Navegando por Autor "Chaves, Ana Elisa Pereira"
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Tese Elaboração e validação de instrumento para identificação de carga de trabalho do enfermeiro que atua em Centro de Atenção Psicossocial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Sousa, Yanna Gomes de; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/5773672376611742; Chaves, Ana Elisa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/1490237089539626; Silva, Hugo Rafael de Souza e; ; http://lattes.cnpq.br/1580789194090971; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; ; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; Martino, Milva Maria Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758Objetivou-se elaborar e validar psicometricamente um instrumento para identificação de Carga de Trabalho do Enfermeiro que atua em Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa que utilizou a Teoria Psicométrica dos Dados, desenvolvida em três etapas: Na Etapa 1: foi realizada a construção do Instrumento de Carga de Trabalho do Enfermeiro - CTENF por meio de Revisão Integrativa de Literatura e de acordo com as bases teóricas de Christophe Dejours, Edith Seligmann Silva, Laurell e Noriega e Joyce Travelbee. O CTENF foi sintetizado em seis variáveis manifestas importantes denominadas de domínios no decorrer do texto: Domínio 1: Organização e Condições de Trabalho, Domínio 2: Relação Enfermeiro e Usuário em Sofrimento Mental, Domínio 3: Relação Enfermeiro e Equipe Multidisciplinar, Domínio 4: Relação Enfermeiro e Gestão do Serviço, Domínio 5: Repercussões Mentais e Domínio 6: Repercussões Físicas com uma disposição de 75 itens. Na Etapa 2: A Validade de Conteúdo foi conseguida por meio da participação de 10 juízes experts, os quais foram identificados na Plataforma Lattes a partir dos critérios propostos por Benner, Tanner e Chesla. Os juízes avaliaram a relação item/domínio nesta fase e sua concordância foi avaliada por meio do Kappa, assim obteve-se: nos domínios 1, 2, 3, 4, 5 e 6 concordâncias acima de (0,80) em todos os itens entre os avaliadores, além disso calculou-se o Kappa geral por domínios: (0,84; 0,92; 0,80; 0,80; 0,98 e 0,84) e Kappa geral do CTENF de 0,86. Realizou-se também a Validade de Face do CTENF com os juízes experts e com estudantes matriculados no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Campus Natal-RN. Com valor de Kappa Geral de 1 nesta validade. Na Etapa 3: A Validade de Constructo foi realizada com 300 enfermeiros que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial II da Região Nordeste. Nessa fase da pesquisa os dados foram analisados por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) de dois parâmetros (a) e (b) para a avaliação dos traços latentes dos profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II. Para isso foi aplicado o Modelo de Resposta Gradual (MRG), na qual a escala Likert estava fixada entre 1 e 5, representando satisfação, adequação e frequência com relação ao item. De acordo com os resultados da TRI todos os itens apresentaram um poder de discriminação satisfatório e foi possível identificar os itens com maior importância para diferenciar os profissionais com diferentes níveis do traço latente estudado. A partir da TCT foi realizada a Analise Fatorial Confirmatória (AFC) da estrutura psicométrica da escala do instrumento (CTENF). Além disso, foi verificado a qualidade do ajuste no modelo através dos parâmetros χ2 /G.L., CFI, TLI, GFI e RMSEA, indicando um bom ou razoável ajuste da estrutura fixada. A análise fatorial confirmatória pôde confirmar a estrutura pré-definida do CTENF uma vez que todos os índices de ajuste foram satisfatórios. Sua versão final possui 58 itens. Este estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN sob parecer nº 3.640.801/2019. Portanto, o “O instrumento de Carga de Trabalho do Enfermeiro (CTEnf) que atua em Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II” demonstrou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e confiáveis, podendo ser utilizado para gerar escore para carga de trabalho dos enfermeiros que atuam em CAPS II.Tese O ensino da atenção à hanseníase em cursos de graduação em enfermagem(2017-12-15) Chaves, Ana Elisa Pereira; Medeiros, Soraya Maria de; ; ; Valença, Cecilia Nogueira; ; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; ; Clementino, Francisco de Sales; ; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de;A hanseníase é um grande problema de saúde pública no Brasil. O controle da doença é realizado no Sistema Único de Saúde, tendo as Unidades Básicas, como espaço prioritário para realização das ações de controle, e as Instituições de Ensino Superior, como órgãos responsáveis pelo ensino da hanseníase aos futuros profissionais da área da saúde. Diante disso, esse estudo objetiva identificar as abordagens do ensino da atenção à hanseníase através dos planos de ensino e discutir as possibilidades e limites relacionados as abordagens do ensino da atenção à hanseníase em Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) na perspectiva de docentes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Foi empregado também a pesquisa documental, utilizando-se os planos de ensino. A pesquisa foi realizada em CGE localizados no estado da Paraíba. Participaram do estudo 21 docentes. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 57947916.4.0000.5537. Foi utilizado um roteiro para levantamento dos planos de ensino e um roteiro de entrevista aplicado aos docentes. Após o levantamento dos dados dos planos de ensino, os mesmos foram agrupados em quadros, e analisados à luz da literatura pertinente ao tema investigado. A análise do material empírico foi realizada por meio do software IRAMUTEQ. Verificou-se nos planos de ensino que existe um número reduzidos de componentes curriculares que abordam a hanseníase; o estudo da hanseníase é realizado na maioria dos CGE a partir do ciclo profissional; os conteúdos abordados não priorizam a promoção e vigilância em saúde, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem, não tem sido uma prioridade nos CGE. Nos discursos dos docentes, através da análise do software IRAMUTEQ, a classificação hierárquica das entrevistas referentes às possibilidades, produziram as seguintes classes: A hanseníase é um problema de saúde pública; utilização de novos métodos de ensino; realização de aulas teóricas e práticas; competência profissional para atuar no controle da hanseníase; oportunidade do ensino na rede de atenção à saúde; a importância da educação em saúde e o enfermeiro no controle da hanseníase. Quanto aos limites do ensino, foram evidenciadas as seguintes classes: reduzido número de casos de hanseníase na Atenção Básica; carga horária de aula reduzida; falta de prioridade em ações educativas sobre hanseníase na Atenção Básica; doença relacionada ao preconceito e estigma; insegurança dos profissionais da Atenção Básica no diagnóstico da hanseníase, e falta de apoio dos gestores na descentralização das ações de controle da hanseníase. Diante dos resultados encontrados, faz-se necessário que os CGE cumpram sua missão de trabalhar em função de uma formação profissional que valorize a promoção da saúde e vigilância da doença, com vistas a contribuir com a eliminação da hanseníase e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.Artigo Métodos não farmacológicos no alívio da dor de parto: percepção de puérperas(Revista Espaço para a Saúde, 2015-04) Medeiros, Juliana; Hamad, Graziela Brito Neves Zboralski; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Chaves, Ana Elisa Pereira; Medeiros, Soraya Maria deOBJETIVO: avaliar a percepção de puérperas sobre o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor. MÉTODO: Estudo do tipo transversal e descritivo. A pesquisa foi realizada com 11 puérperas em uma maternidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. RESULTADOS: Os resultados mostram que os métodos não farmacológicos utilizados pelas parturientes foram suporte contínuo (73%), massagem (36%), exercício respiratório (55%), exercício de relaxamento (27%) e banho de chuveiro (36%). As entrevistadas relataram que o uso dos métodos não farmacológicos foi uma experiência positiva, com diminuição no tempo do trabalho de parto, sensação de bem-estar, e redução no alívio das dores. O acompanhante foi citado como o principal amenizador da solidão durante o trabalho de parto. CONCLUSÃO: Conclui-se que os métodos utilizados nesta maternidade tiveram efeitos positivos na experiência do trabalho de parto e parto.