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Navegando por Autor "Cortês Neto, Ewerton Dantas"

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    Dissertação
    Prática desportiva e qualidade de vida de crianças do bairro de nova descoberta Natal / RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-27) Cortês Neto, Ewerton Dantas; Miranda, Hênio Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/5697923336690125; ; http://lattes.cnpq.br/0885609076249585; ; http://lattes.cnpq.br/2992365760590748; Costa, Marcos Aurélio de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/7432693150713988; Barros, Jonatas de França; ; http://lattes.cnpq.br/2184497905983937
    Objetivos: O presente estudo teve o objetivo de analisar a contribuição das práticas desportivas para as crianças participantes em programas sociais. Método: Trata-se de pesquisa de natureza descritiva. A amostra foi composta por 51 participantes do Projeto Nova Descoberta, com faixa etária entre 8 a 17 anos, do sexo masculino (n=29) e feminino (n=22). Como instrumento foi aplicado uma entrevista semi-aberta com 10 itens em um período de dois anos consecutivos (2007 e 2008) com as crianças e adolescentes, além dos dados documentais nas escolas conveniadas do Projeto. Resultados: O desempenho dos participantes nos grupos aderentes e não aderentes em termos de rendimento escolar no ano de 2007 não apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05). Observou-se diferença significativa (p<0,05) na disciplina de Português quando da comparação entre os grupos, com média maior para os alunos aderentes no ano 2008. Discussão: Diante do contexto encontrado nos projetos esportivos sociais, surge uma série de indicadores que contribuiriam para uma avaliação da validade da proposta com fidedignidade. Existe a possibilidade de outras características do ambiente interferir na participação e no envolvimento em atividade física, e conseqüentemente, na situação saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Conclusão: Verificou-se que indicadores de desempenho escolar podem ser tomados em conjunto com demais elementos como desenvolvimento de habilidades, participação em outras atividades, motivação para as atividades, comportamento e atitudes tanto na casa dos participantes como na escola, para avaliação mais ampla e efetiva de projetos sociais
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    Tese
    Resiliência em adolescentes participantes de projetos sociais esportivos
    (2018-08-24) Cortês Neto, Ewerton Dantas; Maia, Eulalia Maria Chaves; ; ; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; Miranda, Henio Ferreira de; ; Maia, Rodrigo da Silva; ; Maia, Sônia Cristina Ferreira;
    Objetivo: A pesquisa tem como objetivo avaliar a resiliência de adolescentes participantes e não participantes de projetos sociais esportivos relacionando ao seu perfil sóciodemográfico. Materiais e métodos: Estudo de corte transversal, comparativo e analítico, abrangeu 134 adolescentes, com faixa etária compreendida de 12 a 17 anos, residentes em zona de alta vulnerabilidade social de um município do nordeste brasileiro. A coleta de dados deu-se com a realização de entrevista estruturada e a aplicação do questionário/escala de resiliência desenvolvida por Wagnild e Young (1993). Utilizou-se de análise estatística descritiva e inferencial, especialmente o uso do teste T para amostras independentes e o teste qui-quadrado. Para ambos, adotou-se um nível de significância estatística de p<0,05. Resultados: A resiliência média geral foi 110,6 (±15,9) e os participantes de projetos sociais apresentaram melhor resiliência (p=0,063), com predomínio de gênero masculino, faixa etária de 15 a 17 anos, sem problemas de saúde, pais (pai/mãe) autônomo, aposentado, pensionista ou desempregado com renda menor do que 1 salário mínimo, sem uso de bebida alcoólica/cigarro e outras drogas. Considerações finais: Os participantes de projetos sociais apresentaram melhor nível de resiliência, mesmo em diversas situações desfavoráveis, com fatores de riscos presentes.
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