Navegando por Autor "Costa, Dioclécio Bezerra da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Educação escolar indígena no Território Mendonça Potiguara(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Costa, Dioclécio Bezerra da; Vieira, Jose Glebson; https://orcid.org/0000-0002-5546-1846; http://lattes.cnpq.br/0513632032515079; https://orcid.org/0000-0003-1359-9000; http://lattes.cnpq.br/8073453702156452; Lopes, Paulo Victor Leite; https://orcid.org/0000-0001-9589-2248; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; Neves, Rita de Cassia Maria; https://orcid.org/0000-0003-0507-8336; http://lattes.cnpq.br/9446999089598991; Durazzo, Leandro Marques; https://orcid.org/0000-0001-5160-2835; http://lattes.cnpq.br/9012872558274565; Nascimento, Rita Gomes do; https://orcid.org/0000-0002-1787-1553; http://lattes.cnpq.br/1608776186937258A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma etnografia da educação escolar indígena, a partir das escolas indígenas localizadas na comunidade do Amarelão, a saber: Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e Escola Municipal Professora Alice Soares, pertencente ao grupo familiar Mendonça, situadas no Município de João Câmara no Estado do Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada com a participação e envolvimento do próprio autor com a comunidade investigada, apresentando diálogos com professores indígenas e demais interlocutores que formam a comunidade educativa. Além disso, avalia-se a documentação a partir da qual estas unidades escolares foram constituídas. Dessa forma, tem como resultados o avanço das políticas públicas direcionadas aos indígenas, como a criação da Comissão de Elaboração da Política Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, para orientar as políticas públicas específicas de educação indígena do estado. Portanto, é necessário questionar a relação entre cultura, sociedade e escola. Isso porque a educação escolar indígena difere significativamente da escolarização tradicional, pois o processo de aprendizagem desses povos tem que caminhar juntamente para o fortalecimento da identidade cultural.