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Navegando por Autor "Chiavone, Flávia Barreto Tavares"

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    Artigo
    Avaliação da segurança do paciente neonatal: construção e validação de protocolo e checklist
    (Acta Paulista de Enfermagem, 2022) Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Andrade, Fernanda Belmiro de; Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Barbosa, Mayara Lima; Medeiros, Suzane Gomes de; Souza, Nilba Lima de; Martins, Quenia Camille Soares; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194
    Objetivo: Construir e validar conteúdo e aparência de um protocolo gráfico e checklist para a avaliação da segurança do paciente em unidade de terapia intensiva neonatal. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida no período de março a setembro de 2018, em duas etapas: construção do protocolo e checklist, e validação de conteúdo e aparência. Utilizou-se a técnica Delphi para avaliação das ferramentas, e o consenso entre os juízes foi mensurado pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo. Considerou-se válido o item com mais de 80% de concordância. Resultados: Os instrumentos apresentaram Coeficiente de validade de conteúdo de 0,97 na segunda rodada Delphi, para validade de conteúdo. A estimativa geral dos instrumentos para validação de aparência foi de 0,99 na Delphi II. Após inclusão de alterações sugeridas 100% dos juízes recomendaram o uso do protocolo e do checklist. Conclusão: O protocolo e o checklist foram considerados válidos e sua utilização constitui importante meio para verificar as condições que comprometem o cuidado seguro ao neonato
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    Dissertação
    Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
    (2018-12-07) Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; ; Cogo, Ana Luisa Petersen;
    A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde. Logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. E, assim fomentar sua aprendizagem significativa, dado que, a utilização do Serious game favorece a experimentação e imersão do indivíduo na temática o que irá incidir na construção efetiva dos conhecimentos da SP na estrutura cognitiva do aprendiz e, dessa forma, incidir na aprendizagem significativa da SP. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nestes conteúdos que obtiveram maior frequência na busca realizada, no qual o jogador irá motivarse a buscar seu conhecimento com a nas perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como de aparência, usabilidade e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.
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    Tese
    SafeCare-serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente: validação de aparência, avaliação de usabilidade e teste de efetividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-31) Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Santos, Viviane Euzebia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; https://orcid.org/0000-0002-7113-2356; http://lattes.cnpq.br/9005015772803344; Tourinho, Francis Solange Vieira; Azevedo, Isabelle Campos de; http://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; Ferreira Júnior, Marcos Antônio; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira
    O aluno atual, Estudante 3.0, demanda por tecnologias que apoiem seu processo de aprendizagem, ao torná-la dinâmico e inovador. Esse perfil do estudante está concatenado as modificações sociais compreendidas, como a cibercultura e o ciberespaço, que refletem acerca das relações do ser humano e as tecnologias nos diferentes contextos, dentre eles, o âmbito do ensino. Como opção para isso emergem os serious game, que promovem um ambiente de ensino interativo, imersivo e seguro. Assim, tem-se como objetivo validar a aparência e avaliação da usabilidade e a efetividade do SafeCare: serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente. Trata de um estudo de validação e um quase experimento do tipo antes e depois, dividido em duas etapas. A primeira consistiu no desenvolvimento do serious game, a partir do modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation, e na validação de aparência e avaliação de usabilidade, com a utilização do Suitability Assessment of Materials adaptado e o System Usability Scale. Os juízes da validação foram docentes e discentes de enfermagem. Para os quais, após o aceite em participar, foi enviado o link para acessar o SafeCare: serious game e o Google Forms para preenchimento dos formulários de validação. Nessa etapa, os dados foram tabulados e analisados no Microsoft Excell 365, conforme cálculos específicos para cada instrumento. Na segunda etapa, foi realizado a verificação da efetividade do serious game. Para isso, foi desenvolvido um curso de extensão para capacitação de estudantes da graduação de enfermagem a partir do quarto período letivo sobre segurança do paciente. Foi estruturado em quatro encontros e um deles destinado à utilização do SafeCare: serious game. No primeiro momento do curso foi realizado um pré-teste e ao final o pós-teste. Os dados foram tabulados e analisado por estatística descritiva e inferencial no Statistical Package for Social Science for Windows. Ademais, o estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com número de registro: 4.954.453 e CAAE: 49774921.7.0000.5537. As etapas de validações foram executadas em duas rodadas Delphi, a primeira contou com 15 juízes e a segunda com dez. Os avaliadores foram em sua maioria docentes (80%), entre 41 a 45 anos (30%) e do sexo feminino (70%). Na primeira conferência Delphi a validação de aparência atingiu concordância de 0,88 e 92,94%, na segunda de 0,90 e 100%. Quanto à usabilidade, a rodada Delphi 1 obteve um score de 90 pontos e na segunda de 92,5. No teste de efetividade, a amostra foi de 18 estudantes, majoritariamente do sexo feminino (83,3%), com idade entre 21 e 25 anos (55,5%) e cursando o quarto período (44,5%). A média de notas no pré-teste foi de 4,7 e no pós-teste de 6,3. Os dados foram analisados mediante análise bivariada correlacional entre as médias, a correlação de Pearson, que detectou uma associação de feito grande de 0,456 e um p significativo de 0,029. Conclui-se, assim, que o SafeCare: serious game obteve scores de aprovação nos procedimentos de validação e no teste de efetividade, logo, é factível inferir que o game desenvolvido apresenta capacidade para o apoio ao ensino da segurança do paciente e, além disso, representa uma ferramenta de ensino associada às demandas educacionais atuais, o que pode promover uma aprendizagem significativa.
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