Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ciasca, Sylvia Maria"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise de abordagens interventivas em Psicologia para crianças com transtorno do espectro autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-18) Lima, Jandira dos Anjos Alencar Duarte de; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; ; http://lattes.cnpq.br/3726604779913305; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; Ciasca, Sylvia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6690000912372980
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo vastamente pesquisado devido ao reconhecido aumento do número de casos, provavelmente associado à sua identificação precoce, e ainda, pelo uso de estratégias mais amplas de diagnóstico. Por possuir etiologia múltipla, há modelos ou abordagens clínica, metodológica ou terapêutica distintas diante de suas bases teóricas, situadas no cruzamento de numerosas estratégias clínicas. O objetivo do estudo consiste em analisar as abordagens interventivas na área de Psicologia utilizadas em crianças com TEA em instituições da cidade de Natal/RN/Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, transversal, com amostra composta por conveniência. Participaram sete profissionais de psicologia de três instituições referências em TEA da cidade de Natal/RN. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pela pesquisadora e as respostas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Foram elencadas três categorias: a) base teórica, b) intervenção e c) benefícios de cada proposta interventiva. Os resultados mostraram o delineamento prático a partir do referencial teórico escolhido que moldam as propostas de intervenção e o olhar para a criança com TEA. O estudo evidenciou a necessidade de promover espaços de discussão científica, possibilitando diálogos e construção de uma diversidade de modos de conceber o transtorno, assim como o reconhecimento da pluralidade que se apresenta em cada sujeito com o diagnóstico de TEA. Diante disso, é posto a importância da diversidade nos modos de compreender as intervenções, permitindo contextos, também múltiplos, de acolhimento.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Behavior problems and depressive symptoms in developmental dyslexia: risk assessment in brazilian students
    (Clinical Neuropsychiatry, 2020) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lima, Ricardo Franco de; Dell’Agli, Betânia Alves Veiga; Baptista, Makilim Nunes; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objective: To investigate if students with developmental dyslexia (DD) have more behavior problems and depressive symptoms than students without learning difficulties. Method: Participants were 61 students, aged 7-14 years, including 31 with interdisciplinary DD diagnosis and 30 without learning disabilities. We collected data from parents, using the children’s behavior checklist (CBCL), and from students, using the children’s depression inventory (CDI). Results: The DD group had higher CBCL averages for anxiety, depression, withdrawal, rule-breaking behaviors, aggressiveness, and social, attentional and thought problems. They also showed higher results for the internalizing and externalizing categories, others and total. In the CDI, DD students had higher averages for total score and for the following symptoms: negative self-evaluation, guilt, suicidal thoughts, feeling concern, performance comparison, sleeping difficulties, fatigue, and problems in interacting with peers at school. Conclusions: We discuss the results in terms of implications for DD diagnosis and intervention. Parent reports indicate a higher frequency of behavior problems in students with DD diagnosis. Those students also demonstrate more symptoms of depression than students without learning difficulties
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Cognitive functions, self-esteem and self-concept of children with attention deficit and hyperactivity disorder
    (Psychology/Psicologia Refl exão e Crítica, 2014) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Capelatto, Iuri Victor; Lima, Ricardo Franco de; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    O estudo objetivou comparar o desempenho de crianças com TDAH e crianças sem queixas de aprendizagem e/ou atenção em tarefas de atenção visual, funções executivas, autoestima e autoconceito. Fizeram parte do estudo 34 crianças, sendo 17 com TDAH e 17 do grupo controle, com idade média de 9,92 anos. Para a avaliação, foram utilizados: Teste de Cancelamento; Trail Making Test; Stroop Color Word Test; Torre de Londres; Children’s Depression Inventory; Escala Multidimensional de Auto-Estima, Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil. Os resultados indicaram que crianças com TDAH apresentaram piores resultados nas avaliações atencionais, de funções executivas, na crença em fazer as coisas do jeito errado e sentimentos de culpa, e na autoestima, tanto no resultado geral como na Percepção de Si.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Desempenho do processamento fonológico, leitura e escrita em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
    (Revista Cefac, 2017) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves-Guedim, Talita Fernanda; Capelatto, Iuri Victor; Ciasca, Sylvia Maria; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: comparar o desempenho do processamento fonológico, da leitura e escrita de palavras reais e inventadas entre os escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e escolares com bom desempenho escolar. Métodos: participaram deste estudo 30 escolares, na faixa etária de 9 a 12 anos, de ambos os gêneros, do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, divididos em: Grupo Experimental (15 escolares com diagnóstico interdisciplinar de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e Grupo Controle (15 escolares com bom desempenho escolar), pareado com o Grupo Experimental em idade, gênero, escolaridade, tipo de instituição de ensino (pública e particular). Os instrumentos utilizados para avaliação foram: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS), Teste de Nomeação Seriada Rápida (RAN), Prova de repetição de palavras sem significado e Prova de leitura e escrita. Os resultados foram analisados por meio de testes estatísticos (Mann Whitney e Teste t de Student), adotando-se nível de significância de 5% (0,05). Resultados: os resultados analisados por meio de testes estatísticos revelaram diferenças significantes entre o grupo experimental e o grupo controle nas provas avaliadas. Conclusão: escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentaram desempenho inferior em habilidades de consciência fonológica, acesso ao léxico, memória operacional, leitura e escrita de palavras, quando comparados aos escolares sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com bom desempenho escolar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Development and applications of the SWAN rating scale for assessment of attention deficit hyperactivity disorder: a literature review
    (Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 2015) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Brites, Clay; Ciasca, Sylvia Maria; Ferreira, T. L.; Lima, R.F.; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    This study reviewed the use of the Strengths and Weaknesses of Attention-Deficit/Hyperactivity-symptoms and Normal-behaviors (SWAN) rating scale in diagnostic and evolutive approaches to attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and in correlational studies of the disorder. A review of articles published in indexed journals from electronic databases was conducted and 61 articles on the SWAN scale were analyzed. From these, 27 were selected to a) examine use of SWAN in research on attention disorders and b) verify evidence of its usefulness in the areas of genetics, neuropsychology, diagnostics, psychiatric comorbidities, neuroimaging, pharmacotherapy, and to examine its statistical reliability and validity in studies of diverse populations. This review of articles indicated a growing use of the SWAN scale for diagnostic purposes, for therapy, and in research on areas other than ADHD, especially when compared with other reliable scales. Use of the scale in ADHD diagnosis requires further statistical testing to define its psychometric properties.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Development of a neuropsychological rehabilitation program for executive functions in students with developmental dyslexia
    (Scientific Research Publishing, 2017) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lima, Ricardo Franco de; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Neuropsychological rehabilitation and self-regulated learning models are commonly used in intervention programs for students with learning disorders. However, systematic programs with this same objective are scant. Here we describe the development and evaluation of a neuropsychological rehabilitation program for the executive functions of students with dyslexia. The program is separated in stages comprising: theoretical basis foundation, definition of session structures and development of support material, evaluation by three expert judges, revision, and elaboration of the final version. The final program consists of thirty sessions divided into four modules, including (1) psychoeducation; (2) orientation for parents and teachers; (3) executive functions applied to study competencies; and (4) executive functions applied to reading comprehension. Judges evaluated 53 items associated with theoretical basis, clinical principles, support material and modules. The items were distributed on the Likert scale as inadequate (0), partially adequate (1), and adequate (2). Five items had an agreement index of 67%, the rest had 100%. The Kappa coefficients were “excellent” (theoretical basis, clinical principles and orientation module) or “satisfactory” (support materials, psycho-education modules, competencies and reading). Suggestions from the judges were incorporated into the program’s final version. A discussion of our results sheds light on the possible implications of the prog
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Efeitos de uma reabilitação neuropsicológica para pacientes com dislexia
    (Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2018) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lima, Ricardo Franco de; Alves, Rauni Jandé Roama; Silva, Fernanda Caroline Pinto da; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Este estudo objetivou avaliar os efeitos de um programa de reabilitação neuropsicológica para funções executivas (FE) em uma amostra de pacientes com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Participaram seis estudantes com dislexia, de ambos os sexos, idade média de 14,67 anos (± 1,03), comparados a um grupo controle de sete pacientes sem dificuldades de aprendizagem utilizando instrumentos neuropsicológicos e ecológicos de FE e de leitura. A reabilitação neuropsicológica foi conduzida durante 30 sessões de uma hora cada, por meio de um programa desenvolvido para esta finalidade. Foram realizadas análises entre e intragrupos no pré e pós-teste. Houve melhora, nos pacientes com dislexia, em atenção, memória, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, fluência verbal, uso de estratégias de aprendizagem e de leitura, e no desempenho em compreensão leitora. Também houve diminuição de queixas dos professores referentes a problemas nas FE. Os resultados sugerem que o programa de reabilitação neuropsicológica foi eficaz para minimizar os déficits encontrados na amostra estudada e possui relevância clínica para o tratamento interdisciplinar da dislexia.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Effect of a psychomotor intervention program for children with ADHD
    (Estudos de Psicologia (Natal), 2020) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Fernandes, Mariana Coelho Carvalho; Ciasca, Sylvia Maria; Capelatto, Iuri Victor; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Efeito de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. Este trabalho verificou a eficácia de um programa de intervenção psicomotora para crianças com TDAH. O estudo comparou o desempenho psicomotor e cognitivo de crianças com TDAH submetidas e não submetidas a intervenção psicomotora. Participaram do estudo 26 crianças do sexo masculino, sendo 14 com TDAH, divididas em grupo experimental I e II (GE I / GE II), e 12 com desenvolvimento típico agrupados no grupo controle (GC). As crianças do GE realizaram avaliação psicomotora e cognitiva nos dois momentos, pré e pós-intervenção e foram comparadas ao GC na avaliação após a intervenção. Houve diferenças estatisticamente significativas nos escores de classificação do perfil psicomotor e nos testes de atenção e funções executivas. Foi observada uma tendência de melhora indicado pelo aumento das médias das funções de noção de corpo, equilibração, estruturação espaço temporal, praxia fina, lateralidade e tonicidade, respectivamente. Os resultados sugerem que a intervenção psicomotora foi eficaz para o tratamento das crianças com TDAH deste estudo
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Evaluation of working memory in children with attention deficit/Hyperactivity disorder
    (Scientific Research Publishing, 2015) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Ferreira, Tais de Lima; Brites, Clay; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: Evaluate the auditory and visual components of working memory in 60 students of both genders. The students were divided into two groups: an experimental group (EG) comprising 30 children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and a control group (CG) consisting of 30 children with neither attention deficits nor learning disabilities. The study found that EG exhibited lower performance than CG. A comparison of two types of working memory: auditory and visual indicated that subjects with ADHD performed best in auditory working memory, while CG subjects performed best in visual working memory. It was also noted that the performance of both groups suffered phonologically and semantically analogous interference effects and temporal effects with greater prejudice to the experimental group.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Test for Identification of signs of dyslexia: effects of developmental variables
    (Avaliação Psicológica, 2019) Alves, Rauni Jandé Roama; Pellisson, Sofia; Nakano, Tatiana de Cassia; Azoni, Cintia Alves Salgado; Dias, Tatiane Lebre; Ciasca, Sylvia Maria; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Este estudo objetivou verificar efeitos das variáveis desenvolvimentais de idade, ano escolar e gênero no desempenho do Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD). Especificamente, a partir da análise das duas primeiras, buscou-se também averiguar evidências de validade desse instrumento baseadas em variáveis externas. Participaram 515 crianças, selecionadas aleatoriamente, com idades entre seis e 13 anos (M=8,46; DP=1,52) e 52% pertencentes ao gênero masculino. Por meio da análise univariada da variância, foram encontrados somente efeitos das variáveis idade e ano escolar. Observou-se que o TISD foi capaz de diferenciar grupos de seis, sete e oito anos e também os anos escolares do primeiro ao quarto ano. A partir desses resultados, foi possível adicionar evidências positivas de validade para o instrumento, de modo a motivar a condução de outros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM