Navegando por Autor "Correia, Rafaela Bezerra Façanha"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A Atenção Primária à Saúde na pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Marinho, Thaynar Ricelly Silva; Giacchini, Vanessa; https://orcid.org/0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; http://lattes.cnpq.br/3003321108673957; Telles, Maurício Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989Objetivo: Identificar e analisar a produção científica sobre a reorganização da APS diante o contexto da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa, realizada a partir da busca nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas virtuais: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Revisão da Literatura: O estudo demonstra através das informações extraídas dos artigos selecionados, as mudanças ocorridas na APS ao longo da pandemia que foram necessárias para dar continuidade aos atendimentos aos usuários que buscaram esse nível de atenção à saúde. Conclusão: é de grande importância produzir mais informações científicas sobre como a APS é capaz de se reinventar e adequar a situações críticas como no caso de uma pandemia, para que dessa forma, se propague exemplos da reorganização desse nível de atenção que podem vir a ser adotados por vários outros municípios brasileiros.TCC A atuação do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde no contexto da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Nascimento, Josi Dayane do; Telles, Maurício W. Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; http://lattes.cnpq.br/5130412388515703; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; http://lattes.cnpq.br/3003321108673957; Melo, Deborah Zuleide Farias; http://lattes.cnpq.br/7023982927172957Objetivo: Compreender o trabalho do fonoaudiólogo das unidades de Atenção Primária à saúde do Rio Grande do Norte (RN) no contexto da pandemia da covid-19. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual foram entrevistados fonoaudiólogos que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) no contexto da pandemia do covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte. Resultados: A análise dos dados produzidos permitiu identificar a atuação do fonoaudiólogo na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia do covid-19 no Rio Grande do Norte. Três categorias emergiram a partir da análise: a atuação do fonoaudiólogo antes da pandemia da covid-19; o processo de trabalho do fonoaudiólogo na pandemia do covid-19; os limites e potencialidades da atuação do fonoaudiólogo durante a pandemia do covid-19. Conclusão: Para que a APS com as ESFs possam desempenhar um papel estratégico na proteção da saúde, na prevenção e controle de doenças infecciosas, como é o caso do covid-19, é imprescindível a importância do fortalecimento do SUS, garantindo investimentos e capacitação necessários. Faz-se necessário também o reconhecimento da importância do trabalho executado por todos os profissionais que compõem essas equipes.Tese Construção e validação do instrumento de avaliação da linha de cuidado à pessoa com sífilis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; https://orcid.org/0000-0001-6290-9365; http://lattes.cnpq.br/2184669241700299; https://orcid.org/0000-0002-5229-849X; http://lattes.cnpq.br/3003321108673957; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Botelho, Eliã Pinheiro; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; Schlosser, Thalyta Cristina MansanoIntrodução: Os profissionais de saúde enfrentam diversas barreiras na prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com sífilis, resultado de uma fragmentação do cuidado no Sistema Único de Saúde. Na tentativa de integrar os Serviços de Saúde existe a orientação de organizar e operacionalizar as Linhas de Cuidado. Assim, os profissionais de saúde, o controle social e os gestores têm o desafio de implantar, acompanhar e avaliar o que está a ser proposto. Para avaliar a Linha de Cuidado à pessoa com Sífilis, faz-se necessário um instrumento válido. Objetivo: Construir e validar o instrumento de Avaliação da Linha de Cuidado à pessoa com sífilis. Metodologia: Tratou-se de um estudo metodológico. O período da realização foi de setembro de 2023 a julho de 2024. A etapa da validação de conteúdo foi desenvolvida em quatro fases. Na primeira fase houve uma busca exaustiva na literatura e os conteúdos a serem incluídos no instrumento foram selecionados. Em seguida, houve a construção do instrumento. A sua versão inicial possuía 74 questões. Na terceira fase, selecionaram-se os juízes especialistas e, por último, realizou-se ao processo de validação de conteúdo. Assim, 39 juízes participaram da primeira rodada Delphi e 24 participaram da segunda. Para análise do grau de concordância, usou-se o Índice de Validade de Conteúdo por item e Índice de Validade de Conteúdo Global. Na segunda rodada, foi obtido o índice igual a um em cada item e no instrumento de forma global. Em seguida, construiu-se um protocolo para uma revisão de escopo baseado no manual do Joanna Briggs Institute e no guia PRISMA-ScR. Resultados: O instrumento foi validado com 58 itens. No teste de MannWhitney observaram-se as evidências de diferença estatística da fase Delphi 1 com a fase Delphi 2 nas dimensões de clareza e relevância, no qual obteve melhor avaliação na fase Delphi 2 em todos os itens do instrumento. O protocolo para a revisão de escopo apresentou a questão de pesquisa, as bases de dados para a coleta dos dados, critérios de inclusão e exclusão, detalhou como os dados serão extraídos, analisados e apresentados. Conclusão: O Instrumento de Avaliação da Linha de Cuidado à pessoa com Sífilis foi validado quanto ao seu conteúdo. Esta nova ferramenta para a gestão do Sistema Único de Saúde contribuíra para a melhoria do cuidado às pessoas com sífilis em uma perspectiva da integralidade, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde.TCC Educação permanente em saúde sobre o desenvolvimento da linguagem: uma experiência com os Agentes Comunitários de Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Oliveira, Isabelly Raianny de Souza; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Ana Manhani Cáceres Assenço; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel VianaObjetivo: Descrever a experiência de uma Educação Permanente em Saúde realizada com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o desenvolvimento da linguagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. Participaram 5 ACS de uma Unidade Básica de Saúde da Zona Oeste do município do Natal/RN. Em primeiro momento, foi aplicado um questionário com o objetivo de conhecer o perfil do grupo, e apresentados 5 casos clínicos para investigar os conhecimentos e as práticas dos ACS sobre o desenvolvimento da linguagem. Levou-se em consideração os pontos mais discutidos e as dificuldades mais significativas, as quais foram organizadas em temas a serem estudados e debatidos no momento seguinte. A segunda fase da Educação Permanente ocorreu por meio de uma atividade educativa, em forma de oficina. No momento final à oficina, foram reaplicados os casos clínicos com o intuito de investigar a efetividade da Educação Permanente e a consolidação dos conhecimentos abordados no encontro. Resultados e Discussões: Os ACS permaneceram participativos e interagiram durante as discussões e dinâmicas propostas. Observou-se uma mudança nas condutas realizadas a partir das falas desses profissionais, como: as estratégias utilizadas na estimulação da linguagem, discussão do caso em uma equipe multidisciplinar, a importância da audição para o desenvolvimento da linguagem. Conclusão: Acredita-se que a Educação Permanente provocou mudanças nas condutas realizadas. Portanto, é importante refletir sobre a relevância da contratação do Fonoaudiólogo no NASF-AB do município do Natal para dar continuidade às Educações Permanentes.TCC Efeitos da terapia fonoaudiológica na voz de mulheres transexuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Alves, Jadson Stheferson Dutra; Godoy, Juliana Fernandes; Godoy, Juliana Fernandes; Reis, Ana Maria da Costa dos Santos; Correia, Rafaela Bezerra FaçanhaObjetivo: verificar os efeitos da terapia vocal nos parâmetros acústicos da voz de transexuais HpM. Método: O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e todas participantes assinaram o TCLE. A casuística foi composta por quatro transexuais HpM que realizaram terapia vocal. Foi realizada avaliação antes e após o tratamento, por meio da análise acústica do sinal vocal. Para esta avaliação todos os indivíduos tiveram suas vozes gravadas em mídia digital por meio do software de gravação e análise acústica PRAAT 6.0.37. Os parâmetros avaliados foram frequência fundamental, seu desvio padrão, frequência mínima e frequência máxima. Após a coleta de dados foi feita análise estatística comparando os momentos pré e pós-intervenção. Resultados: Foi observado que após a terapia houve elevação em todos os parâmetros analisados. Conclusão: A terapia fonoaudiológica promoveu aumento na frequência fundamental, na frequência mínima e frequência máxima da voz de transexuais HpM, de maneira que houve também aumento em um dos parâmetros de estabilidade, indicando que a terapia vocal promoveu uma voz com frequência mais feminina, entretanto ainda há dificuldade na manutenção da estabilidade desta frequência.TCC Formação sobre o cuidado à população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual em cursos de Fonoaudiologia do Nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-01) Silva, Yasmin Neves; Telles, Maurício Wiering Pinto; Gomes, Sávio Marcelino; http://lattes.cnpq.br/1110468333218784; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Lopes, Lavínia Mabel VianaObjetivo: Problematizar o processo de ensino-aprendizagem em saúde é uma necessidade urgente para consolidar o fato de que o saber científico, única e exclusivamente, não abrange as subjetividades dos sujeitos e não atinge os conceitos de humanização e atenção integral tidos como pressupostos da saúde no Brasil, (BRASIL, 2004). Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a inserção das temáticas sobre a saúde da população LBGT na formação em saúde nos cursos de fonoaudiologia de Universidades Públicas localizadas no Nordeste Brasileiro. Métodos:Trata-se de um estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob parecer nº 4.949.051 (Anexo 1), realizado com alunos concluintes dos cursos de graduação em fonoaudiologia de Universidades Públicas localizadas no Nordeste Brasileiro. Resultados: No período analisado, foram obtidas 55 respostas no questionário disponibilizado para analisar o conhecimento dos discentes. O questionário foi formulado em 3 módulos: 1 - Caracterização dos estudantes; 2 - Formação universitária e 3 - Concepções dos estudantes. Diante das respostas obtidas, foi possível verificar, em sua maioria, baixas porcentagens de pessoas que afirmam ter tido acesso aos conteúdos sobre a saúde da população LGBT durante sua formação em saúde. Conclusão: Portanto, é necessário demasiada urgência na reformulação na grade curricular dos cursos de fonoaudiologia com finalidade de incluir discussões, temáticas e vivências que possam oferecer aos estudantes acesso aos conhecimentos necessários para atuar com universalidade e equidade nessa população. Tal atitude irá proporcionar profissionais com atendimento acolhedor, conhecimento político-social, melhorar os índices de cuidados com saúde desses usuários e criar ambientes sem preconceitos e discriminações.TCC Itinerário terapêutico das pessoas com doença falciforme na Rede SUS do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Batista, Maria Yadja de Oliveira; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Maurício Wiering Pinto Telles; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel VianaA doença falciforme faz parte do grupo de hemoglobinopatias e é considerada a doença hereditária mais comum no Brasil. Sua incidência na população brasileira não ocorre apenas na população de origem, a negra, mas em todas as raças do país devido à miscigenação. Essa pesquisa buscou delinear o itinerário terapêutico destes pacientes com doença falciforme na Rede SUS do Estado do Rio Grande no Norte, visando encontrar suas principais dificuldades com relação ao atendimento e ao desconhecimento acerca da doença pelos profissionais de saúde. Para tanto, foi utilizado o método do grupo focal com seis pessoas que participavam da Associação de Pessoas Portadoras de Anemia Falciforme do Rio Grande do Norte. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, resultando em três categorias temáticas: Diagnóstico e convívio com a doença falciforme; Invisibilidade da doença pela Rede de Atenção à Saúde; Ausência de uma linha de cuidado; e Valorização do movimento social. Observou-se que não existe uma linha de cuidado para os pacientes no Estado, tornando a assistência à saúde inferior ao garantido por Lei. Esses resultados, comprovam que a Rede SUS do Estado deveria promover melhorias ao acesso desta população visando a melhor qualidade de vida.Artigo Percepção da DENEFONO sobre os impactos da conjuntura política brasileira (2016-2019) no SUS(Revista Brasileira de Educação e Saúde, 2020) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Lucena, Natália Beatriz França de; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877O movimento social se constitui como forma de sensibilizar a sociedade sobre as opressões, sendo um espaço de construção de saberes. Um dos maiores envolvidos nos movimentos sociais são os estudantes, tornando o movimento estudantil um dos sujeitos políticos coletivos que sustentam bandeiras pela garantia dos direitos sociais da população. Diante disto, este estudo objetiva analisar a percepção do movimento estudantil organizado da Fonoaudiologia sobre os impactos da conjuntura política brasileira (2016-2018) para o SUS. Esta é uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, cujo cenário é a Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO). A coleta de dados ocorreu nos dias 24 a 28 de julho de 2019, durante o Encontro Nacional Estudantes de Fonoaudiologia, em Recife/PE. Participaram 5 componentes da gestão 2018/2019 da DENEFONO. Os dados foram produzidos através da técnica do grupo focal e analisados utilizando a Análise de Conteúdo. Nos resultados, quatro categorias de análise foram elencadas: O papel da entidade que representa o estudante de fonoaudiologia no Brasil; Compreensão dos membros da DENEFONO sobre a conjuntura política do país no período 2016 a 2019; Posicionamento político da DENEFONO no período 2016-2019; e Impactos da conjuntura política 2016-2019 para a Fonoaudiologia e o SUS. Este estudo evidencia que os sujeitos participantes da DENEFONO expressam a necessidade de luta pelo SUS e contra o seu sucateamento. Entretanto, a atuação política da entidade ainda se encontra incipiente, com poucas deliberações e ações de caráter coletivo em defesa do SUS, da universidade pública e de uma sociedade mais justaTCC Percepção da Diretoria Executiva Nacional de Estudantes de Fonoaudiologia sobre os impactos da conjuntura política brasileira (2016-2019) no SUS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Lucena, Natália Beatriz França de; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Mauricio Wiering PintoTelles; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel VianaOs movimentos estudantis são ferramentas de discussões que evidenciam a expressão do jovem na sociedade e que na história está presente nas lutas pelos direitos. Este é um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, cujo cenário é a entidade representativa sem fins lucrativos Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO). A coleta de dados ocorreu nos dias 24 a 28 de julho de 2019, durante o Encontro Nacional Estudantes de Fonoaudiologia, em Recife/PE, na Universidade Federal do Pernambuco. Participaram da pesquisa 5 estudantes de graduação do curso de Fonoaudiologia, membros da DENEFONO na gestão 2018/2019. Os dados foram produzidos através da realização da técnica do grupo focal e analisados utilizando o método de Análise de Conteúdo. A partir disso, quatro categorias de análise foram identificadas: O papel da entidade que representa o estudante de fonoaudiologia no Brasil; Compreensão dos membros da DENEFONO sobre a conjuntura política do país no período 2016 a 2019; Posicionamento político da DENEFONO no período 2016-2019; e Impactos da conjuntura política 2016-2019 para a Fonoaudiologia e o SUS. Percebeu-se que os participantes compreendem o papel principal da entidade que é representar os estudantes em nível nacional, são esclarecidos sobre os acontecimentos ocorridos na conjuntura brasileira e as consequências dessas atitudes no SUS.TCC A percepção de fonoaudiólogos da região metropolitana de Natal-RN sobre o papel da atenção primária à saúde no contexto da pandemia da covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Garcia, Karoline Dantas; Telles, Maurício W. Pinto; Melo, Deborah Zuleide de Farias; Correia, Rafaela Bezerra FaçanhaObjetivo: analisar a percepção de fonoaudiólogos da região metropolitana de Natal-RN sobre o papel da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia do covid-19. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, o qual se utilizou da realização de entrevistas com fonoaudiólogas de seis municípios da região metropolitana de Natal-RN para a produção dos dados. Para a análise, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo, tendo como referencial teórico as bases de dados. Resultados: três categorias emergiram a partir da análise: o papel do fonoaudiólogo na Atenção Primária à Saúde; a percepção do fonoaudiólogo sobre a Atenção Primária à Saúde na pandemia do covid-19; atributos da Atenção Primária à Saúde que foram fortalecidos e fragilizados. Conclusão: Pode-se analisar através dos relatos de experiências das fonoaudiólogas como ocorreu o processo de trabalho dessas profissionais na APS durante a pandemia do COVID-19 ressaltando a importância do trabalho delas dentro das equipes multiprofissionais considerando sempre as melhores estratégias que se adequam dentro do contexto pela qual estão inseridas em cada região.Artigo Práticas de saúde de fonoaudiólogos na Atenção Especializada no Rio Grande do Norte(Distúrbios da Comunicação, 2020) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Castro, Esthéfany Greyce Pereira de; Lopes, Lavínia Mabel Viana; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877Introdução: A Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços em nível ambulatorial e hospitalar, tendo sua densidade tecnológica no nível intermediário. Quanto à organização dos serviços e caracterização das práticas existem diferentes modelos de atenção que podem subsidiar a atuação dos profissionais. Objetivo: Identificar em qual modelo de atenção à saúde se baseiam as práticas dos fonoaudiólogos de um serviço da Atenção Especializada da Rede SUS no Rio Grande do Norte. Método: Estudo de caso de abordagem qualitativa, onde foram entrevistados fonoaudiólogos atuantes no serviço através de questões sobre sua conduta na prática clínica e demais ambientes de trabalho. A entrevista foi gravada, transcrita e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: A partir dos dados obtidos, foram elaboradas três categorias de análise: a doença e a reabilitação como objeto e finalidade de trabalho do fonoaudiólogo, limitações dos recursos terapêuticos e estrutura física do espaço de trabalho e organização da Atenção Especializada no sistema de saúde estadual. Conclusão: Foram observados elementos da clínica ampliada e a prevalência do modelo médico-assistencial hospitalocêntrico com práticas voltadas, sobretudo, para os distúrbios fonoaudiológicos e na busca da reabilitação e cura do paciente.