Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Coringa, Ricardo Nunes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Luz, câmera, ação: uma experiência com o cinema no ensino de artes na escola
    (2018-07-30) Coringa, Ricardo Nunes; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Lima Neto, Avelino Aldo de;
    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. O estabelecimento de parâmetros que definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual foi abordado de forma sistemática durante a escrita dissertativa em questão, além de ser salientada aqui a importância do cinema nas práticas pedagógicas, já que o mesmo vem sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula há décadas. A experimentação envolvendo a arte fílmica e a escola no caso do projeto Luz, câmera, ação: o cinema na escola, que serviu de norte para essa escrita, deu-se por meio da vivência em sala de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal experiência. A pesquisa que deu origem a esta dissertação pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? É possível uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar utilizando-se de um aparelho celular? Há condições de uma alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação. São três os capítulos contidos neste estudo, são os mesmos denominados de “Luz”, “Câmera”, “Ação”, culminando com as considerações finais, nomeadas de “Desfecho” e as referências, chamadas de “Personagens”. O primeiro capítulo nomeado de “Luz” aborda parte da história do cinema e da própria arte fílmica (imagem) como instrumento de alfabetização (ROSSI, 2009), assim como traz também uma reflexão sobre o apreciar, o contextualizar e o fazer da Abordagem Triangular proposta por Barbosa (2009) em consonância com a escrita de Duarte (2009) e Napolitano (2015) no que tange a tríade citada buscando assim discorrer sobre as formas e possibilidades do cinema na educação Já o capítulo seguinte da dissertação que foi denominado de “Câmera” traz um relato de experiência envolvendo a importância do cinema como instrumento pedagógico e sua experiência exitosa em sala de aula, bem como também salienta a produção cinematográfica desenvolvida pelos discentes envolvidos, buscando assim uma descrição fílmica das principais cenas dos curtas-metragens selecionados, sendo as mesmas descritas de forma didática e sucinta, havendo dessa maneira ganho na compreensão das ideias essenciais e formadoras dos filmes, que passaram por quatro etapas dentro do projeto “Luz, câmera, ação: O cinema na escola”. As etapas descritas serão mais bem explicadas no decorrer desse segundo capítulo. O capítulo três foi denominado de “Ação” e analisa a produção dos curtas descritos no capítulo anterior. Antecedendo os capítulos tem-se uma introdução intitulada de “Com quantas tomadas se faz o cinema? ” E sucedendo-os as considerações finais chamada de “Desfecho” e as referências nominadas de “Personagens”.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM