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    Dissertação
    Representação espacial e ensino de geografia: manual instrucional de construção e operacionalização de maquetes de relevo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-29) Claudino Neto, Manoel; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; http://lattes.cnpq.br/6366288321163757; Costa, Diogenes Felix da Silva; Almeida, Rherison Tyrone Silva
    É indiscutível a importância da Geografia escolar na formação dos discentes, pois essa disciplina oferece ferramentas, dentre elas as cartográficas, que auxiliam os discentes a realizar a leitura do espaço geográfico local/global, compreendendo assim as relações que se estabelecem na sociedade. Os modelos tridimensionais físicos (maquetes), que derivam dos produtos cartográficos, estabelecem-se como ferramenta didática capaz de mobilizar conhecimentos, particularmente no que diz respeito à compreensão e leitura do espaço geográfico em escala local, regional e global, sejam de perspectivas naturais como análises geomorfológicas ou sociais. Na BNCC, o ensino de Geografia visa, entre outros objetivos, aproximar os discentes da compreensão do espaço vivido, das interações sociais e naturais no ambiente em que estão inseridos, promovendo um olhar crítico e participativo. Apesar da determinação da BNCC de valorização do espaço local, os materiais oficiais (livros didáticos) possuem ausência de conteúdos físicos naturais do Rio Grande do Norte. Partindo dessa problemática, o presente trabalho apresenta proposições metodológicas para o ensino de Geografia a partir da construção e operacionalização de maquetes de relevo. Desse modo, a pesquisa apresenta a seguinte questão: como abordar o componente físico-natural relevo nas aulas de Geografia, atendendo às especificidades geográficas do Rio Grande do Norte? Almejando responder a essa indagação, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático para o ensino de Geografia, tendo como produto um manual instrucional de construção e operacionalização de maquetes de conhecidas feições geomorfológicas potiguares: Pico do Cabugi, Morro do Careca e Serra de Santana. Para tal finalidade, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises documentais, oficinas de produção de maquetes com discentes do ensino fundamental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados mostram que o manual apresenta um impacto positivo na aprendizagem dos discentes, promovendo um engajamento ativo e uma exploração prática e visual dos conceitos geomorfológicos ligados ao conhecimento da geomorfologia potiguar.
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