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Navegando por Autor "Chaves, Letícia Jadsa Lemos"

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    TCC
    Atuação fonoaudiológica no tratamento do zumbido: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Chaves, Letícia Jadsa Lemos; Speri, Maria Raquel Basílio; 0000-0002-4723-0132; http://lattes.cnpq.br/8226436028088621; 0000-0001-5424-3188; http://lattes.cnpq.br/7683665792238442; Campos, Patricia Dominguez; 0000-0001-8275-0697; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; 0000-0002-3778-1133; http://lattes.cnpq.br/3158257011759305
    O zumbido é considerado uma ilusão auditiva sem uma fonte externa de estimulação. Este sintoma apresenta alta prevalência e pode tornar-se um fator de repercussão negativa na vida do indivíduo. Não existe um modelo único de terapia para o zumbido, no entanto, algumas práticas são descritas na literatura. O objetivo deste estudo foi identificar quais procedimentos têm sido realizados pelos fonoaudiólogos no tratamento do zumbido. Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Web of Science e EMBASE, utilizando a combinação dos descritores em inglês “tinnitus”, “therapy” e “audiology”. Foram incluídos estudos primários, disponíveis na forma de texto completo, nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, com população acima de 18 anos e presença de fonoaudiólogo na equipe. A análise crítica foi realizada por duas avaliadoras independentes e para classificação quanto ao Nível de Evidência dos estudos, foi utilizada a Classificação Norte-Americana Hierárquica de Evidências. Inicialmente foram encontrados 878 artigos, dos quais 138 foram selecionados para leitura completa após exclusão dos duplicados. Após a leitura completa, a amostra final foi de 15 artigos, selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade. Destes, nove descreveram sobre a terapia sonora, incluindo terapia de retreinamento do zumbido (TRT) e geradores de som associados ao aparelho de amplificação sonora individual (AASI), dois sobre terapia cognitiva comportamental, sendo um presencial e outro online, dois sobre neuromodulação, um sobre efeitos do Implante Coclear (IC) e um sobre administração de zinco. Tais terapias apresentaram resultados positivos e a escolha do tratamento deve ser personalizada e adequada para as necessidades do paciente. Os modelos de terapia mais recorrentes foram aqueles que utilizam ruídos mascaradores, como a Terapia sonora, Terapia de Retreinamento do Zumbido e Geradores de som associados ao uso de AASI. Embora menos recorrentes, foram descritos também a Terapia Cognitiva-comportamental, Implante Coclear e Estimulação transcraniana, sendo esta última apontada como um recurso terapêutico inovador para o tratamento do zumbido.
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    Artigo
    Student perspective on public health training in speech-language-hearing undergraduate programs at public universities in Northeastern Brazil
    (Revista Cefac, 2021) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Chaves, Letícia Jadsa Lemos; Nascimento, Milyane Cardoso do; Abreu, Maria Helena Dantas; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877
    Objetivo: analisar a compreensão dos discentes sobre a formação em saúde coletiva dos cursos de fonoaudiologia das universidades públicas do Nordeste brasileiro. Métodos: estudo qualitativo, estudo de caso múltiplo, o qual se utilizou da realização de entrevistas com informantes-chave discentes de sete universidades do Nordeste para a produção dos dados. Para a análise, foi utilizada a técnica da Análise Temática de Conteúdo, tendo como referencial teórico a concepção de atos de currículo. Resultados: três categorias emergiram a partir da análise: experiências formativas na saúde coletiva, influência das vivências no SUS para a formação do fonoaudiólogo e potencialidades e limites na formação em saúde coletiva. Conclusão: identificou-se que os estudantes das universidades públicas do Nordeste brasileiro percebem a saúde coletiva na formação como meio de preparação para a sua futura inserção e prática profissional no âmbito do SUS.
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