Navegando por Autor "Costa, Ben- Hur Bernard Pereira"
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Tese O espalhamento do lar por meio das mídias: comunicação como princípio das novas formas de habitar o mundo contemporâneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Costa, Ben- Hur Bernard Pereira; Hanke, Michael Manfred; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163; http://lattes.cnpq.br/9825034841126517; Pereira, Lívia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; Cordeiro, Renato Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3629107596043555; Maia , Francisco Jadson Silva; https://orcid.org/0000-0003-0148-3975; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076O lar é um fenômeno antropológico e espacial, resultado da identificação do sujeito com o lugar. Para Alfred Schütz (1979), o lar é o marco zero sobre o território, de onde partimos e para onde queremos retornar, e sua produção se dá à medida em que o habitamos. Assim, se habitar é condição da existência humana (Heidegger, 2006), o lar é uma possibilidade para qualquer pessoa, desde que a sua relação com o espaço seja constante e mutuamente constituinte. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), por sua vez, não mais são percebidas como meros objetos dispostos na superfície do planeta, mas sim como elementos que compõem e dinamizam a natureza (Santos, 2013). Nesta tese propomos quatro postulados que descrevem e explicam como o sistema-lar é produzido, praticado e acessado na contemporaneidade, por meio de três eixos teóricos-conceituais: a) as propriedades das mídias - que, para Flusser (1992), tensionam a estrutura do espaço privado; b) a midiatização do mundo da vida - que transforma as interações em sociedade (Sodré, 2002; Hjarvard, 2012) e c) a projeção das identidades no espaço habitado, realizada pelas mídias, que fornecem aos indivíduos uma experiência de habitar nômade. Com isso, defendemos que o lar se espalha sobre o território a partir de uma relação comunicacional entre humanos e espaços constituídos pelas mídias.