Navegando por Autor "Cortez, Breno Peixoto"
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Dissertação Um Estudo de Politicas e Práticas do uso do GNV no transporte público urbano do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-23) Cortez, Breno Peixoto; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; Lima Neto, Oswaldo Cavalcanti da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787608D1O uso do gás natural veicular tem tido um crescimento acelerado nos últimos anos. No entanto, para que esse Programa tenha um sucesso contínuo, faz-se necessário desenvolver dispositivos de conversão de motores do Ciclo Otto, a gasolina ou álcool, para o uso de GNV (Gás Natural Veicular) que apresentem baixo custo, conservando o mesmo desempenho original do veículo e baixo nível de emissões, atendendo as normas do PROCONVE. Devido à necessidade de diversificação da matriz a fim de evitar dependência energética e devido aos rígidos controles de poluição, cresce no mercado brasileiro o número de veículos convertidos para a utilização de GNV. A recente regulamentação do PROCONVE, determinando que os motores convertidos com "Kits" sejam submetidos a ensaios de emissões, vem reforçar a necessidade do desenvolvimento proposto. Desta forma, se conseguimos obter "Kits" com as características já descritas, poderemos alcançar maior confiança do mercado e obter uma crescente aceitação da conversão de veículos para GNV. O uso do gás natural como combustível apresenta diversas vantagens em relação aos combustíveis líquidos. É um combustível com menor índice de emissões quando comparados com o diesel, seus gases de combustão são pouco nocivos, com um grau de segurança maior que os combustíveis líquidos e o preço no mercado é bastante competitivo. A preocupação que surge, e a motivação deste projeto, é saber qual as principais justificativas para que uma tecnologia, bastante aceita em outros países, com um baixo índice de emissão, com alto nível de segurança, onde sua manutenção se torna baixa se utilizada de forma adequada e disponível no mercado, não faz aflorar interesses nas empresas de transportes urbanos no Brasil, nos centros de pesquisas em geral. Assim este projeto vem para mostrar à sociedade de uma forma geral a atual visão dos principais atores governamentais, dos centros de pesquisas nacionais e das empresas privadas a respeito da utilização do gás natural em veículos de transporte urbano, a fim de passar uma maior confiabilidade à população, além de incentivar a competitividade do mercado nacional com um produto de custo acessível e confiável e enriquecer a tecnologia nacional