Navegando por Autor "Chaves, Fabiana Feitosa Fernandes"
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TCC Análise de custeio, precificação e ponto de equilíbrio: um estudo no ramo de carcinicultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Chaves, Fabiana Feitosa Fernandes; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; Cabral, Marco Antônio LeandroEsta monografia tem por objetivo realizar o custeio da produção do camarão de um viveiro em uma empresa produtora no Rio Grande do Norte. Esse estudo foi feito utilizando-se de dados que foram organizados e relacionados para o custeio, tanto por absorção, como variável. Além disso, foi desenvolvida a precificação do produto, bem como o cálculo do ponto de equilíbrio e o cenário de estudo em outra época, aumentando os dados para simular um período de inverno, além do período real analisado de início de verão. Foi necessário, para a execução do trabalho, começar entendendo a realidade da organização, para, então, organizar os gastos totais e do viveiro, realizar o custeio por absorção e o variável, precificar, definir o ponto de equilíbrio e desenvolver o cenário diferente do real. Com isso, verificou-se que a estrutura de custos da empresa corresponde a 82% do total de gastos, sendo 85% indiretos e, dos mesmos, 71% fixos. Ao analisar o custo do produto vendido pelo primeiro custeio, obteve-se aproximadamente 53% de comprometimento da receita total. Os custos variáveis, quando analisado o segundo custeio apresentado, são correspondentes a 37% em média da receita total, sendo valores bem elevados. Com o estudo, o resultado líquido do período do ciclo de cultivo foi de 34,32% da receita. Por meio da precificação, foi possível entender que o preço mínimo a ser cobrado pelo produtor para que ele tenha o mínimo lucro desejado é de R$23,66, R$25,23 e R$24,03 para cada uma das gramaturas de camarão analisadas, sejam elas 13 gramas, 16 gramas e 20 gramas. O ponto de equilíbrio mostrou que é necessário que o produtor venda ao menos 1.150 kg de camarão em um ciclo, em média, para que ele possa arcar com seus custos. O cenário de inverno explica a dificuldade e sazonalidade desse tipo de negócio quando deixou apenas 7,38% do faturamento como resultado líquido. É importante, então, que a empresa cuide da sua gestão financeira com afinco, se prepare para momentos adversos e saiba usar seus dados para traçar estratégias eficazes.