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Navegando por Autor "Condorelli, Antonino"

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    TCC
    A era da exaustão digital e o crescimento do marketing lo-fi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Fernandes, Thaís Medeiros; Condorelli, Antonino; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Oliveira, Raquel Assunção
    Este trabalho tem como objetivo aprofundar estudos e pesquisas na área de marketing, analisando a relação entre a exaustão digital e o uso do marketing lo-fi. O estudo parte da percepção de que o excesso de estímulos e conteúdos altamente produzidos nas redes sociais tem provocado saturação visual nos consumidores. Diante disso, algumas marcas passaram a adotar estratégias de marketing mais simples e autênticas para se aproximar do público. Foram estabelecidas como metodologias: 1) a pesquisa bibliográfica, com base em autores como Turkle, Han, Rosa, Moore, Reynolds, Solomon, Kotler e Keller; 2) a análise de conteúdo de postagens das marcas Loewe e Duolingo no TikTok. De forma resumida, a pesquisa evidencia que o conteúdo lo-fi se mostra como uma estratégia eficaz das marcas diante do cenário atual, acompanhando as mudanças comportamentais do público.
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    TCC
    A figura do justiceiro e seu impacto na política: uma análise da campanha de Wendel Lagartixa nas redes sociais durante o período eleitoral de 2022 no RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Câmara, Ygara Helen Cruz; Condorelli, Antonino; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes
    Este trabalho analisa como o medo, os afetos e os discursos punitivos são utilizados para construir a imagem de figuras políticas nas redes sociais digitais. O estudo tem como foco a campanha de Wendel Lagartixa, candidato a deputado estadual pelo Rio Grande do Norte nas eleições de 2022, cuja comunicação se destacou pelo uso de vídeos com linguagem agressiva, forte apelo emocional e defesa de medidas radicais contra a criminalidade. A pesquisa investiga como essa imagem de “justiceiro” foi construída e mobilizada em plataformas como Instagram, TikTok e Kwai, a partir da análise de 62 vídeos publicados entre fevereiro e outubro de 2022. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo Categorial Temática, conforme Bardin (2011), com o objetivo de identificar as principais temáticas e estratégias discursivas utilizadas. O trabalho se fundamenta em autores como Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Manuel Castells e Jesús Martín-Barbero, para discutir o papel das redes sociais na disseminação de discursos de controle, ressentimento e violência simbólica. Os resultados indicam que o engajamento com os conteúdos foi impulsionado por elementos performáticos e afetivos, em detrimento do debate político tradicional, revelando como a figura do “justiceiro” se tornou um recurso eficaz de mobilização eleitoral em contextos marcados pela insegurança e descrédito institucional.
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    TCC
    Análise do discurso do podcast "Muito mais do que futebol"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Dias, Pedro Henrique Andrade; Lemos, Daniel Dantas; Condorelli, Antonino; Spínola, Carmem Daniella
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a intersecção entre futebol e política no Brasil levando em conta a mídia, com foco no contexto da pandemia da covid-19. Motivado por uma paixão pessoal pelo esporte e pelo interesse em suas relações institucionais, o estudo propõe uma análise de conteúdo do podcast Muito Mais Do Que Futebol, produzido pela Central 3, durante o período da primeira onda da pandemia (março a junho de 2020). A pesquisa seleciona quatro episódios específicos — 19 de março, 16 de abril, 14 de maio e 11 de junho — para investigar como o governo federal, então liderado por Jair Bolsonaro, lidou com a crise sanitária em articulação com dirigentes do futebol nacional. A análise será realizada a partir da metodologia de análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), com enfoque qualitativo e inferencial, buscando compreender como conceitos como racismo, discriminação e negação científica foram abordados pelos jornalistas Mauro Cézar Pereira, Lúcio de Castro e Leandro Iamin. A pesquisa também pretende examinar como o futebol foi inserido no debate político e social, mesmo em um cenário de calamidade pública, e de que modo os comentaristas interpretaram essa relação entre esporte, poder e pandemia. A proposta se insere em um campo ainda pouco explorado academicamente e busca contribuir com reflexões críticas sobre o papel sociopolítico do futebol no Brasil contemporâneo.
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    TCC
    Uma análise do Ubuntu Esporte Clube na luta contra o racismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Oliveira, Vinícius Furtado Veloso de; Condorelli, Antonino; Costa, Adriano Medeiros; Andrade, Alice Oliveira de
    As produções de podcast estão aumentando e trazendo uma infinidade de programas que trabalham diversos temas. Ubuntu Esporte Clube, podcast dos Estúdios Globo, surgiu em julho de 2020, como uma alternativa de mídias negras, reunindo semanalmente uma equipe de jornalistas esportivos que entrevistam personalidades de áreas diversas para comentar histórias de atletas e assuntos que envolvem a temática racial, um dos pontos centrais do projeto. O podcast possui um número considerável de episódios que são essenciais na luta contra o racismo e no entendimento de contextos históricos pautados na raça, através de outros conceitos que permeiam essa perspectiva e também em relação à noção de representatividade. Com o objetivo de elencar elementos fundamentais, cinco episódios foram selecionados e analisados como objeto de estudo para chegar a possíveis respostas a respeito da importância dessa iniciativa no cenário comunicacional e esportivo brasileiro. A metodologia corresponde a análise de conteúdo qualitativa categorial temática, com ênfase em uma amostra intencional, como forma de sistematizar ideias e possíveis respostas a ouvintes e leitores.
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    TCC
    "Antônio Coutinho: um homem, um exemplo e seu legado"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Coutinho, Mariana Araújo de Morais; Barcelos, Janaina Dias; http://lattes.cnpq.br/9206365815349191; Nóbrega, Lizete Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7381373923585208; Condorelli, Antonino
    O presente Relatório Técnico trata da elaboração da biografia “Antônio Coutinho: um homem, um exemplo e seu legado”. Este trabalho associa a escrita biográfica ao caráter objetivo e informativo do jornalismo, trazendo como resultado um passeio por um gênero híbrido. Os métodos biográfico e historiográfico foram utilizados como técnicas complementares na investigação e no entrecruzamento de informações para elaboração do produto. Este Relatório pretende destacar as nuances desse processo, tais como a sua idealização, apuração de dados pertinentes e relevantes à construção biográfica e o detalhamento do processo de escrita: metodologias, contextos, descrições detalhadas sobre dificuldades, incomplexidades e considerações finais.
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    Tese
    Aquilombamento virtual midiático: uma proposta teórico-metodológica para o estudo das mídias negras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Andrade, Alice Oliveira de; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-9048-1893; http://lattes.cnpq.br/3140699044086064; Veloso, Ana Maria da Conceição; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Carrera, Fernanda Ariane Silva
    Apresentamos o aquilombamento virtual midiático (AVM) como proposta de tese. Tratase de um movimento metodológico para enxergar como operam as mídias negras brasileiras, tendo três principais bases teóricas: o quilombismo (NASCIMENTO, 2019), o bios virtual (SODRÉ, 2002) e o conceito político de quilombo (NASCIMENTO, 2014); e três referências metodológicas: a transmetodologia (MALDONADO, 2011), o afroperspectivismo (NOGUERA, 2014) e a roleta interseccional (CARRERA, 2020). Por mídias negras entendemos um conjunto de experiências comunicacionais insurgentes que (co)movem pessoas na reescrita de diferentes narrativas sobre o povo negro. São grupos motivados pelas lutas contra o racismo estrutural e outras possíveis interseccionalidades, como o sexismo, a história única, a dominação, a hegemonia da mídia corporativa em relação à agenda, a invisibilidade, as injustiças sociais e cognitivas do mundo, a exclusão e a colonialidade da mídia. Podem ser vistas, portanto, como grupos com significativo aspecto decolonial. Inspirado pelos caminhos que negros(as) escravizados(as) abriam nas matas em fugas para os quilombos, o AVM desenvolve-se em três rotas: 1) movimento do Sankofa; 2) reconhecimento das escrevivências; 3) balaio de vozes. O referencial empírico envolveu seis grupos de mídias negras: Alma Preta, Mundo Negro, Negrê, Notícia Preta, Portal Geledés e Revista Afirmativa. Justificamos o recorte analítico por serem práticas midiáticas exercidas em ambientes digitais que têm como objetivo central quebrar a lógica da história única e produzir conteúdos direcionados à questão de raça e outros eixos de opressão. Para a coleta de dados, articulamos ferramentas como as entrevistas, observação não-participante virtual e pesquisa bibliográfica. Um olhar metodológico aquilombado nos mostra que as mídias negras brasileiras enxergam a comunicação e, especificamente, o jornalismo, como caminho de contraposição à colonialidade da mídia hegemônica e para a construção de novas matrizes de visibilidade sobre pessoas negras. Concluímos que as mídias negras virtuais são herdeiras da resistência negra do período colonial e têm nos quilombos um instrumento ancestral para a construção de um jornalismo antirracista. Como principais referências, contribuem com a construção deste texto autoras e autores como: Abdias Nascimento, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Conceição Evaristo, Edison Carneiro, Grada Kilomba, Lélia González, Muniz Sodré, Sílvio Almeida e Sueli Carneiro.
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    TCC
    Arte e animação: o uso das cores como suporte de leitura de imagem no filme valente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Ferreira, Luana de Lima; Tavares, Roger; Gilvânia Maurício Dias de Pontes; Petry, Arlete; Condorelli, Antonino; Tavares, Roger
    Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da exploração e entendimento da paleta de cores utilizada na animação Valente (2012), a fim de associar sua relevância visual para as cenas do próprio filme, considerando também elementos internos pertinentes à análise de imagem. Reconhece a maneira em que as cores influenciam os espectadores, de forma a interpretarem subjetivamente e reagirem de acordo com a escala de cores selecionadas pelo artista. Por isso, é relevante reconhecer a cor como elemento que compõe a narrativa. Para tanto, o estudo demonstra a influência das cores, sua teoria e a história da animação. A pesquisa busca trazer à tona resultados significativos no campo das artes sobre os estudos das cores e sua aplicação efetiva nas composições de obras. O trabalho também traz, ao final, uma ação pedagógica a respeito da cor como elemento visual relevante para leitura de imagem em um contexto fílmico.
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    TCC
    Azul Escuro: uma nova estética jornalística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Silva, Isabella Oliveira e; Pinheiro, Miriam Moema Filgueira; Condorelli, Antonino; Pinheiro, Miriam
    A Revista Azul Escuro é uma publicação única, que une design, ilustrações, fotografias e textos literárias de não ficção, mergulhando por entre diversos estilos de narrativas, com o intuito de gerar identificação através de recursos imagéticos e escritos. Na revista, são explorados os sub gêneros do Jornalismo Literário, como perfis, crônicas, reportagens, ensaios e poema, utilizando abordagens multiangulares, narrativa humanizada, promoção à imersão do leitor, simbolismos, criatividade e preocupação social. A utilização do design, ilustrações e fotos constituem uma narrativa integrativa, com significado e interpretação própria. A escolha do formato Revista se deve à particularidade do suporte de englobar imagens e textos, com a liberdade editorial estendida e à memória afetiva que trago desde a infância, onde meu primeiro contato com o jornalismo se deu através das publicações da editora Abril. Desde muito nova, os recursos narrativos textuais e visuais me enchiam os olhos e prendiam a atenção às histórias e reportagens, que, além de cumprir sua função de informar para promover a compreensão da sociedade, realiza tal tarefa de forma inovadora, aprofundada e criativa.
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    TCC
    Big data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-13) Medeiros, Lutchenca; Condorelli, Antonino; Condorelli, Antonino; Dal Pian, Luiz Fernando; Lopes, John William
    O surgimento de novos espaços digitais permitiu que o ciberespaço se fomente enquanto constituição de um novo universo de construção de sociabilidade, permitindo a entrada de um marketing digital mais horizontalizado, considerando a participação ativa do usuário. Empresas precisaram criar novas estratégias e nesse contexto nos deparamos com o uso do Big Data, no qual a Amazon faz uso de maneira eficiente, permitindo que seus produtos (como a Alexa) se mantenham no topo das vendas continuamente.
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    TCC
    Big Data utilizada como estratégia de comunicação e marketing: um estudo de caso da Amazon
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-13) Medeiros, Lutchenca da Nóbrega; Condorelli, Antonino; Willian, John; Dal Pian, Luiz Fernando
    O surgimento de novos espaços digitais permitiu que o ciberespaço se fomente enquanto constituição de um novo universo de construção de sociabilidade, permitindo a entrada de um marketing digital mais horizontalizado, considerando a participação ativa do usuário. Empresas precisaram criar novas estratégias e nesse contexto nos deparamos com o uso do Big Data, no qual a Amazon faz uso de maneira eficiente, permitindo que seus produtos (como a Alexa) se mantenham no topo das vendas continuamente.
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    TCC
    Cobertura jornalística internacional dos incêndios na Amazônia: uma análise do discurso informativo nos Jornais The New York Times e Le Monde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Manilha, Ana Flávia de Melo Sanção; Barcelos, Janaina Dias; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Condorelli, Antonino
    Em 2019, durante os meses de seca, a Amazônia brasileira foi vítima de milhares de incêndios criminosos. O caos da situação, unido às controversas ações tomadas pelo governo brasileiro e pelo presidente Jair Bolsonaro, gerou uma crise diplomática entre o Brasil e a Europa nunca antes vista. Mas o que dizia a imprensa internacional sobre o país? Para responder essa questão, esta pesquisa pretende descobrir, com base na análise do discurso proposta pela Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2016), os possíveis sentidos criados pela cobertura dos jornais The New York Times e Le Monde, e se eles podem ou não colaborar para negativar a reputação internacional do Brasil. Nos resultados encontrados, comprovamos que ambos os veículos construíram uma imagem desfavorável e pessimista da nação brasileira e, principalmente, de seu chefe de Estado. Tal retrato, quando encaixado num contexto internacional de luta contra as mudanças climáticas, pode gerar consequências econômicas e sociais para o Brasil e repercussões além da fronteira.
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    TCC
    Como é que você nunca ouviu falar?: análise do impacto da música Sulicídio no imaginário do rap nacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Santos, Débora Lourrânia Silva dos; Condorelli, Antonino; Parron, Rodrigo; Dal Pian, Luis Fernando
    A ampliação no consumo do rap como gênero musical no Brasil evidenciou alguns fenômenos de mercado. A centralização do rap nacional e consequente invisibilização sofrida pelo rap nordestino passa a ser uma pauta discutida no momento em que a concorrência desse mercado é questionada, em 2016, pela faixa Sulicídio. A música colocou essa questão diante dos olhos da cena, e despertou um grande número de comentários no ciberespaço. Estes se mantiveram e se modificaram ao longo do tempo, ao passo que a cena do rap nacional refletia diante da causa apontada pelos versos: a luta do nordeste por espaço na cena e nesse mercado. Assim, a repercussão online da música foi analisada nesta pesquisa buscando compreender em que nível e que tipo de impacto ocorreu na percepção dos consumidores do gênero em relação ao rap feito não apenas no Nordeste, mas em todo o país, para além do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Através de uma análise de conteúdo categórico-temática, os comentários foram selecionados, classificados e analisados. A interconexão a partir de sua basilar participação na formação das comunidades virtuais e o natural poder destes elementos na articulação de uma inteligência coletiva guiaram as análises do que foi construído como imaginário da cena sobre a música. Em um estudo mais profundo do comportamento dos internautas na plataforma Facebook, a dinâmica das conversações em rede é investigada e também em observância à relevância desse tipo de comunicação para visibilização, articulação de grupos com interesses e opiniões comuns, e potencial ferramenta de construção e transformação de um conhecimento coletivo.
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    TCC
    A comunicação como ferramenta de emancipação: uma análise decolonial de projetos culturais financiados pela Lei Aldir Blanc
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Silva Júnior, Francisco Canindé da; Aires, Janaine Sibelle Freires; Pereira, Mônica Mourão; Condorelli, Antonino
    Olhar para si mesmo e se reconhecer como sujeito protagonista da própria história, não é uma conquista fácil. As relações de opressão entre as margens e os centros, simbólicos e territoriais, repercutem a lógica da colonização que sobreviveu ao longo de séculos, a colonialidade. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, refletimos sobre as potencialidades da comunicação em um movimento de emancipação social, a partir de produções financiadas pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, analisamos, sob a ótica das teorias decoloniais e das emergentes do sul global, produtos culturais que representam alguns dos segmentos sociais historicamente afetados pela colonialidade: indígenas, negros e a comunidade LGBTQIA+.
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    TCC
    Comunicação e Resistência: O uso do WhatsApp pelo Movimento da População em Situação de Rua em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Anna Beatriz Flor Rodrigues; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; http://lattes.cnpq.br/3742876137157074; Gomes, Aline Lucena; Condorelli, Antonino
    Este trabalho tem como objetivo discutir os usos do WhatsApp nas ações em favor do Movimento Nacional da População em Situação de Rua do Rio Grande do Norte (MNPR-RN), especificamente territorializada no município de Natal. Para alcançar esta finalidade, é discutido o direito humano à comunicação como premissa fundamental para o exercício da cidadania, e como a concentração de mídias pode gerar violações a esse direito. Posteriormente, abordamos o conceito de População em Situação de Rua e seu desenvolvimento no Brasil, utilizando como base o livro O negro: do bom escravo ao mau cidadão?, do historiador e jornalista Clóvis Moura. Também é apresentada uma contextualização sobre o aplicativo WhatsApp e modos pelos quais diferentes grupos sociais o utilizam como ferramenta de comunicação. As mensagens do grupo de WhatsApp “Oficinas – pop rua” foram categorizadas e analisadas a partir da Análise de Conteúdo, tomando como base os estudos de Cardoso sobre Bardin (2021). Os resultados evidenciam que, para a População em Situação de Rua, o WhatsApp cumpre papel significativo na promoção da arte como meio de expressão. Observa-se também a relevância das plataformas de mídia independente, como a agência Saiba Mais, como canal de visibilidade e amplificação das vozes historicamente marginalizadas.
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    Dissertação
    Comunicação em saúde para populações refugiadas venezuelanas em contexto da pandemia da covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-22) Souza, Laura Santos de; Lacerda, Juciano de Sousa; Fernández, Adrián José Padilla; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0003-1023-7274; http://lattes.cnpq.br/9391176834767227; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos
    A pesquisa desenvolvida tem por objetivo identificar se há e como são ofertadas campanhas de comunicação específicas, ou não, para populações refugiadas venezuelanas, tendo em vista a compreensão do comportamento institucional dos órgãos oficiais, responsáveis pelas campanhas de saúde em relação a esses refugiados. Levamos em consideração os aspectos socioculturais que perpassam o contexto da migração e como a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, e também o Ministério da Saúde (representando desta maneira o Brasil) têm se portado na perspectiva de atender as demandas que surgem a partir da presença destas populações em território brasileiro, fazemos ainda observações acerca da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima. A ênfase será dada à pandemia causada pelo novo coronavírus. Além de fazer um levantamento destas ações, realizaremos nossa investigação a partir do olhar da Análise Crítica do Discurso (ACD), de Van Dijk (2018), que leva em consideração como as relações de poder presentes no discurso midiático são capazes de perpetuar relações assimétricas. Por se tratar de um grupo com acesso limitado e minoritário aos serviços básicos, em comparação aos cidadãos nascidos no país, refletimos também sobre a própria noção de cidadania (SANTOS, 2020) de que o valor do cidadão está atrelado ao seu lugar no território. Destacamos por fim, a limitação encontrada nesses materiais, tanto em números quanto em acesso, nos portais dos dois estados citados acima e do Ministério da Saúde, e a importância que Agências Internacionais acabam tendo quando se trata de realizar comunicações para com as populações refugiadas venezuelanas. Notamos como as comunidades ficam dependentes de ações que partem dessas instituições que são parceiras dos órgãos federais e estaduais, mas que, no entanto, acabam por desenvolver a maioria dos projetos que lidam diretamente com estes povos. No entanto, apesar de ainda haver este distanciamento, notamos a integração de novas leis e o desenvolvimento de políticas públicas - envolvendo também um maior diálogo com as agências destacadas - que projetam um futuro mais promissor do que o período revisitado. A fim de contribuir para além desta pesquisa, oferecemos um Guia para Comunicadores do Rio Grande do Norte, que poderá ser utilizado como base reflexiva para os profissionais de comunicação que escrevem, pesquisam ou lidam com a temática do refúgio venezuelano no cotidiano
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    TCC
    Comunicação para a mudança social: uma análise do seu impacto entre os estudantes de um centro de educação profissional em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Pires, William Danilo Fernandes; Condorelli, Antonino; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; http://lattes.cnpq.br/6089483848069733; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Nascimento, Maria Vitória Élida do; http://lattes.cnpq.br/8673347546146530
    A Comunicação para a Mudança Social é um modelo comunicacional que visa habilitar as populações mais carentes na utilização do seu Direito Humano à Comunicação com vistas a melhorar a sua realidade comunitária. O objetivo central do trabalho é analisar o impacto da condução de uma disciplina eletiva de jornalismo na realidade social de um grupo de estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Professor João Faustino, escola pública em Natal/RN, Brasil. Diante disso, essa pesquisa realizou um estudo de caso e se propôs a acompanhar os resultados obtidos através do conhecimento adquirido no semestre letivo compreendido entre 30 de março e 20 de julho de 2022 (primeiro semestre escolar 2022.1). Propõe-se, assim, apresentar a visão desse grupo a respeito da Comunicação e abordar a influência do exercício da cidadania na atualidade, baseado nas normas de Direitos Humanos consagradas no ordenamento jurídico internacional. Como ferramenta metodológica de análise foi feito uso da Análise de Conteúdo categorial temática, conforme Bardin (2011). Sob essa ótica, a possibilidade de uma maior qualidade na informação que se transmite e que se recebe conduz a juventude a se posicionar como protagonista da Comunicação, dotada do senso crítico necessário para uma mudança social definitiva.
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    Tese
    Comunicação para uma política de transformação em redes digitais - desidentificação, despossessão, desprogramação
    (2017-03-02) Condorelli, Antonino; ; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; ; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Dantas, Daiany Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4474613692813941; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; Gonçalves, Julimar da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4524169961104820
    Este estudo se põe o problema teórico de como pensar uma comunicação para uma política de transformação em e por meio de redes digitais e sugere possíveis caminhos para praticá-la. Para a elaboração dessa proposta, o trabalho se desdobra em quatro partes. Na primeira, tendo como principal interlocutor Bruno Latour, problematizo o conceito de redes como estruturas emergentes, adaptativas e auto-organizadas, dominante no pensamento contemporâneo, e desdobro esse questionamento na proposta de uma concepção dos agenciamentos digitais como fluxos constituintes, que permite fundamenta-los como âmbito de ação política. Na segunda parte, tendo entre os principais interlocutores Michael Hardt e Antonio Negri, Judith Butler, Vladimir Safatle, Jacques Rancière e Eduardo Viveiros de Castro, proponho um conceito de política de transformação como prática de modificação do modo de determinação das subjetividades e das relações vigente, e não apenas de reconfiguração de subjetividades e relações dentro dos critérios de possibilidade e pensabilidade do real instituídos pelo regime dado de partilha do sensível. Em seguida, problematizo a concepção de comunicação como transmissão e, com base em Muniz Sodré, proponho pensa-la como definição pré-semântica e pré-relacional dos princípios formais do pôr o mundo em comum, mas sem reduzi-la – como faz Sodré - a um vínculo totalizante que organiza sistemas orgânicos. Ao contrário, com base no perspectivismo ameríndio, levanto a possibilidade de uma comunicação como relação capaz de redefinir as condições de possibilidade e de pensabilidade dos termos que põe em interação. Na terceira parte, dialogando com Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Michael Hardt e Antonio Negri, Gabriel Tarde, Byung-Chul Han, o Comitê Invisível, Slavoj Žižek e Evgeny Morozov, entre outros interlocutores, proponho uma conceituação das redes digitais como um metadispositivo com lógicas transcendentalizadas que geram tendências de subjetivação e modos de relação (re)produtores de relações de dominação. Na quarta e última parte, questiono os que considero limites epistemológicos e ontológicos das abordagens teóricas do ciberativismo (propostas por Fábio Malini e Henrique Antoun, entre outros autores), da tecnopolítica (proposta por Javier Toret) e dos movimentos sociais em rede (proposta por Manuel Castells), mostrando que tanto as práticas que pretendem compreender como as concepções que elaboram assumem como pressupostos aproblemáticos as mesmas lógicas que fundamentam a geração de relações de dominação nas redes. Como desdobramento dessa crítica, problematizo as perspectivas dominantes sobre política e comunicação emancipatórias em redes digitais, que as fundamentam nos conceitos de reprogramação de redes (como propõe Manuel Castells) e de disputa de perspectivas (como defendem Fábio Malini, Marcia Tiburi e Leonardo Sakamoto). Por último, apresento uma proposta de comunicação para uma política de transformação em redes digitais como uma prática micropolítica fundada na produção de desidentificação e despossessão de subjetividades, isto é, na desconstrução da identidade e da propriedade como princípios apriorísticos geradores de modos de subjetivação e de relação, e na desprogramação de redes, ou seja, a desconstrução das lógicas transcendentalizadas que as produzem e reiteram como um metadispositivo.
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    TCC
    Da tradição ao viral: o impacto das redes sociais na transformação da feira da glória em ponto turístico do Rio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Santos, Kelen Gladson Ferreira dos; Condorelli, Antonino
    Este trabalho analisa como a Feira da Glória, tradicional feira de rua da cidade do Rio de Janeiro, passou por um processo de ressignificação cultural e turística impulsionado pela atuação das redes sociais digitais. A pesquisa tem como objetivo principal compreender o papel de plataformas como TikTok, Instagram e YouTube na transformação da feira em um dos principais pontos turísticos da cidade. Para isso, utiliza abordagem qualitativa com base em entrevistas semiestruturadas com frequentadores da feira, por meio de um estudo de caso, observação de campo e análise de conteúdos publicados nas redes sociais. Os resultados apontam que a visibilidade digital alterou o perfil dos visitantes e redefiniu a experiência na feira, convertendo-a em um espaço de lazer e consumo simbólico para além do comércio tradicional. A Feira da Glória tornou-se, assim, um território de disputa entre tradição e inovação, onde a cultura popular carioca é reinterpretada à luz das lógicas da viralização e do turismo urbano digital.
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    Dissertação
    Dersu Uzala Hibridação Homem-Natureza
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-02) Condorelli, Antonino; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Petraglia, Izabel Cristina; http://lattes.cnpq.br/6460862782566101; Pereira, Wani Fernandes; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400
    Esta dissertação explora de que forma as hibridações entre ser humano e ambientes naturais não-urbanos contribuem a configurar as estratégias de atenção, de construção de conhecimento e de interação com o mundo do sujeito e como, recursivamente, as atitudes perceptivo-cognitivas e as maneiras de se aproximar ao real, de imputar sentido aos fenômenos e de interagir com o ambiente praticadas pelo sujeito condicionam e contribuem a definir as hibridações entre humanos e não-humanos. Norteia essa exploração o conceito de híbrido que, inspirando-me em Bruno Latour (2008), concebo como uma associação entre elementos sem características inerentes, mutuamente imbricados e que o tempo todo se redefinem, recriam e reconfiguram reciprocamente. Utilizo como operadores cognitivos para realizar essa exploração uma narrativa literária e uma cinematográfica: o livro autobiográfico Dersu Uzala do escritor e explorador russo Vladimir Klavdievich Arseniev (1872-1930), publicado pela primeira vez em 1923, e o filme homônimo do diretor japonês Akira Kurosawa (1910-1998), lançado em 1975. Estas obras reconstroem três expedições realizadas por Arseniev no começo do século XX na região siberiana do Uçuri tendo como guia o caçador nômade de etnia gold Dersu Uzala, com quem o escritor travou uma profunda amizade. A escolha de fazer dialogar no mesmo plano dois registros complementares de conhecimento, arte e ciência, fundamenta-se na concepção de Edgar Morin (2003b) da literatura e o cinema como escolas de vida e de complexidade humana e na visão de Claude Lévi-Strauss (2007) da arte como modelo reduzido que favorece um olhar mais abrangente sobre os fenômenos. Inicialmente, relaciono minha pesquisa com os trabalhos de Silmara Lídia Marton (2008) e Samir Cristino de Souza (2009), que analisaram as estratégias de construção de conhecimento e interação com o mundo de um habitante da Lagoa do Piató (Município de Assu, Rio Grande do Norte), Francisco Lucas da Silva, e mostro algumas analogias entre estas e as de Dersu Uzala, ambas produtos de determinadas hibridações com o ambiente. Em seguida, exploro as implicações cognitivas da amizade de Arseniev com o caçador gold, metáfora/encarnação do diálogo possível entre saberes de matriz diferente. Em um terceiro momento, dialogando com pensadores que se interrogaram sobre o trinômio homem-natureza-representações e com as narrativas de Arseniev (1997) e Kurosawa (1975), reflito sobre as idéias de híbrido, de humano e nãohumano, de vivo e não-vivo, de proximidade e afastamento de outros sistemas leitores do mundo, de relação direta e mediada com o real, de ambientes naturais urbanos e não-urbanos. Em seguida, incursiono no livro de Arseniev e no longa-metragem de Kurosawa tentando identificar quais fatores mais contribuíram a configurar as estratégias de conhecimento e de interação com o ambiente manifestadas pelo explorador e o caçador gold e, recursivamente, de que forma tais estratégias contribuíram a definir suas hibridações com o ambiente siberiano. Por último, a partir das reflexões tecidas ao longo do trabalho, me interrogo sobre o que elas podem nos dizer acerca da nossa forma de interagir com a natureza não-humana e sobre o diálogo entre diversas formas de perceber, conhecer e relacionar-se com o mundo
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    TCC
    Os desafios da comunicação digital para campanha eleitoral no contexto da pandemia do novo coronavírus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Antunes, Antonio Gleivérson Gliese Costa; Condorelli, Antonino
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jornalismo trata de uma reportagem sobre “Os desafios da Comunicação Digital para campanha eleitoral no contexto da pandemia do novo coronavírus”. A pandemia, que tem modificado deste de março do ano passado, nosso modo de agir e pensar, alterou significativamente a maneira de fazer campanha política no ano de 2020. Para tal, políticos tiveram que se adaptar a esse novo formato e agora, o corpo a corpo, como estávamos acostumados, teve que ser modificado por conversas em grupos de WhatsApp e postagens no Instagram, facebook e Youtube. Está reportagem trata de uma análise de como foi realizada uma campanha eleitoral no formato digital na cidade de Rafael Fernandes/RN utilizando mídias digitais. Para isso, foram realizadas entrevistas com o coordenador de campanha, analista em mídias digitais, prefeito eleito, professores militantes na área de política e organização social e eleitores, tentamos mostrar para o nosso telespectador, os principais erros e acertos de se realizar uma campanha eleitoral em meio a uma modalidade considerada nova para muitos políticos, principalmente os que administram cidades com uma população com menos de 10 mil habitantes, diante de uma das maiores crises sanitárias da história.
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