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Navegando por Autor "Cirino, Maria Reilta Dantas"

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    Dissertação
    Comunidades de práticas digitais: sobre a comunidade de prática do Projeto SífilisNão e suas interações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Medeiros, Maria Luziene de; Rego, Maria Carmem Freire Diógenes; http://lattes.cnpq.br/4508110133881508; Oliveira, Josineide Silveira de; Paiva, Irene Alves de; Cirino, Maria Reilta Dantas; Ceccim, Ricardo Burg
    A presente dissertação tem o objetivo de analisar as experiências socializadas na Comunidade de Prática Virtual do Projeto SífilisNão, como espaço de construção coletiva e colaborativa que possibilite a troca de ideias a partir da realidade dos sujeitos. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou como fluxo investigativo a netnografia, por se adequar à necessidade de pesquisas emergente na sociedade em rede, ao verificar como as interações comunicativas digitais virtuais contribuem para um ambiente dialógico estruturado com base na visualização e observação nas lives de bate-papo SífilisNão, no YouTube. O estudo articula-se aos referenciais que direcionam as pesquisas para o ensino mediado por tecnologias e aos interlocutores teóricos que dialogam com o texto: Fleck (2010), Freire (1967, 2017), Castells (2003, 2013), Rêgo (2006), Wenger e Lave (1991). Para a análise foram articulados os princípios do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), que tem como proposta o processo de construção das práticas de diferentes realidades relacionando o estudo a um ecossistema comunicativo. A pesquisa apontou as possibilidades de interações em um ambiente digital virtual, síncrono e assíncrono, durante lives bate-papo do projeto SífilisNão, no YouTube, eixo norteador para a troca de ideias em um ecossistema comunicativo.
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    Dissertação
    A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-09) Diniz, Eloíza Lima e Souza; Silva, Jeane Medeiros; ; ; Araujo, Sandra Kelly de; ; Cirino, Maria Reilta Dantas;
    A presente pesquisa objetivou propor uma estratégia metodológica a partir das experiências desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I no Curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES), centrada no conceito de Entorno Geográfico da escola como forma de aliar formação e práticas docentes iniciais. Considerando a estruturação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil, e em especifico a metodologia utilizada pela professora titular da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, do curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES) e as observações dos professores de Geografia em formação (Estagiários) procuramos saber como os professores em formação compreendiam a instituição escolar e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, análise documental, observação das aulas teóricas do componente curricular em questão, observação da aula de campo e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entorno Geográfico a fim de aplicar a metodologia proposta com os professores em formação durante a execução do componente curricular mencionado. Com a pesquisa, percebemos que as possibilidades de professores em formação, considerando a formação prévia, e a caminhada feita até então no Curso de Geografia, permitiram a eles um exercício de análise espacial. Um exercício, pois mesmo não sendo análises críticas, fundamentadas adequadamente na teoria e em um acervo de experiências, nossa metodologia permitiu a construção de um estranhamento e de um primeiro olhar, o da escola em seu contexto socioespacial, a nosso ver imprescindível para a prática docente. O nível formativo geográfico em que se encontram quase sempre limita a análise espacial à localização, e, metodologicamente, à descrição. Contudo, consideramos necessária a reflexão sobre a importância do conhecimento da ação educativa para organização de práticas eficazes de ensino no âmbito da geografia. A esse propósito, o componente Estágio Curricular Supervisionado é um dos pontos de partida para o processo de construção profissional da educação, alinhando os conhecimentos dos conteúdos específicos, no caso os da Geografia e as vivências propostas durante esse momento, o que provoca substancialmente a maturidade pedagógica e intelectual na formação inicial do professor de Geografia
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    TCC
    Filosofia com crianças: experiências de pensamento e possibilidades para experienciar o pensar em Walter Kohan
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-20) Santos, Rosana Lopes dos; Cirino, Maria Reilta Dantas; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Souza, José Francisco das Chagas
    O presente trabalho intitulado “Filosofia com crianças: experiências de pensamento e possibilidades para experienciar o pensar em Walter Kohan”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com análise de duas intervenções de experiências de pensamento com crianças. Na mesma, faz-se uma explanação acerca da Filosofia com crianças e as suas possibilidades na experiência do pensar, para tal, primeiro é necessário analisar o contexto histórico no sentido de entender aspectos do contexto da trajetória da Filosofia até o momento que as crianças tem acesso a mesma. Posteriormente, analisa-se a proposta de Matthew Lipman (para crianças) e a composição de Walter Kohan (com crianças). Como veremos no texto, para e com crianças não são sinônimos, são duas maneiras distintas de aproximar a filosofia das crianças. O objetivo principal da pesquisa foi buscar investigar e compreender, a partir de leituras, planejamento e realização de experiências de pensamento desenvolvidas no Projeto de Pesquisa em Filosofia com Crianças/DFI/UERN, possibilidades em vista da criação de condições para o desenvolvimento do pensar cada vez mais cuidadoso das/nas crianças; e como objetivos específicos: investigar o conceito de experiência e suas contribuições para o desenvolvimento do pensar infantil e para a criação das condições para a realização de experiências de pensamento com crianças; identificar, a partir dos fundamentos teóricos estudados no referido projeto, as possibilidades para a criação das condições necessárias para que ocorra a experiência de pensamento com crianças, por fim, analisar, a partir de duas transcrições de experiências de pensamento, as quais compõem o acervo do referido projeto, em vista de perceber as condições e possibilidades ali presentes para que ocorra a experiência de pensamento cuidadoso com crianças. Ao final foi possível identificar os aportes teóricos de ambas as perspectivas teóricas e práticas de filosofia para crianças e de filosofia com crianças e compreender as possibilidades de criação das condições para as experiências de pensamento com crianças. Pudemos perceber nuances dos aspectos teóricos estudados por essa pesquisa, tais como a disposição e potencialidade para o pensar desde a infância, o conceito de experiência como risco, como aquilo que cria possibilidades de transformação e sua relação com a infância no sentido de não saber e disposição para o saber, na presença do questionamento e capacidade de pensar coisas ainda não pensadas presentes na condição infantil.
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    Dissertação
    A geografia escolar sob a lente do estudante - manual instrucional: aprendendo a gravar vídeos nas aulas de geografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-29) Santos, Geovar Miguel dos; Garcia, Tania Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; http://lattes.cnpq.br/2859008620835707; https://orcid.org/0000-0002-5186-8841; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Cirino, Maria Reilta Dantas; Meireles, Mariana Martins de
    As instituições educativas têm a cada dia incorporado em sua prática as tecnologias, dentre elas, o uso de aparelho de celular smartphone. Este dispositivo processa informações com alta capacidade, concatenando imagens, sons e movimentos. Nessa direção, a presença dos vídeos, na sociedade contemporânea e imagética, tem crescido, devido a sua capacidade de produção e reprodução. Identificado o impacto do audiovisual na formação dos estudantes, este trabalho busca investigar como a produção de vídeos elaborados por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribui para a aprendizagem das temáticas da Geografia Escolar? Tendo definidos os objetivos de: a) Discutir os objetos do conhecimento e habilidades de Geografia à luz da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) para o 5º ano do Ensino Fundamental; b) Apresentar o vídeo como recurso de aprendizagem da Geografia nos Anos Inicias; c) Avaliar o processo de ensino-aprendizagem acerca dos conteúdos da Geografia por meio da produção audiovisual; e d) Propor o design instrucional orientador do manual. Vale destacar que esta pesquisa compreende a produção de material didático com orientações sobre a produção de vídeos por alunos, como possibilidade de construção de narrativas geográficas, visando a consolidação de competências e habilidades referentes, não somente, ao domínio de conteúdo da geografia escolar, como à construção de roteiros e uso didático das tecnologias digitais para produção de audiovisuais educacionais. Este trabalho, portanto, propõe-se à apresentar um manual instrucional, orientador para a produção de vídeos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando os objetos do conhecimento e habilidades da Geografia propostos pela BNCC (BRASIL, 2017). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo aplicada, uma vez que busca contribuir para o campo prático da educação básica, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica, tendo como parâmetro os procedimentos da revisão sistemática e integrativa, em que buscou compreender os desafios do Ensino de Geografia, bem como entender o vídeo como estratégia de aprendizagem. Para isso, como procedimentos da pesquisa foi realizada: a) uma busca em bancos de dados que versavam sobre o vídeo e a geografia escolar; acrescida de b) uma pesquisa documental que, com base nos documentos balizadores da educação brasileira, compreendeu o cenário da Educação Geográfica no país. Ainda, no percurso metodológico, visando à validação da proposta, a partir de técnicas próprias à pesquisa exploratória, c) aplicou um questionário com os alunos do 5º ano da uma escola situada na zona rural de Santana do Matos/RN, no sentido de identificar o uso e presença de recursos tecnológicos no cotidiano de alunos. Em seguida, visando validar a questão norteadora da pesquisa, d) foi aplicada uma sequência didática, em que os alunos colaboradores do estudo, colocaram em prática, através do roteiro de atividades em versão preliminar do manual (produto do mestrado), seus conhecimentos, a partir dos quais, produziram vídeos abordando um objeto do conhecimento da Geografia. As produções dos alunos foram analisadas através de e) uma ficha de avaliação com base no método de análise descritiva, em que foi possível verificar que as narrativas produzidas, em audiovisual, evidenciam a sua potência para a construção dos saberes geográficos pelos estudantes, haja vista que, ao produzir o vídeo, o aluno move ativamente conhecimentos, demonstrando domínio teórico-conceitual e prático, referente a aspectos relacionados aos seus locais de vivências, com aporte no conhecimento de temáticas da Geografia. Como resultado, a pesquisa exploratória comprova a validade da proposta de produção de vídeo por alunos como estratégia eficaz para a construção da aprendizagem da geografia escolar, demonstrando a potencialidade do Manual Instrucional: aprendendo a gravar vídeos nas aulas de Geografia.
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    Dissertação
    A geografia nos anos finais do ensino fundamental na promoção da educação ambiental
    (2017-06-29) Medeiros, Adynamor Lucena de; Araújo, Sandra Kelly de; http://lattes.cnpq.br/7027607396877603; http://lattes.cnpq.br/9734887469592368; Silva, Jeane Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9004330628014974; Cirino, Maria Reilta Dantas; http://lattes.cnpq.br/5734550223711436
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do ensino de geografia na promoção da educação ambiental. Para isso, definimos como base de investigação as práticas e saberes dos professores que lecionam geografia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da cidade de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Estamos movidos pela convicção de que o ensino de geografia precisa corresponder aos avanços teóricos e metodológicos da educação brasileira, mediante o desafio de construir conhecimentos que favoreçam a formação do aluno e para que possa obter melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem. Na perspectiva de desvendar novos caminhos que se aproximem de uma proposição mais crítica e reflexiva no ensino de geografia, na promoção da educação ambiental, desvelaram-se, a partir do embasamento teórico, os saberes necessários. Para isso, o trabalho se fundamentou em referenciais teóricos sobre o ensino de geografia como Cavalcanti (2013), Callai (2003), Pontuschka et al., (2009), PCNs de Geografia (BRASIL 2001), dentre outros que enfatizam a educação ambiental; Carvalho (2006), Reigota (2010), Sato; Carvalho (2005), Gutiérrez; Prado (2002), Gadotti (2000). Desse modo, destacamos: Cotidiano; Interdisciplinaridade; Participação e Relação local/global. No âmbito dos estudos realizados, consideramos que uma nova proposta da organização curricular por temas geradores é uma dimensão a ser incorporada pelo ensino de geografia com condições de discutir em profundidade as relações éticas e solidárias, com atos mais sensíveis e criativos das nossas relações com o ambiente. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso e utilizou como procedimento metodológico uma abordagem de natureza qualitativa realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 20 professores de geografia, em escolas que contemplam os anos finais do ensino fundamental das redes de ensino público estadual, municipal e particular, todas localizadas na cidade de Caicó-RN. Os dados analisados revelam que um número significativo dos professores reconhece a necessidade de incorporar teorias e metodologias no ensino de geografia, na promoção da educação ambiental, mas verificamos que a maioria dos docentes não exercita, por exemplo, a interdisciplinaridade na prática, bem como, observamos na fala dos mesmos que é bastante tênue a participação do aluno na sugestão de temas sobre meio ambiente que ainda assim mantém uma forte ligação com os conteúdos abordados pelo livro didático ao tratar do cotidiano e da relação local/ global, o que conduz a uma aprendizagem pouco atrativa e sem significado para o aluno.
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    Dissertação
    A linguagem audiovisual como metodologia para ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
    (2017-07-31) Medeiros, João Paulo Lucena de; Silva, Jeane Medeiros; ; ; Cirino, Maria Reilta Dantas; ; Nonato Júnior, Raimundo;
    A linguagem audiovisual sugere formas de conceber e lidar com o espaço geográfico. É recorrente o uso dessa representação pelo professor de Geografia, para “apresentar” aos alunos os vários eventos espaciais e, particularmente, aqueles ocorridos na cidade, apoiando, assim, seu discurso durante uma aula. Pela compreensão da sua produção, pode-se refletir sobre o audiovisual e como esta representação pode ser usada em sala de aula sem que sirva apenas como ilustração dos conteúdos e conceitos trabalhados. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender a produção da linguagem audiovisual como procedimento metodológico para o ensino de cidade na Geografia escolar. O estudo foi realizado a partir da proposição de um projeto denominado DOCGEO, desenvolvido em uma oficina pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA) – escola pública estadual da cidade de Caicó/RN. Nesta oficina, dividida em 10 encontros, propôs-se a produção de minidocumentários – obras audiovisuais do cinema, mas também dos cineastas amadores que se interessam em registrar em som e imagem práticas sociais do/no espaço. Metodologicamente, para a coleta e análise de dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, notas de campo, diários de bordo, registro de fotos, áudio, vídeo e a análise dos três filmes criados pelos discentes: Caicó: cidade do medo; Uma ilha em Caicó; e Caicó: a cidade que clama por água. A estratégia de ensino se revelou como um caminho possível para os educandos realizarem a leitura crítica do “texto” audiovisual, problematizando as representações locais do espaço urbano e suas paisagens construídas por meio de técnicas específicas. A experiência realizada envolveu os alunos em situações de aprendizagem possibilitando o protagonismo juvenil, a motivação, a criatividade, a criticidade e a construção do conhecimento visando práticas cidadãs. Pensar em métodos de ensino que objetivem a alfabetização audiovisual na Geografia é inovar a prática docente sensibilizando o alunado sobre os modos de ouvir/olhar, pensar e viver o cotidiano urbano.
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    Dissertação
    Proposta pedagógica e prática docente na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-28) Cirino, Maria Reilta Dantas; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; ; http://lattes.cnpq.br/5734550223711436; Dias, Adelaide Alves; ; http://lattes.cnpq.br/8807229073239419; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6
    O objetivo que norteou este estudo foi investigar as relações entre a proposta pedagógica de uma instituição de educação infantil e a prática docente. Para o alcance deste objetivo assumimos a abordagem qualitativa de pesquisa e optamos pela metodologia de estudo de caso, sendo nosso campo empírico uma escola pública municipal da cidade de Caicó. Adotamos como procedimentos de construção de dados a análise documental, a entrevista semi-estruturada e a observação não-participante. Os fundamentos teóricos que serviram de marco às nossas interpretações encontram-se nas concepções contemporâneas acerca de criança, infância e sua educação, bem como sobre os processos de aprendizagem, desenvolvimento e currículo para educação infantil, como também a legislação em vigor, os documentos oficiais e propostas curriculares de referência na atualidade. A partir desse marco, a criança é concebida como sujeito concreto, marcado por contingências biológicas próprias da espécie humana e, ao mesmo tempo, contingências histórico-socioculturais. É capaz de aprender e se desenvolver em condições de interação e mediação através da apropriação e produção de cultura. A infância é compreendida como tempo e condição de ser criança, marcada por especificidades frente a outras fases evolutivas. Essas concepções históricas impõem uma educação infantil com função de educar-cuidar, mediadora da cultura para as crianças, implicando intencionalidade e sistematicidade das intervenções institucionais. Assim emerge a necessidade como princípio científico e exigência legal da elaboração e implementação de propostas pedagógicas/curriculares, compreendidas como construções coletivas que envolvem tanto os princípios como proposições didáticas que instrumentalizam as práticas dos educadores de crianças, com vistas à garantir a qualidade do atendimento. Desses fundamentos e com base nos princípios da análise de conteúdo, procedemos à interpretação dos dados construídos a partir da análise do documento-proposta, das falas dos sujeitos e dos registros de observações realizadas em duas salas de aula. A recomposição da história da proposta da instituição revelou, de início, que sua elaboração fez-se sem uma participação efetiva e equânime de todos os profissionais. Quanto às relações entre o contido no documento e a prática dos professores, essa nos conduziu à definição de Categorias frente ao que se revelou mais significativo no conjunto de dados: 1)Concepções que fundamentam a proposta pedagógica e a prática docente e 2) Elementos da organização didática; e Sub-categorias: 1.1) Criança; 1.2) Função da Educação Infantil; 1.3) Aprendizagem e desenvolvimento; 2.1) Conteúdos e atividades; 2.2) Relação Escola-família. Do entrecruzamento dos dados em torno dessa categorização, emergiram relações de encontros e, de modo mais significativo, de desencontros. Essas constatações remetem às condições de formação e atuação dos educadores de crianças e apontam para a necessidade de que sejam viabilizadas, nos contextos das instituições, formas de participação efetiva dos profissionais responsáveis, sobretudo os professores, na elaboração e implementação de propostas pedagógicas para instituições de educação infantil. Práticas que podem converter-se, tanto em modos de atualização permanente e efetivação das propostas, como de formação continuada dos professores. Por conseqüência, de possibilidades de melhoria da qualidade da educação das crianças
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