Navegando por Autor "Cordeiro, Sandro da Silva"
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TCC Adaptação escolar na infância: o que dizem os egressos do NEI?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Freitas, Giovana de Oliveira; Cordeiro, Sandro da Silva; Souza, Danielle Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7711058574372090A saída das crianças do Núcleo de Educação da Infância (NEI - CAp/UFRN) é cercada por uma série de dúvidas, expectativas e mitos, gerados principalmente pelos princípios metodológicos desenvolvidos pela instituição, cujos encaminhamentos diferem em parte de outras escolas da cidade. Por esta razão, compreender o que ocorre com as crianças egressas do NEI se tornou essencial, para que possamos avaliar a eficácia do projeto educativo desenvolvido pela instituição, assim como para tranquilizar as famílias sobre o modo como pensamos a Educação da Infância. Por esta razão, propomos a pesquisa intitulada “Sai do NEI, e agora? Uma reflexão sobre as crianças egressas do NEI em outros espaços educativos”, cujo objetivo concentrou-se na possibilidade de perceber quais as dificuldades e possibilidades geradas pelo NEI, frente a inserção em uma nova instituição de ensino. Para compreender com maior minúcia o processo engendrado, adotamos como referencial teórico Rapoport (2014), Santos e Gisi (2017) e Zanini, Maturano e Fontaine (2016), a fim de contribuir para a compreensão do processo adaptativo a ser enfrentado pelas crianças egressas do NEI. Com o intuito de entender melhor a situação, foi aplicado um questionário online e realizadas entrevistas com as famílias e as crianças egressas das turmas selecionadas, prevendo um recorte temporal específico (dos anos de 2017 e 2018), resultando em vários pontos de discussão. A partir das questões lançadas, que versaram a respeito da inserção das crianças/adolescentes em outros contextos educativos, selecionamos três categorias de análise (BARDIN, 2000), que serão alvo deste artigo (adequação metodológica; desempenho acadêmico; relações interpessoais). Como resultados, percebemos que as dificuldades apresentadas pelos alunos egressos do NEI não desviam de um padrão esperado para o processo de adaptação. Além disso, também foi possível percebermos que o tema de pesquisa e a metodologia adotada pela instituição proporcionam aos alunos o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva, o que contribuiu diretamente para um desempenho acadêmico satisfatório. Já no que diz respeito às relações interpessoais, é notável o impacto percebido pelos alunos ao passar da uni docência para a pluridocência. Assim sendo, consideramos que o NEI tem trilhado caminho frutífero no trabalho com o tema de pesquisa e as concepções adotadas.Dissertação Aprendizagem criativa na Educação Infantil: possibilidades e desafios na prática cotidiana em ações makers(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Teixeira, Milena Alves; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos Da Silva; https://orcid.org/0000-0002-8941-9128; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; http://lattes.cnpq.br/3021328065597391; Azevedo, Samuel Oliveira de; https://orcid.org/0000-0003-1311-9599; http://lattes.cnpq.br/5451585203972378; Cordeiro, Sandro da Silva; https://orcid.org/0000-0001-9331-0072; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885; Carvalho, Zulmara Virginia de; https://orcid.org/0000-0003-2923-652X; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281A Educação infantil é uma etapa educativa que vem firmando espaço no campo de pesquisas pedagógicas ao longo dos últimos anos. Muitas destas questões estão relacionadas à busca dos educadores por didáticas inovadoras para atender às demandas pedagógicas e favorecer o protagonismo infantil. O desejo de ampliar as possibilidades de criação e imaginação no cotidiano da educação infantil a partir da implementação da aprendizagem criativa, foram aspectos motivacionais que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa. Com isso, objetivou-se investigar a organização do trabalho pedagógico a partir da perspectiva da aprendizagem criativa e da cultura maker em uma unidade de educação infantil em Parnamirim/RN. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, pautada pelos princípios da abordagem qualitativa com nuances de uma pesquisa-ação. O grupo de colaboradores da pesquisa foi composto por 11 participantes, sendo 09 professores, 01 diretora administrativa, 01 diretora pedagógica. No processo, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, observação participante, análise documental e entrevistas individuais e em grupo. O percurso da pesquisa envolveu uma formação em contexto, com duração de 20h. O percurso trilhado contou com a construção de um webfólio coletivo, amparado como fonte de acompanhamento, análise e avaliação do processo formativo, configurando o produto didático-pedagógico da dissertação. O estudo tem como principais referenciais: Resnick (2019); Alencar (2003); Martinez (2006); Vygotsky (1934); Papert (1985), Blikstein (2017); Oliveira-Formosinho (2007; 2019); Horn (2017). Os resultados apontam que: a) existe uma preocupação em promover uma prática mais criativa; b) dificuldade em sustentar as ideias criativas das crianças; c) a aprendizagem criativa é uma prática possível, mas exige mudanças de concepções, postura docente e demanda um processo colaborativo.Livro Caderno faça e conte(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Cordeiro, Sandro da SilvaEsta edição do Caderno Faça e Conte pretende ser um marco referencial para o Tema de Pesquisa, reunindo diversas vozes/posicionamentos relativos ao trabalho com essa abordagem. Reúne textos teóricos, fruto de discussões e do diálogo com autores que coadunam com o pensamento do NEI; aglutina, também, textos baseados em relatos da prática pedagógica, exemplificando formas de concretizar o trabalho com o Tema de PesquisaLivro Caderno faça e conte(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da SilvaNos anos 1980, as equipes de profissionais, a partir de estudos e análises das práticas desenvolvidas, decidiram orientar suas ações com as crianças por meio do Tema de Pesquisa na Educação Infantil. Entre 2010 a 2015, o NEI/CAp avança na escrita desse projeto, voltado agora para as turmas do Ensino Fundamental. Para tanto, foi constituída uma Comissão, com docentes do Centro de Educação e do NEI/CAp, para articular os debates sobre a implantação do Tema de Pesquisa nessa etapa de ensino. Nesse debate, a preocupação com a construção de um Projeto Curricular com organicidade e unidade é central, uma vez que a Educação Infantil já seguia as orientações do trabalho com tema de pesquisa. Dessa feita, estabelecer a necessária coerência interna com o ensino fundamental torna-se preponderante para as equipes dos profissionais da educação que interagem com as crianças, sejam professores, professoras, gestores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Dessa forma, uma publicação sobre o Tema de Pesquisa trará importantes contribuições para pensar sobre suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, mas, também, sobre a política educacional para a infância, o currículo nessas etapas, a formação docente, as contribuições teórico-metodológicas para a produção de conhecimentos sobre as escolas que atendem às crianças com até 10 anos de idade. Investigar e construir currículos requer considerar as crianças como sujeitos de direitos, como seres criativos e imaginativos que se desenvolvem em sua integralidade, articulando dimensões cognitiva, sócio afetiva, psicomotora e cultural. Requer pensar a experiência da educação escolarizada como processo de permanente reinvenção e articulação com a sociedade, a cultura e a história em seu espaço/tempo de produção e realização. O ensino, como ação pedagógica intencional e sistemática, visa contribuir para o avanço no desenvolvimento dos alunos e alunas, que evoluem dos seus conhecimentos prévios, ou do senso comum, para a sistematização de conhecimentos produzidos nas ciências, nas artes, na filosofia, na cultura e nas tradições sociais.TCC Construção de um livro ilustrado para crianças: o produto editorial como ferramenta de reflexão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-20) Araújo, Maíra; Romani, Elizabeth; Romani, Elizabeth; Cordeiro, Sandro da Silva; Rupp, BettinaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo levantar uma discussão sobre o produto editorial para criança, utilizou-se para isso o relato da criação de um livro ilustrado. Assim, buscou-se compreender as particularidades deste tipo de publicação e as estratégias do design para comunicar uma mensagem a uma criança, de forma efetiva e adequada. O estudo foi construído a partir do referencial teórico acerca do livro ilustrado e do leitor. A fundamentação teórica e a metodologia permitiram definir os parâmetros para a narrativa, o estilo da ilustração e a proposta para o projeto gráfico do livro, com o intuito de minimizar os obstáculos para a compreensão da mensagem. O produto final deste trabalho foi um livro ilustrado biográfico sobre a profissional de dança Mercedes Baptista (1921 - 2014). Por fim, este TCC buscou também promover o pensamento crítico no leitor por meio do protagonismo feminino não estereotipado.TCC Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Cavalcante, Alana Danielle Amaral; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Júnior, Flávio Boleiz; http://lattes.cnpq.br/1725795784961836; Cordeiro, Sandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de informações para esta produção foram as minhas memórias, que, integradas às referências bibliográficas do curso, resultaram em um relato pessoal sobre a minha escolaridade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e, por fim, no Ensino Superior. Em cada etapa destaquei acontecimentos específicos de ensino e aprendizagem que me marcaram positiva ou negativamente. O enfoque da análise crítica incidiu sobre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte das competências de uma pedagoga, enquanto os relatos das etapas seguintes foram mais particulares e com intuito de recordação. A partir da construção deste memorial formativo pude entender os acontecimentos com base em um ponto de vista diferente do que tinha antes, compreendendo cada uma das minhas vivências, não mais como atuante no processo, mas como espectadora e futura pedagoga. Ao final desta experiência de rememoração chego à conclusão de que, mesmo com todas as problemáticas que permeiam o sistema educacional do nosso país, ainda existem pessoas que escolhem trabalhar com a docência, sendo uma das maiores motivações a busca por contribuir positivamente para a formação das crianças.Dissertação A documentação pedagógica na era digital: proposta de formação docente para educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-22) Silva, Josélia Praxedes da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/2812150317717793; Leal, Fernanda de Lourdes Almeida; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Cordeiro, Sandro da SilvaO desejo de dar voz à aprendizagem das crianças e dos adultos e o anseio por mudanças nas práticas de registro e documentação pedagógica, a partir do uso das tecnologias digitais, foram aspectos motivacionais que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa. Com isso, o presente estudo, desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital, teve como objetivo central analisar as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de construção da documentação pedagógica, enquanto instrumento formativo da prática docente na Educação Infantil. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, pautada pelos princípios da abordagem qualitativa, subsidiada pela pesquisa-formação com nuances da pesquisa-ação. Com afinco de cumprir sua finalidade, a pesquisa apresenta as aprendizagens constituídas com as docentes que, assumiram o compromisso de experimentar novas práticas de registro e documentação através de uma proposta de formação continuada em contexto. O curso teve a duração de 40h e foi certificado como projeto de extensão. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Infantil, localizado no município de Parnamirim/RN, na qual a pesquisadora exerce, atualmente, a função de diretora pedagógica. O estudo tem como principais referenciais: Alarcão (2011), Fochi (2018; 2019), Kramer (2002; 2006), Kenski (2012; 2013), Malaguzzi (2016), Nóvoa (2009; 2019), Oliveira-Formosinho (2002; 2016), Ostetto (2011; 2017), Proença (2018; 2022) e Rinaldi (2014; 2016; 2021). Para construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevistas coletivas, documento, diário de campo da pesquisadora e o diário de bordo das participantes. A análise e discussão dos dados tiveram nuances da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram que: a) os desafios enfrentados na suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19 possibilitaram novas práticas de registro com o uso das tecnologias digitais; b) as mudanças nas práticas de registro, em virtude do uso das tecnologias, possibilitaram uma nova forma de olhar as crianças, o modo de se relacionar com elas e suas respectivas famílias; c) as professoras demonstraram uma carência de formação voltada para o uso das tecnologias na Educação Infantil; d) o fator tempo é um empecilho a profissionalidade docente; e) entre as ferramentas digitais que utilizam na prática destacaram o uso do celular, principalmente para o registro de fotos e vídeos e o uso de aplicativos para editá-los; f) as fotos e vídeos geralmente são compartilhados com as famílias das crianças no grupo de WhatsApp da turma ou nas redes sociais da instituição, na maioria das vezes como um meio de comprovação aos pais da participação da criança nas atividades propostas; g) a pesquisa-formação trouxe contribuições iniciais para que as professoras construíssem conhecimentos e refletissem sobre as práticas de registro e documentação pedagógica na Educação Infantil e h) as tecnologias digitais ajudam na produção de registros e documentações, dando mais visibilidade ao processo de aprendizagem das crianças e dos adultos, tornando o processo de comunicação mais rico, atrativo e facilitando seu compartilhamento, seja com as famílias, com os colegas professores ou deixando armazenado para que seja possível acessar sempre que necessário. Dessa forma, pode-se inferir que a documentação pedagógica é uma estratégia que viabiliza a formação docente em serviço, visto que exige do professor uma postura investigativa, de modo que as tecnologias podem ser grandes aliadas nesse processo.Tese Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-17) Cordeiro, Sandro da Silva; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885; Carneiro, Vânia Lúcia Quintão; ; http://lattes.cnpq.br/3217794741589069; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Pereira, Francisco de Assis; ; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279A pesquisa em evidência busca mostrar a importância da formação docente para a mídia televisiva. Percebe o potencial das estratégias de formação, como elementos indispensáveis para tornar os professores profissionais aptos ao desenvolvimento de ações educativas voltadas para a leitura critica da mídia televisiva. Apóia-se no aporte conceitual fornecido especialmente por Belloni (2001), Buckingham (2005, 2007), Elias (1998), Fantin (2007), Fischer (2001, 2007), Imbernón (2009), Placco e Souza (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) e Tardif (2002). Organiza um grupo de discussão, com a participação de professores de escolas públicas municipais, prevendo encontros periódicos, a fim de realizar debates em torno do eixo mídia televisiva e educação. Emprega algumas estratégias de formação, visando promover o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos docentes envolvidos. Utiliza a metodologia da pesquisa-ação-formação, baseando-se nos enunciados de Thiollent (2007) e Vosgerau (2009). Aplica a análise de conteúdo de Bardin (2009), para auxiliar na organização das categorias surgidas a partir dos dados coletados. Acredita numa possível especificidade da formação docente para o uso crítico da mídia televisiva, considerando o potencial criativo do professor, o seu contexto pessoal e de atuação profissional, as suas vivências com a mídia televisiva, assim como as dos discentes, e a capacidade de refletir sobre a própria prática, sendo esta a tese defendida pela investigação em destaqueLivro Histórias, memórias e afetos(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca RamosEste livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância. Esperamos que os leitores se deliciem com as trajetórias apresentadas, se encantem com o NEI e o seu modo de enxergar as infâncias e se inspirem na construção de um mundo melhor para as nossas criançasLivro Histórias, memórias e afetos(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca RamosEste livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância.Dissertação Jogos educacionais digitais como ferramentas promissoras no processo de aprendizagem dos campos de experiências da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Araújo, Lucineide Cruz; Madeira, Charles Andrye Galvão; Paiva, Maria Cristina Leandro de; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; http://lattes.cnpq.br/8660812664847301; Petry, Arlete dos Santos; Cordeiro, Sandro da Silva; Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroAs crianças contemporâneas entram em contato com os dispositivos eletrônicos logo na primeira infância, o que faz transformar consideravelmente a sua realidade social e escolar. Nesses dispositivos se inserem os jogos digitais, que se configuram como uma ferramenta de predileção dos jovens da geração atual e se mostram como uma alternativa promissora para a prática docente, desde que auxiliem no desenvolvimento das habilidades e competências desejadas. No entanto, apesar do potencial evidente dos jogos digitais e da atual necessidade em buscar estratégias para desenvolver, nas crianças, as habilidades e competências elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil ainda está longe de implementar essas ferramentas nas suas práticas pedagógicas. Com base neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar as contribuições dos jogos educacionais digitais a partir das habilidades da BNCC, de forma que contribua no processo de aprendizagem dos campos de experiências da Educação Infantil. A investigação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância da UFRN, em uma turma na faixa-etária entre 5 e 6 anos de idade. Para tal, foi adotado o paradigma da pesquisa qualitativa e procedimentos da pesquisa-ação, organizados em quatro momentos: a) exploração da área de pesquisa e revisão sistemática da literatura; b) planejamento da metodologia a ser empregada, seleção dos jogos educacionais digitais a serem utilizados e caracterização das crianças participantes; c) aproximação com a turma a partir de observações, diálogos, entrevistas, vivências e experiências; d) realização das intervenções para a aplicação do que foi planejado. A pesquisa destaca a possibilidade de uso pedagógico e intencional dos jogos educacionais digitais, de forma articulada com os campos de experiências propostos pela BNCC, ampliando o repertório cultural e as possibilidades de expressão e comunicação das crianças. Isso se confirma pelos resultados práticos do trabalho que apontam como os jogos digitais podem fazer parte do cotidiano infantil, pois as crianças se apropriam deste instrumento estabelecendo relações em seu contexto de aprendizagem. Portanto, os jogos digitais possibilitam experiências significativas e exercitam habilidades cognitivas e motoras que favorecem no desenvolvimento integral das crianças. Desta forma, a atual pesquisa contribui para uma reflexão acerca das propostas e práticas pedagógicas envolvendo o uso de jogos educacionais digitais na Educação Infantil, e disponibiliza um guia para professores associarem os jogos a outras linguagens e conhecimentos, ampliando as possibilidades concretas das crianças se tornarem protagonistas na construção do próprio conhecimento.Dissertação Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-01) Valentim, Rayane Emanuelle de Oliveira; Martins, Cibelle Amorim; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; ; ; Cordeiro, Sandro da Silva; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Abella, Leticia Beatriz Gambetta;O ensino na era digital necessita corresponder aos desafios impostos pelas mudanças na construção do conhecimento. Apesar de alguns teóricos da educação, de tendência crítica, como Ausubel (1968), Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1998), da pós-crítica, como Morin (2003, 2012) e Santaella (2004), defenderem a hipótese de que o aluno, quando ativo no processo educativo, desenvolve aprendizagens de maneira mais significativa, pouco se percebe tais concepções em práticas assertivas como estratégias para alcançar o sucesso traçado nos planejamentos dos docentes. Nessa perspectiva, esta dissertação objetivou descrever o desenvolvimento de um tema de pesquisa que resultou numa Sequência Didática centrada na linguagem audiovisual como processo metacognitivo de desenvolvimento da aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, adotou-se a pesquisa-ação, baseado em Tripp (2005), como opção metodológica. A pesquisa empírica foi realizada na Escola Municipal Sérgio Varela, localizada na zona rural de Ceará-Mirim/RN, distrito da Comunidade Quilombola de Coqueiros, tendo como sujeitos os 28 alunos, com idade média entre 9 e 14 anos de idade, que juntos compõem a turma do 4º ano do ensino fundamental I da referida escola. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: proposição da atividade em comemoração ao mês da consciência negra, escolha do título para o tema de pesquisa, realização de oficina de vídeo e Organização do Conhecimento (OC) em uma Sequência Didática (SD). Os dados foram registrados por meio de anotações sistemáticas de observações realizadas no diário de pesquisa do professor. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a produção do vídeo se configurou como uma estratégia eficaz de aprendizagem e metacognição, pois despertou nos alunos a sensibilidade necessária ao processo do conhecer, possibilitou maior engajamento e participação ativa nas atividades propostas e fez com que o processo de reflexão sobre as ações realizadas culminasse em aprendizagens significativas.Livro Múltiplos olhares em Mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2023-05-23) Cordeiro, Sandro da SilvaEste livro mostra uma compilação de artigos, resultado das vivências desenvolvidas por ocasião do curso de aperfeiçoamento Formação Docente, Mídias e Tecnologias na Educação da Infância. O curso foi realizado no ano de 2019, ofertado pelo Núcleo de Educação da Infância - NEI/CAp/UFRN). A obra está dividida em 2 partes: a primeira, escrita pelos docentes que atuaram como ministrantes nos módulos, discorre sobre temas gerais ligados a mídia-educação e seus diferentes desdobramentos sociais. Já a segunda parte evidencia as vivências dos cursistas em sala de aula, mostrando proposições da prática pedagógica em mídia-educação. O livro intenta servir como um material para apresentar e ampliar os nossos conhecimentos sobre a mídia-educação, sob diferentes perspectivas e pontos de vista.TCC NEIDE (NEural IDEntifier): A robô que utiliza inteligência artificial para identificar PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): seu potencial de aplicação em práticas educativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-20) Lima, Djackson Garcia; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Menezes Neto, Elias Jacob de; http://lattes.cnpq.br/9152955193794784; http://lattes.cnpq.br/1788932483645882; Gomes, Sávio Marcelino; http://lattes.cnpq.br/9749310071541254; Cordeiro, Sandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885A integração da tecnologia em programas de ensino de biodiversidade pode ser uma forma criativa de envolver jovens tecnologicamente super-conectados com a natureza, com capacidade de impactar agendas globais, tais como os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, notadamente o ODS2 (Fome zero e agricultura sustentável), ODS 11 (Cidades sustentáveis) e ODS 15 (Conservação da vida na terra). No ano de 2020 desenvolvemos um robô que é um aplicativo baseado na web, treinado com inteligência artificial, capaz de identificar dez Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na horta que fica no LabNutrir do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nossa robô foi batizada como NEIDE (NEuralnet IDentification of unconventional food plants). Nesta monografia apresentamos a robô NEIDE e discutimos possibilidades para sua aplicação em práticas pedagógicas. Para isso: (1) descrevemos os principais resultados de desempenho do modelo de inteligência artificial criado para identificar PANC; (2) descrevemos o procedimento de uso de NEIDE por meio da elaboração de material didático; e, por fim, (3) discutimos as possibilidades de aplicação para NEIDE em práticas pedagógicas. Esperamos que o desenvolvimento deste produto e o debate ensejado por ele estimule programas de ensino de biodiversidade e, além disso, que fomente o desenvolvimento de estudos que meçam o impacto de ferramentas como NEIDE em desfechos educacionais.Dissertação A oralidade dos alunos dos anos iniciais: a linguagem audiovisual como possibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-11) Silva, Andrezza Simões da; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; https://orcid.org/0000-0001-5454-3703; http://lattes.cnpq.br/6476530701961511; Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Franselma Fernandes deA linguagem audiovisual faz parte do cotidiano social e sua disseminação vem crescendo por meio dos dispositivos móveis e o acesso à internet. O consumo e produção de conteúdo audiovisual repercute no âmbito escolar e mostra-se relevante para o processo de ensino e aprendizagem da oralidade. A linguagem oral, por sua vez, é uma prática de linguagem essencial para o desenvolvimento humano. Assim, esta pesquisa teve por objetivo perceber o potencial da linguagem audiovisual para o desenvolvimento da oralidade. Como aporte teórico, utilizou-se Vygotsky (2009) e Bakhtin (2003) para conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem oral e sua relação social, Morin (2018) e a BNCC (2018) para os estudos acerca das tecnologias digitais como recursos facilitadores e os direcionamentos sobre o ensino da linguagem oral, e Bates (2017) e Coutinho (2013) sobre a linguagem audiovisual e a educação na era digital. A metodologia desta pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa (MINAYO, 2014), de natureza aplicada. Como procedimento metodológico utilizou-se alguns elementos que constituem a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2018), por meio de uma intervenção metodológica utilizando a sequência didática (ZABALA, 1998). Essa pesquisa teve como lócus uma escola municipal de Natal/RN, e o público foi de 28 alunos do 3° ano desta instituição escolar. Usou-se como instrumentos de construção de dados: a observação participante, diário de campo, gravações de áudios e vídeos, grupo focal e entrevistas semiestruturadas destinadas aos alunos. Para as análises desses dados foram consideradas as falas dos indivíduos inseridos na pesquisa e a compreensão dos fatos pela pesquisadora. Para isso, utilizou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2015). Ao final da pesquisa foi possível constatar que a linguagem audiovisual se configurou como uma forma de potencializar as práticas de ensino para o desenvolvimento da oralidade, pois despertou nos alunos o encorajamento e o empoderamento das suas falas, possibilitando maior engajamento nas atividades relacionadas ao ensino da linguagem oral, e sobretudo a consciência sobre a importância de aprender sobre a oralidade para elaboração dos seus discursos conforme o contexto solicitado.Livro Prática pedagógica em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro é fruto das experiências acumuladas pelos professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há 40 anos, a equipe do NEI vem se dedicando a construir uma proposta inovadora de ensinoLivro Práticas pedagógicas em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro, Prática Pedagógica em Mídia-Educação, parte do entendimento de que as crianças são sujeitos contemporâneos que habitam em um mundo altamente midiático. Ao considerar e respeitar esses sujeitos, o livro apresenta o trabalho com a mídia desenvolvido nos últimos anos no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), configurando caminhos e alternativas distintos para o uso das mídias nas escolas. Os caminhos criados para o trabalho com o que se nomeia como mídia-educação não se caracterizam pela reprodução ou proibição das mídias na escola. As alternativas apresentadas no livro para o trabalho com a mídia-educação são caracterizadas pela criação, por processos criativos. Criação que acontece por meio de procedimentos coletivos de diálogo entre os pares/professores(as) e com as crianças, e trocas interpessoais e institucionais.TCC Projeto de livro com crianças e para crianças: uma abordagem do Design Participativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-20) Fernandes, Laura Caroline; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Elizabeth Romani; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Cordeiro, Sandro da Silva; Ilnicki, Karina de Sena PegadoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no projeto de um livro ilustrado para crianças com a abordagem do Design Participativo, de modo a estimular a presença da criança no processo criativo do design além de engajar a criação de conteúdo criativo literário por crianças, influenciando na prática da leitura e da aprendizagem. Este TCC apresenta a fundamentação teórica, abordando temas como leitor iniciante, literatura infantil, livro ilustrado para crianças e design participativo, e ainda conta com a descrição dos métodos e técnicas aplicados neste trabalho, dividida em três etapas: 1) levantamento e análise de dados, com a finalidade de compreender o contexto e as necessidades dos jovens leitores que fizeram parte da criação do produto e sua relação com a leitura; 2) geração de ideias e prototipagem, que consistiu na criação do livro ilustrado com a participação de crianças, criação do protótipo, feedback e alterações; 3) avaliação final, que consistiu na avaliação final do livro criado com crianças de um diferente contexto e a criação de um diferencial semântico com a finalidade de sintetizar a percepção das crianças em relação ao livro. A abordagem metodológica utilizada possibilitou a participação de professores da educação infantil e crianças durante as três etapas deste trabalho, sendo as duas primeiras realizadas com a participação de professores e alunos do primeiro ano do Núcleo de Educação da Infância da UFRN (NEI) e a terceira etapa com alunos do terceiro ano da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas Amorim, no município de Jardim do Seridó. A presença de professores e principalmente de crianças neste projeto, permitiu compreender, sob uma óptica além da pesquisa bibliográfica realizada, a rotina, o conteto e as necessidades das crianças participantes, possibilitando a criação de um livro que obteve uma receptividade positiva tanto dos alunos do NEI quanto dos alunos da Escola Calpúrnia.Dissertação Televisão em solo educativo: educando o olhar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-02) Cordeiro, Sandro da Silva; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885; Cruz, Vilma Vítor; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764828E2; Carneiro, Vânia Lúcia Quintão; ; http://lattes.cnpq.br/3217794741589069Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da televisão no cotidiano infantil. Aponta para a necessidade da incorporação da natureza dos meios de comunicação e informação nas propostas educativas de maneira a promover a aproximação das duas áreas na imbricação de suas respectivas epistemologias. Propõe o desenvolvimento de uma acuidade visual pelo corpo discente, salientando o papel do educador enquanto promotor desta indicação. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de campo, realizada em algumas escolas públicas e privadas de Educação Infantil da Grande Natal, buscando mostrar em que perspectiva os professores utilizam as linguagens nesta etapa da escolarização, priorizando os elementos televisuais. Como elementos de coleta de informações, fizemos uso de entrevistas semi-estruturadas, além de observações direcionadas para os momentos em que os professores utilizavam a televisão com intenção educativa. Como resultados, constatamos que uma parcela considerável dos educadores envolvidos ainda não consegue conceber a televisão enquanto parte integrante do rol das linguagens, utilizando este recurso de forma limitada, detendo-se ao contato com documentários e produções essencialmente educativas, além da utilização com objetivos voltados apenas para o entretenimento, esquecendo-se da TV aberta, presente diariamente no dia-a-dia das crianças desde a mais tenra idadeDissertação O uso das tecnologias: apontamentos das necessidades formativas dos professores da pré-escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Batista, Gisele da Silva; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/4875433374610461; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Cordeiro, Sandro da SilvaAs Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação têm se mostrado cada vez mais presentes na contemporaneidade, de modo que seu uso tem se instaurado, cotidianamente, em todos os setores, inclusive o educacional. O acesso, cada vez mais cedo, das ferramentas digitais traz a necessidade de se considerar as tecnologias como potenciais às práticas pedagógicas, desde o início da escolaridade. Desse modo, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica socialmente referenciada, ratifica-se a primazia da formação ao longo da vida profissional atrelada às necessidades docentes, de maneira a considerar, para o desenvolvimento das formações, as reais necessidades formativas dos professores, as quais podem ser identificadas por lacunas, problemas, interesses e motivações. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar as necessidades formativas dos professores da pré-escola da rede municipal de ensino do Natal/RN, acerca do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Os principais autores convocados para discussão nesta pesquisa foram: Bujes (2001), Kramer (1995, 2003, 2005), Ditonet (2003), Cerisara (1999), Oliveira-Formosinho (2005), Paiva (2009), Garcia (1995, 2009), Nóvoa (2019), Freire (1993, 2003) Rodrigues e Esteves (1993), Rodrigues (2006), Kenski (2007), Valente (2000, 2018), Almeida e Valente (2011), Mishra e Koehler (2006) e Amante (2007, 2013). Esta investigação está respaldada pela abordagem mista - quantitativa e qualitativa. Para a construção dos dados foi utilizado um questionário eletrônico estruturado pelo Google Forms, com 39 questões abertas, de múltipla escolha e também com escala Likert de sete pontos. A análise dos dados foi realizada por meio dos princípios da categorização e inferência da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram entusiasmo dos docentes em conhecer possibilidades de uso das tecnologias nas práticas pedagógicas e apontaram as seguintes necessidades formativas: Recursos e Ferramentas, Desenvolvimento de Habilidades Digitais, Metodologias Ativas e Tecnologias na Prática Pedagógica e Inclusão digital e Acessibilidade. Também ficaram evidentes os desafios para a integração das tecnologias à prática, como a falta de formações específicas e a escassez de recursos tecnológicos. No tocante ao conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, os docentes não apresentam confiança, corroborando com as necessidades de formação dos professores da pré-escola acerca do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. A partir das considerações exibidas neste estudo, ressaltamos a imprescindibilidade da investigação das necessidades de formação docente para garantir que as formações ofertadas correspondam às reais demandas pedagógicas. Como produto final foi elaborado um relatório técnico a ser disponibilizado para a Secretaria Municipal de Educação, visando fornecer um panorama das necessidades de formação dos professores da pré-escola, no tocante ao uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas. Mediante este material, espera-se que a SME utilize os resultados para a promoção de ações formativas que atendam às reais necessidades dos professores, contribuindo, assim, para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil.