Navegando por Autor "Chaves, Carina Aparecida Barbosa Mendes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC APL de serviços de saúde de Natal e Parnamirim-RN: caracterização e perspectivas de compras locais dos bens e/ou serviços demandados – desafios e oportunidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-15) Chaves, Carina Aparecida Barbosa Mendes; Apolinário, Valdênia; Silva, Maria Lussieu da; Apolinário, ValdêniaEste trabalho analisa o Arranjo Produtivo Local de Serviços de Saúde em Natal e Parnamirim. O objetivo central é demonstrar a importância estratégica deste arranjo de saúde como vetor de desenvolvimento e importante criador de emprego e renda na região, bem como analisar a articulação deste APL com a economia local/estadual, a partir das aquisições hospitalares de bens e serviços. A pesquisa parte da hipótese de que o APL de Serviços de Saúde de Natal e Parnamirim é responsável por significativa parte dos empregos e instalações de Saúde no estado do Rio Grande do Norte, estando, portanto concentrado. No que se refere às compras de bens e serviços realizadas por hospitais do APL, estas possuem baixo encadeamento com a estrutura produtiva local. Todavia, as aquisições feitas localmente, ainda quando de baixo conteúdo tecnológico, são relevantes para dinamizar variadas atividades. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica sobre a abordagem em APLs na perspectiva da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist/IE/UFRJ), e também sobre o setor da saúde como estratégia de desenvolvimento, além de uma pesquisa de campo que identifica a origem dos materiais/insumos e serviços adquiridos por hospitais do APL de Saúde de Natal e Parnamirim. Os resultados demonstraram que é grande a dependência de outros estados para se efetuar compras de materiais e insumos visando suprir o APL, principalmente no que se refere a máquinas e instrumentos com mais tecnologias embutidas. Entretanto, confirmou-se que outros produtos, com menor conteúdo tecnológico, são adquiridos local/regionalmente. Na contratação de serviços, demonstrou-se que empresas regionais são responsáveis pela maioria dos atendimentos aos estabelecimentos do arranjo. Como conclusão a hipótese de pesquisa é confirmada, indicando que as compras dos hospitais presentes no APL de Saúde podem, potencialmente, estimular inúmeros negócios e atividades, com transbordamentos para a economia local/regional. Porém, os desafios persistem, a começar pela elevada dependência do Rio Grande do Norte de outras regiões do Brasil e exterior em relação à maioria dos equipamentos, medicamentos e fármacos.Dissertação Quanto vale a minha casa? A comercialização dos imóveis faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida na Região Metropolitana de Natal(2019-03-28) Chaves, Carina Aparecida Barbosa Mendes; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; ; ; Valença, Márcio Moraes; ; Jorge, Silvia Manuela Branco;A casa é indispensável à sobrevivência do ser humano. No entanto, é de difícil acesso à população mais pobre, pois a sua produção e comercialização fazem sobressair o valor de troca dessa mercadoria com características distintas das demais. O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), criado em 2009, objetiva facilitar o acesso à moradia por meio da promoção da casa própria para as famílias com renda de até dez salários mínimos (SM). O programa é dividido em três faixas, sendo a faixa 1 dirigida às famílias com renda entre zero a R$ 1800,00. Nessa faixa, os imóveis recebem subsídios diretos de até 95% do seu preço e são financiados sem juros no prazo de 120 meses. No período do financiamento os imóveis devem ser utilizados exclusivamente à moradia das famílias contempladas. Na Região Metropolitana de Natal (RMN) o programa atuou em nove de seus quatorze municípios, com 26 empreendimentos em 21 localidades, totalizando 11.276 unidades habitacionais. Em menos de dez anos do PMCMV, identifica-se negociações de venda, de aluguel e de troca dos imóveis na faixa 1 do programa – que a rigor não devem ser comercializados nos primeiros dez anos da contemplação. O objetivo dessa pesquisa é analisar as ocorrências dessas negociações, identificando onde, como e por que ocorrem as vendas, as trocas e as locações de imóveis, nos 26 empreendimentos faixa 1 do PMCMV na RM de Natal, entregues até o ano de 2016. A coleta de dados e informações iniciou com o monitoramento dos classificados online, que durou 27 meses. Concomitante foram realizados trabalhos de campo, na fase I em todos os empreendimentos do PMCMV faixa 1 na RM de Natal; na segunda fase, foram visitados os empreendimentos com maior ocorrência de negociações – nos classificados e na fase I. A pesquisa constatou que a má localização, a não adaptação à tipologia apartamento, a possibilidade de morar em outro lugar ou de adquirir outro bem (em destaque o carro), somados à vulnerabilidade financeira são os motivos que impulsionam os moradores de disporem de seus imóveis à negociação.