Navegando por Autor "Cirne, Gabriele Natane de Medeiros"
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TCC Avaliação da Paralisia Facial Periférica Pela Biofotogrametria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Cacho, Roberta de Oliveira; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Passos, Jacilda Oliveira dosObjetivo: O objetivo do estudo foi verificar a eficácia da utilização da biofotogrametria na avaliação da paralisia facial periférica. Método: Estudo observacional, transversal e analítico, desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia da UFRN. Os critérios de inclusão foram: diagnóstico clínico de paralisia facial periférica, idade acima de 18 anos e entender ordem simples. Inicialmente foi aplicado um questionário sociodemográfico, seguido pela aplicação da escala de acometimento de House-Brackmann (HB). A biofotogrametria foi avaliada através do Software de Avaliação Postural (SAPO), sendo imposta através de adesivos que marcaram 11 pontos anatômicos. A avaliação pelo SAPO se deu por dois avaliadores em dois dias distintos, com diferença de 3 dias entre eles. Resultados: Quatorze sujeitos foram avaliados (12 feminino; 2 masculino), com mediana da idade de 41,5 anos e o tempo de paralisia facial de 1 mês. Oito foram afetados na hemiface direita e 6 na esquerda. A incidência dos pacientes nos grupos variou em 5 no Grupo Leve (Grau 2 na House-Brackmann), 3 no Grupo Moderado (Grau 3 e 4 na House-Brackmann) e 6 no Grupo Grave (Grau 5 e 6 na House-Brackmann). Na análise inter e intra-examiandor a maioria apresentou significância para replicabilidade Conclusão: Conclui-se que a avaliação da paralisia facial periférica com a biofotogrametria é eficaz quando comparada a hemiface afetada com a não afetada, comprovada pela avaliação inter e intra-examinador. Esse método também poderá facilitar a graduação da progressão do tratamento.TCC Construção de um mapa conceitual sobre os tratamentos fisioterapêuticos em doenças reumáticas baseados em evidências: revisão integrativa da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11) Dantas Júnior, Valmír; Souza, Marcelo Cardoso; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Mescouto, Karime AndradeAs doenças reumáticas estão entre as doenças mais antigas e incapacitantes na prática clínica, representando um aumento significativo das taxas de morbidade nos países desenvolvidos. No Brasil, as doenças reumáticas constituem a segunda causa de gastos em benefícios de auxílio-saúde concedidos à população, por isso a importância de se conseguir diagnosticar de maneira correta as doenças reumáticas, para poder conduzir da maneira correta o tratamento. Com o pensamento em facilitar, fornecendo uma informação relevante, com qualidade e baseada em evidências ao profissional responsável pelo tratamento, a construção de um mapa conceitual é de grande ajuda. O objetivo deste estudo foi revisar nas bases de dados as mais recentes evidências científicas sobre o tratamento fisioterapêutico nas doenças reumáticas. Realizou-se uma revisão integrativa de trabalhos científicos e sua identificação foi feita por meio de busca bibliográfica em seis bases de dados de reconhecimento internacional, que abrangem conteúdo das áreas de Ciência da Saúde. Inicialmente, realizou-se uma busca sistemática, sequencial, na PubMed, LILACS, Medline, SciELO, Scopus e PEDro. A partir destas buscas foi utilizado o conceito de mapa conceitual como uma ferramenta para direcionar e dar organização as principais variáveis do tratamento reumatológico, foram utilizados 10 eixos que ficaram distribuídos ao redor do eixo principal “tratamento reumatológico” para que não expresse a ideia de hierarquização dos tratamentos que podem ser utilizados, com isso concluísse que a construção de um mapa conceitual pode ser utilizado para o processo de ensino-aprendizagem, além de servir como um norte para os profissionais e estudantes usarem com intuito de traçarem suas metas de atendimentos.TCC Correlação entre escalas de avaliação cognitiva e a capacidade de imaginar em pacientes com AVC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-28) Costa, Maria Eloiza; Cacho, Roberta de Oliveira; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Silvestre, Maria Cecilia de AraújoRESUMO: Objetivo: Analisar a correlação entre o uso de escalas para avaliação da cognição: Mini Mental State (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e Prueba Cognitiva de Leganés (PCL) e a correlação com a teoria da mente através da Battery Of Mind Theory Tasks (TOM) em pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC). Método: Foram avaliados 19 indivíduos com idade média de 61,2 ±13,0 anos, tempo médio de lesão 45,05 ±42,99 anos e predominância do sexo masculino. Foram aplicadas as escalas MEEM, MoCA, PCL e TOM. Os dados foram analisados pela correlação de Pearson com o p-valor <0,05. Resultados: Uma correlação positiva e estatisticamente significativa foi observada entre as escalas MEEM e MoCA (r=0,78), MEEM e PCL (r=0.49). Não houve correlação entre as escalas de cognição e a teoria da mente. Conclusão: Estes valores sugerem que as escalas são capazes de fornecer o grau de comprometimento cognitivo do indivíduo de forma proporcional. A escolha da escala aplicada na prática clínica dependerá do objetivo do terapeuta e dos recursos disponíveis.TCC Correlação entre bem estar e comprometimento facial em pacientes com paralisia facial periférica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-22) Medeiros, Sarah Fernanda Dantas de; Cacho, Roberta de Oliveira; Núbia Maria Freire Vieira Lima; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Mescouto, Karime AndradeObjetivo: Analisar a relação entre comprometimento motor facial e bem estar em pacientes com Paralisia Facial Periférica (PFP). Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, observacional, do tipo transversal. A amostra foi constituída por 20 pessoas acometidas pela PFP. Os pacientes foram avaliados por uma ficha de avaliação sóciodemográfica e pelos instrumentos: Escala de House-Brackmann (HB) e o Índice de Incapacidade Facial (IIF). Resultados: Às características demográficas dos participantes foram 65% são do sexo feminino, a mediana da idade foi de 50,5 anos, o tempo de lesão relatado foi de 3 a 331 dias (mediana 17,5 dias), a etiologia predominante foi idiopática 65%, e a hemiface acometida 50% à direita. Quanto as características clínicas da PFP, o nível de comprometimento motor facial graduado pela escala de HB obteve mediana 4, o IFF-física obteve mediana 60, considerando que quanto maior a pontuação obtida, melhor será a funcionalidade. IFF-função social obteve mediana 38, considerando que quanto menor a pontuação, melhor o desempenho social. Nas correlações entre HB, tempo de lesão e IFF, foi observado que os valores obtidos indicaram que não houve correlações estatisticamente significantes. Conclusão: mesmo que o nível de comprometimento motor facial esteja acentuado, não necessariamente poderá afetar diretamente na qualidade de vida das pessoas, a depender da realidade social, busca por tratamentos ou pela satisfação pessoal de cada indivíduo.Dissertação Efeito do treinamento físico associado a prática mental em hemiparéticos: um estudo simples cego randomizado(2018-06-29) Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; ; ; Cacho, Enio Walker Azevedo; ; Farias, Kelly Soares; ; Clementino, Adriana Carla Costa Ribeiro;Introdução: A Prática Mental (PM) permite que o indivíduo execute tarefas repetidamente sem fadiga ou qualquer risco para a segurança. Estudos mostram a eficácia da PM em paciente com AVC melhorando a aprendizagem de habilidades motoras e desempenho. Objetivo: investigar o efeito de um programa de PM associado a prática física, avaliando o momento de inserção da prática durante a terapia, e estimando as funções motoras e de imaginação. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado simples cego que avaliou a eficácia da prática mental, conduzido em pacientes com diagnóstico de AVC crônico. Os pacientes foram aleatoriamente designados para os grupos: G1 (PM+ Treinamento Físico (TF)), G2 (TF+PM) e G3 (TF), sendo avaliados pela escala modificada de Ashworth, o protocolo de desempenho físico de Fugl-Meyer, Medida de Independência Funcional (MIF), Theory of Mind Inventory (ToM), pela Eletromiografia de superfície (EMGs), além da Action Research Arm test (ARAT) e Box and Block test (BBT). Resultados: Trinta e cinco sujeitos preencheram os critérios de elegibilidade, 21 aceitaram participar da pesquisa e foram inscritos para o estudo, mas somente 10 finalizaram a pesquisa. Assim foi realizado um teste de variância entre os grupos, não mostrando resultado com significância estatística. Já em comparação entre os momentos de um mesmo grupo, houve resultado com significância estatística no G1 nas variáveis da Fugl Meyer (Mão e Membro superior total), membro acometido no ARAT e membro acometido no BBT, esses dois últimos com evidência para avaliação e follow up. Conclusão: A Prática Mental associada ao treinamento físico é um protocolo eficaz. Nossos resultados sugerem uma possível indicação que a prática mental tem melhor desempenho quando realizada antes do treinamento físico.Artigo Neonatal peripheral facial paralysis’ evaluation with photogrammetry: a case report(Elsevier, 2015-11-14) Filho, Gentil Gomes da Fonseca; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Cacho, Roberta Oliveira; Souza, Jane Carla de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Cacho, Enio Walker Azevedo; Moran, Cristiane Aparecida; Abreu, Bruna; Pereira, Silvana AlvesFacial paralysis in newborns can leave functional sequelae. Determining the evolution and amount of functional losses requires consistent evaluation methods that measure, quantitatively, the evolution of clinical functionality. This paper reports an innovative method of facial assessment for the case of a child 28 days of age with unilateral facial paralysis. The child had difficulty breast feeding, and quickly responded to the physical therapy treatmentArtigo Saúde e cidadania: todos juntos na corrente contra a dengue(2014) Almeida Júnior, José Jailson de; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Araújo, Cynhiane Louyse Menezes de; Santos, Aline da Silva; Silva, Járdia Ayllane da; Menezes, Juliana Martins de; Gomes, Laiana Carla Pereira; Silva, Luana Dantas da; Soares, Mayara Mirelly Lima; Lourenço, Ylana Laíne MedeirosO presente artigo tem como objetivo descre-ver as ações de combate à dengue desenvolvidas durante o componente curricular de Saúde e Cidadania da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN), no ano de 2011. Para o desenvolvimento do componente curri-cular de Saúde e Cidadania (SACI) ofertado no primeiro semestre letivo do ano 2011 (2011.1), os discentes foram alocados aleatoriamente em grupos de 15 alunos. A intervenção da qual tra-ta este artigo ocorreu no bairro Cônego Monte, no município de Santa Cruz/RN. Inicialmente, os discentes realizaram uma visita explora-tória ao bairro, acompanhados pelos agentes comunitários de saúde, a fim de conhecer a comunidade, verificar os fatores de risco para o desenvolvimento da dengue e, a partir disso, programar a intervenção. Optou-se por realizar a intervenção com crianças das escolas localizadas no bairro, elaborada de acordo com a faixa etária de cada turma, sendo desenvolvi-das diferentes metodologias para expor o tema da dengue: palestra, teatro de fantoches, vídeo, atividade “corrente do bem contra a dengue” e jogo educativo. Todos os alunos de ambas as escolas participaram das intervenções rea-lizadas. Entretanto, dos 190 alunos da Escola Estadual Prof.ª Rita Nelly Furtado, apenas 63 responderam o formulário; enquanto dos 167 alunos da Escola Municipal José Rodrigues da Rocha, 161 o preencheram. A participação dos alunos na proposta da corrente do bem, a qual foi avaliada por meio do preenchimento do cartaz, foi significativa. Foi possível observar que o desenvolvimento do componente curri-cular SACI exerceu um importante papel na prevenção da dengue e promoção da saúde nessa comunidade. Concluí-se que as medidas educativas de prevenção e promoção da saúde adotadas contribuíram para o enriquecimento do nível de informações sobre a doença, fornecendo subsídios para que a prevenção seja eficaz. No entanto, faz-se necessário um acompanhamento a longo prazo para verificar o impacto da conscientização dos escolares na realidade vivenciada pela comunidade