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Navegando por Autor "Chaves, Paula Nunes"

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    Tese
    Corpo e desejo no cinema: experiências educativas estesiológicas
    (2019-08-19) Chaves, Paula Nunes; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; ; Andrieu, Bernard; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; Melo, José Pereira de; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de;
    Apresentamos a tese de que a experiência de ver o corpo em sua relação com a percepção como um modo de desejo no cinema constitui uma experiência educativa. Consideramos que essa experiência pode provocar deslocamentos do olhar dos espectadores em um movimento de reaprender a ver o mundo a partir do encontro com outrem que se expressa nos personagens cinematográficos e na estética do filme. Enquanto objetivo de pesquisa, buscamos compreender a experiência da visibilidade do corpo e do desejo no cinema como um fenômeno educativo, bem como revelar, a partir do encontro com outrem e da intercorporeidade no cinema, outros sentidos sensíveis, culturais, corporais e existenciais para a educação configurados a partir das diversas possibilidades de ser, de existir, sentir e criar dos personagens no mundo com os desejos, sexualidades e afetos que os atravessam. Almejamos ainda elaborar um material educativo a partir das fichas de análise dos filmes, das sessões do Cinestesia e da experiência com o festival CINEDUC (Corpo, Cinema e Educação) para a pesquisa e a formação de professores. Desejamos que o material elaborado possa ser mobilizado enquanto estratégia pedagógica sobre o corpo, o desejo, a sexualidade e a estesiologia. Para a realização da pesquisa adotamos a atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-metodológico, atitude essa pautada na experiência vivida e que não se exime da questão do corpo, do outro e do sensível nos processos de conhecimento. Mobilizamos a redução fenomenológica e a variação imaginativa enquanto recursos e técnicas de pesquisa, acionando o cinema enquanto linguagem que nos dá a ver o corpo, o desejo, a sexualidade, a expressão, operando processos de conhecimento, de percepção e de educação. Analisamos um corpus constituído por seis filmes cujos enredos convocam e convidam à exploração da problemática de pesquisa dentro do campo fenomenológico com o desvelamento de um fenômeno educativo que se dá a partir da percepção como modo de desejo que figura no corpo, nos encontros, na intercorporeidade e nas experiências vividas dos sujeitos consigo e com os outros. Trata-se de pensar uma educação que emerge da sensibilidade, que mobilize o corpo, o desejo, a percepção e os afetos, ampliando as maneiras de ser, pensar, sentir, de conhecer a si e ao outro. Uma educação sensível que permita reaprender a ver o mundo continuamente, que perpasse e atravesse as telas do outro, que nos mova a ele e nos transforme como faz o desejo.
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    Dissertação
    Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-17) Chaves, Paula Nunes; Nobrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/2787597743173390; Costa, Elaine Melo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    Este estudo objetivou dialogar a teoria queer e o pensamento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty no que concerne às categorias de corpo e sexualidade. A partir desse diálogo, delinearam-se outros objetivos, a saber: identificar possíveis recorrências da experiência dos corpos e sexualidades queer, pensados sob uma perspectiva merleaupontyana, para o conhecimento da Educação Física e refletir sobre esse campo do conhecimento a partir das noções de epistemologia queer e da estesiologia. O estudo teve como moldura teórica a atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty e a redução enquanto técnica de pesquisa. Na tentativa de entrelaçar e estabelecer relações entre esses pensamentos acionamos o cinema do espanhol Pedro Almodóvar como estratégia perceptiva, um exercício do olhar enquanto possibilidade de leitura do mundo e novas maneiras de perceber o ser humano. Apreciamos três películas do cineasta, a saber: Tudo sobre minha mãe (1999), A pele que habito (2011) e Má educação (2004), que nos colocam em contato com corpos e sexualidades queer, bem como com o corpo estesiológico, do êxtase, das sensações e experiências vividas, obra de arte inacabada cujos contornos não são fixos ou definidos, postulados por Merleau-Ponty. O filósofo, ao fornecer um panorama conceitual rico do corpo e de sua experiência sexual, amplia e inaugura horizontes de pensamento e reflexão para a experiência queer, uma experiência indeterminada e contingente enquanto forma singular de habitar o mundo. Tais horizontes inaugurados pelo filósofo e somados à perspectiva queer contribuem para problematizar os modos de produção do conhecimento e os saberes sobre corpo e sexualidade na Educação Física. Por fim, apontamos que essa conversação teórica nos ofereceu pistas para refletir sobre as reverberações de uma epistemologia queer para a Educação Física a partir de um conhecimento pautado na estesia e no sensível enquanto marcos de uma outra racionalidade científica.
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    TCC
    Diálogos entre violência de gênero e educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Boggio, Tereza Marina Melo; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Chaves, Paula Nunes
    As transformações sociais ocasionaram a conquista das mulheres em diversas áreas, promovendo alterações significativas da função feminina na sociedade hodierna. O âmbito familiar deixa de ser o único e principal cenário da mulher que, nos dias atuais, trabalha em hospitais, empresas e mais diversas áreas. Todavia, a mulher da contemporaneidade encontra-se exposta à violência de gênero. Neste cenário, tem-se que a violência pode ser física, sexual, patrimonial, intrafamiliar, doméstica, violência conjugal, institucional, psicológica e moral e qualquer que seja ela, tem grande impacto na vida da mulher, comprometendo sua saúde em diversos aspectos. Face a tal, surge a seguinte problemática: no âmbito esportivo, como o professor pode acolher a mulher vítima de violência de gênero no esporte? A presente pesquisa tem o objetivo de refletir e analisar a relação entre a violência de gênero contra a mulher nas práticas esportivas. A respeito da metodologia da presente pesquisa, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Realizou-se uma revisão de literatura em artigos científicos, os quais foram selecionados conforme o seu tema, referente à violência de gênero praticado contra as mulheres no esporte. Considerando-se os achados desta pesquisa, observou-se que é necessário implementar um caráter multidimensional à questão, visto que há o envolvimento de questões psicológicas, legais, sociais, econômicas e de saúde pública, o que permitiria o atendimento eficaz.
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    Dissertação
    Fazendo história e vencendo preconceitos: uma experiência na escola pública com o futsal para meninas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-09) Nery, Marcos Leiva da Silva; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Chaves, Paula Nunes;
    As questões de gênero, há muito tempo, constituem-se uma das problemáticas da Educação Física escolar e da sociedade. Como cenário propício para um olhar investigativo sobre essas questões, evidenciou-se no estudo uma prática pedagógica de futebol de meninas na escola, com suas experiências de protagonismo e de enfretamento frente ao preconceito e desigualdade baseado nas relações de gênero no esporte. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar questões de gênero e preconceitos sofridos por meninas que jogam futebol em um projeto esportivo de uma escola pública, bem como apresentar características do protagonismo e empoderamento das alunas e do engajamento do professor-pesquisador. Como objetivos específicos elencou-se: construir uma síntese crítico-histórica da participação de meninas e de mulheres na Educação Física e no esporte, destacando a modalidade futebol; apresentar os aspectos da formação profissional do professor-pesquisador que contribuíram para o enfrentamento das relações desiguais de gênero na Educação Física e esporte escolar; analisar as narrativas das alunas em relação aos sentidos e significados no engajamento no futebol; descrever o contexto, o processo pedagógico e os resultados da aprendizagem de um projeto esportivo extraclasse de em uma escola pública de Fortaleza – Ceará. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa participante em um projeto de futebol de meninas na escola, por meio da observação participante, da narrativa docente do professor-pesquisador e da entrevista temática com 08 (oito) alunas. O projeto analisado revela a potencialidade de uma prática esportiva na escola como ferramenta de empoderamento de meninas, e aponta direções para o desenvolvimento de um esporte escolar mais democrático. As falas das alunas evidenciam que: (i) a iniciação delas no futebol acontece com frequência nas brincadeiras de bola na rua; (ii) as influências dos familiares são preponderantes para a permanência ou desistência no futebol; (iii) o nível de habilidade técnica no futebol ainda é aspecto determinante para inclusão ou exclusão de meninas nas aulas de Educação Física escolar; (iv) o envolvimento no futebol de meninas propicia tanto sentimentos agradáveis, que relacionam-se com o caráter espontâneo e prazeroso do projeto, como sensações de dores, que relacionam-se com as agressões simbólicas do preconceito; (v) as vivências no projeto de futebol promovem uma consciência crítica na configuração social do esporte. Considerando o futebol de meninas na escola com uma prática pedagógica empoderadora, indicamos ser cada vez mais urgente lançar olhares sobre a cultura do futebol, hegemonicamente masculina, a fim de reconstruí-la mais democrática e menos excludente, a partir do chão da escola.
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    TCC
    Identidades de gênero e sexualidade: narrativas de sujeitos descentrados e suas relações com a Educação Física escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06) Cunha, Sérgio Melo da; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Chaves, Paula Nunes
    Este trabalho se desenvolve a partir de uma intervenção de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim (IFRN/Parnamirim). O objetivo dessa pesquisa foi identificar a autopercepção dos sujeitos descentrados sobre sua trajetória e perceber as implicações de suas experiências no processo de ensino da Educação Física escolar. Fundado neste, buscamos ainda refletir como as dificuldades de relacionamentos (de si para si, e com os demais) enfrentadas por uma pessoa em formação interferem em seu cotidiano; relatar o contexto histórico da esfera escolar vivido pelo indivíduo; e discutir os vínculos envoltos nas aulas de Educação Física. Enquanto método de pesquisa, adotamos a história oral por meio de entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores desse processo 4 estudantes do ensino médio-técnico do IFRN/Parnamirim. Com as entrevistas realizadas, após análise do conteúdo, as categorizamos em 4 aspectos: social, familiar, escolar e nas aulas de Educação Física. Percebemos que a partir das discussões de gênero e sexualidade, é evidenciada aos sujeitos descentrados uma sociedade tradicionalista e preconceituosa. No entanto, se busca, a partir da escola, uma comunidade com direitos iguais a todos, mesmo que a curtos passos.
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    TCC
    Lazer na educação física escolar: reflexões fenomenológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Araújo, João Leandro de Melo; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Chaves, Paula Nunes; Tinoco, Rafael de Gois
    Ao longo dos anos de escola, os estudantes lidam com momentos que os ofertam aprendizados diversos, contribuindo com seus desenvolvimentos. Nas instituições de ensino, tais experiências estão organizadas em tribos, em detrimento da semelhança de seus sujeitos. Igualmente, é possível considerar a escola como espaço de lazer, dado suas vertentes educacionais. No entanto, a falta de engajamento e motivação dos alunos no período inicial do estágio supervisionado emergiu como problemática para reavaliar o propósito de tal matéria na escola. Ademais, ao considerar o lazer como temática desta obra e suas publicações no meio educacional, enxerga-se grande defasagem no número destas entre as regiões do país. Quanto a relação deste mote e a fenomenologia, tal quantitativo limita-se ainda mais. Diante disso, este estudo objetiva compreender as relações dos discentes com o lazer no ambiente escolar. Para tanto, o presente trabalho apresenta reflexões fenomenológicas de uma experiência de estágio supervisionado em Educação Física, realizado numa escola da rede estadual de ensino, situada no município de Natal/RN. Nesta análise, foram considerados seis encontros pedagógicos, cuja temática tratava das atividades circenses, aplicados às turmas do 6º e 7º ano. No decorrer dos encontros, evidenciou-se a existência do sentimento lúdico “nos” e “entre” os participantes em todos os encontros. Além disso, viu-se que o lazer foi vivenciado mesmo diante do compromisso escolar. Por fim, considera-se que este trabalho trouxe à luz significativas reflexões acerca do lazer em suas dimensões espaço-temporais, bem como sobre seus aspectos fenomenológicos, pautados nas experiências estéticas e existenciais. Contudo, também são relevantes outras investigações com os demais sujeitos do ambiente escolar para compreender suas percepções sobre o lazer.
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