Navegando por Autor "Costa, Camila Fernandes da"
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Tese Capitães da Areia e Tereza Batista: duas fases e duas faces da violência sexual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-28) Costa, Camila Fernandes da; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/6278510231213410; Duarte, Carina Marques; Ramalho, Christina Bielinski; Almeida, Danielle Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187; Welter, Juliane VargasAo longo dos anos, a literatura, assim como diversos outros veículos culturais, tem refletido e perpetuado perfis estereotipados de mulheres, espelhando as relações sociais e os preceitos da sociedade patriarcal. Esses retratos, muitas vezes, moldam as mulheres dentro de um modelo de submissão, confinamento e silenciamento que perpetuam a prática da violência sexual. Pensando nisso, a presente pesquisa propõe-se a analisar os romances de Jorge Amado, Capitães da Areia (1937) e Tereza Batista Cansada de Guerra (1972), tomando como eixo condutor a análise da representação da violência sexual presente nesses textos literários, vitimando, na primeira, uma personagem secundária e, na segunda, a protagonista. Investigaremos, assim, o modo como as violências que perpassam o estupro se apresentam e reforçam estereótipos ou criticam tais valores que circundam o abuso sexual. Para que essa análise fosse possível, foi essencial o apoio na crítica feminista, sobretudo o seu enfoque no estudo do gênero feminino e suas representações na literatura e os debates em torno da violência sexual e sua relação com o patriarcado. Logo, este trabalho dialoga com os estudos desenvolvidos por Federici (2017), Priore (2015) e Davis (1981) para o entendimento da história das mulheres no Brasil e no mundo, esta última com enfoque para mulheres negras; de Beauvoir (1949), Millett (1970) e Brandão (2006), as quais estabelecem a relação entre a crítica feminista e os estudos literários; Brownmiller (1975), Davis (1981), Negreiros (2021) e Araújo (2022), no que se refere à análise da violência sexual. Além de utilizar como referência a crítica da obra amadiana relacionada aos estudos de gênero por meio da análise de diversos estudos desenvolvidos: Galvão (1976), Duarte (1996), Rayol (2011). O estudo objetiva-se a observar como as vozes presentes nas narrativas se combinam a fim de representar essa violência cometida contra personagens femininas. A partir dessa observação, a pesquisa possui a finalidade de examinar como esses recursos auxiliam na representação das diversas violências que perpassam os romances, levando em conta que cada narrativa possui suas singularidades que ilustram os diferentes contextos sociais, históricos e culturais. Desse modo, para a compreensão desses aspectos, observou-se a literatura sob uma perspectiva histórica e a sua relação com os estudos de gênero. Por meio desse estudo, além da contribuição para os estudos literários acerca das representações femininas, há a colaboração para a análise da representação da violência sexual em textos ficcionais. A partir da análise das narrativas de Jorge Amado, é possível afirmar que as figurações da violência sexual se modificam nas diferentes fases, as quais relacionam-se com as características composicionais presentes em cada momento de produção e com os valores presentes em cada época.Dissertação Narrativas de estupro: a representação da violação feminina em Capitães da Areia e Terra Sonâmbula(2019-02-11) Costa, Camila Fernandes da; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; ; Welter, Juliane Vargas; ; Ramos, Wellington Furtado;Este estudo analisa as cenas de estupro presentes nas obras: Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado e Terra Sonâmbula (1992), de Mia Couto. Tendo como objetivo investigar o pressuposto de que, diante desse crime, na maioria das vezes insere-se a culpa na vítima, seleciona-se como foco central as personagens femininas “negrinha” e Farida, avaliando a forma como ambas são representadas diante de uma mesma situação - o abuso sexual. Partese das seguintes questões-hipóteses: (i) há uma supremacia do homem nas relações sociais apresentadas nas narrativas?; (ii) a escolha do léxico na descrição das cenas e das personagens femininas remete a uma situação de subalternidade da mulher?; e (iii) há a inserção de um valor de desejo feminino durante o estupro que perpetua a ideia da vítima como responsável pela violência?; (iv) quais as diferenças e similitudes principais entre as descrições das personagens e cenas nos dois romances e quais os efeitos de sentido que as problemáticas em torno da representação de mulheres desencadeiam no leitor? Tomamos por base as contribuições da Literatura Comparada para os estudos literários de Coutinho e Carvalhal (2011); Nitrini (1997). Em seguida, inserimos a definição de violência sexual e violência ética para chegarmos à pretensão de uma não violência, amparadas em Butler (2016); Gomes (2016); Solnit (2017); Zolin (2009). Por fim, analisamos os heterodiscursos presentes nas obras de Bakhtin (2014; 2015). Os resultados da pesquisa ilustram que as obras possuem descrições do abuso sexual com enfoques distintos, os quais remetem às questões sociais e aos valores incutidos, uma critica a postura do agressor, a outra objetifica o agredido.