCD enquanto uma ferramenta promocional no processo de planejamento de viagens de consumidores turísticos. Este estudo foi realizado à luz de três principais teorias: Valor da Publicidade, Relevância e Lealdade à Marca, e teve o objetivo geral de analisar a relação entre o valor percebido, relevância e lealdade à marca, construída por meio do Marketing de Conteúdo Digital, na intenção de viajar a destinos turísticos. Como procedimento metodológico empregou-se a pesquisa quase experimental, em que dois grupos de respondentes (tratamento e controle) foram designados a participar de duas fases de coleta de dados ocorridas em um intervalo de uma semana. Utilizaram-se, como estímulos para o grupo de tratamento, conteúdos de MCD de um destino turístico brasileiro (Maragogi, AL), a fim de perceber a diferenciação de suas percepções, além das percepções em comparação ao grupo de controle, o qual não recebeu qualquer tipo de estímulo além de variáveis externas. Os dados foram analisados por meio dos softwares IBM-SPSS e AMOS, e as principais técnicas empregadas foram: Teste t de Student para amostras pareadas e independentes, assim como a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados dos Testes t indicaram que estímulos de MCD são capazes de aumentar os sentimentos de lealdade e intenção de viajar ao destino, e a Modelagem de Equações Estruturais identificou fatores antecedentes da intenção de viajar a destinos turísticos, quais sejam: informatividade, entretenimento, credibilidade, personalização, valor percebido, relevância e lealdade, a partir de um modelo principal e de um modelo alternativo proposto. Assim, o presente trabalho fornece contribuições teóricas e gerenciais, na medida em que propõe um novo conceito de MCD e apresenta recomendações para que organizações e destinos turísticos utilizem essa técnica de forma assertiva.Tese Modelo de comportamento do consumidor on-line de produtos e serviços turísticos via on-line travel agencies (OTAS)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-08) Silva, Marcela Martins; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; 12345018801; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870; Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe; http://lattes.cnpq.br/1346087751399245; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Chagas, Marcio Marreiro das; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Tacconi, Marli de Fatima Ferraz da Silva; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213O crescimento e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciaram a atividade turística e o comportamento dos turistas. O processo de compra online é constantemente transformado por inovações ou tecnologias disruptivas. Estudos sobre compras on-line de produtos e serviços turísticos, que visam entender o que instiga o turista a realizar uma compra na Internet, encontram-se divididos e fragmentados, sendo necessárias frequentes e atualizadas pesquisas para entender melhor o assunto. Para compreender o comportamento do consumidor no contexto de tecnologias emergentes, o presente trabalho propõe integrar teorias distintas: Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT 2), Lógica Dominante do Serviço–Cocriação, e Brand Equity. Portanto, o estudo tem por objetivo especificar um modelo estrutural de relacionamento para investigar as interrelações existentes entres as variáveis capazes de influenciar a intenção de compra on-line de produtos e serviços turísticos via On-line Travel Agencies (OTAs). Para tanto, a pesquisa é do tipo explicativa-descritiva, bibliográfica e analítica com abordagem quantitativa através de um estudo transversal. O estudo utilizou o Software Statistical Package for Social Sciences 22 para testar e validar o modelo. A análise foi realizada através da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais por intermédio do pacote AMOS. A coleta de dados foi realizada por questionários on-line. O público-alvo do estudo foram pessoas que utilizam a internet para planejar e comprar serviços e produtos de viagem on-line. Ao todo foram coletados 827 questionários, sendo dos quais 695 foram considerados válidos para testar empiricamente a modelagem. Das doze hipóteses testadas, oito foram confirmadas e quatro refutadas. Os resultados indicaram que consumidores avaliam os preços, as facilidades de uso, os recursos e suportes disponíveis nos sites e aplicativos, a utilidade, além de considerarem também o brand equity, a imagem da marca e a qualidade da marca para adquirir produtos e serviços turísticos através das OTAs. É importante destacar que os constructos que mais influenciaram diretamente a Intenção de Compra on-line de produtos e serviços turísticos foram o Preço e o Brand Equity. Enquanto que os constructos que mais influenciaram o Brand Equity foram a Qualidade da Marca e a Imagem. Por fim, os resultados da pesquisa ofereceram informações para gestores, empreendedores e pesquisadores, que empenham-se em compreender o comportamento do consumidor on-line em relação a intenção de compra de produtos e serviços turísticos por meio das OTAs.TCC Os impactos econômicos ocasionados pela turístificação na cidade de Lagoa Nova – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Macêdo, Francisca Iselda Pereira de; Trigueiro, Renata Paula Costa; Chagas, Marcio Marreiro das; Pequeno, Edilene AdelinoEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos econômicos advindos com o turismo na cidade de Lagoa Nova/RN, sendo situada na microrregião da serra de Santana no interior do Estado do Rio Grande do Norte. O presente trabalho de pesquisa se caracteriza como sendo uma pesquisa exploratório-descritiva. Procedeu-se inicialmente de uma revisão bibliográfica, a fim de identificar os impactos que o turismo traz para um destino turístico. Para analisar esses impactos econômicos na cidade de Lagoa Nova foram entrevistadas pessoas que sofrem diretamente com esses impactos, como por exemplo: donos de lojas, supermercados, pousadas, vendedores na feira livre, moradores e o secretário de turismo da cidade. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada do tipo focalizada, Os dados da presente pesquisa foram analisados de forma descritiva. A escolha dos entrevistados que seria dos três primeiros grupos (Feirantes, moradores e donos de estabelecimentos) foi intencional, para que assim, fosse possível obter um melhor resultado. Com os resultados da pesquisa pôde-se evidenciar o quanto os moradores se sentem “excluídos” por tal atividade. O desenvolvimento turístico dominante é excludente, e principalmente em localidades menos desenvolvida que é o caso da cidade de Lagoa Nova. Foi constatado que essa economia não é tão significativa para moradores que ali residem, porém, para o comércio essa economia tem um impacto positivo, pois de acordo com os feirantes e micro empresários entrevistados os turistas sempre que visitam deixam algum dinheiro nesses locais. Portando, a elaboração dessa pesquisa permitiu responder os objetivos propostos inicialmente, bem como contribuir para a discussão do tema, entretanto, sugere-se novas pesquisas devido a diversidade e relevância da temática e também devido a falta de algumas pesquisas nas áreas de informações referentes a economia gerada pela atividade turística na cidade.