Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Diogo Gonzaga Monte da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Integrando a inteligência artificial generativa na educação em química: desenvolvimento de ferramentas e avaliação como recurso educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Costa, Diogo Gonzaga Monte da; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; http://lattes.cnpq.br/3826898919192593; Barreto, Inakã Silva; Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias
    Em um mundo cada vez mais interconectado, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Inteligência Artificial (IA), têm emergido como forças transformadoras na educação química. Apesar da familiaridade dos professores com tecnologias cotidianas, a efetiva integração de novas ferramentas tecnológicas no ensino ainda enfrenta barreiras significativas. Dessa forma, há uma grande necessidade de investigar estratégias educacionais e metodologias inovadoras, visando diminuir a lacuna tecnológica e avançar nas práticas educacionais. O presente trabalho investigou a integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação em química, com foco no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas inovadoras e na avaliação como um recurso educacional. O objetivo principal incluiu a criação de um produto educacional interativo, um e-book intitulado "ALQUIMIA DIGITAL: Transformando a Educação em Química com IA Generativa", baseado na Teoria da Aprendizagem Situada. A pesquisa sobre a aplicação do recurso educacional foi conduzida com professores de química, indicando uma nota média atribuída por eles de 8,5, refletindo uma visão geral favorável sobre a capacidade da IAG de contribuir para a educação em química. Apesar disso, 65% dos participantes apontaram para a importância da intervenção humana visando garantir a precisão das análises realizadas pela Inteligência Artificial Generativa (IAG). Os resultados indicaram que a IAG pode se tornar um recurso educacional importante no processo de ensino-aprendizagem, personalizando o conteúdo e facilitando a compreensão de conceitos complexos. No entanto, desafios como a formação adequada dos professores e a infraestrutura tecnológica precisam ser abordados para sua implementação. As considerações finais destacam a importância de continuar explorando e refinando o uso da IAG para promover uma educação mais interativa e adaptada às necessidades individuais dos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM