Navegando por Autor "Costa, Edilma de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Análise das normativas orientadoras da prática do técnico de enfermagem no Brasil(Revista Brasileira de Enfermagem, 2020) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Sousa, Yanna Gomes deObjetivos: analisar os fundamentos normativos que orientam a prática do profissional técnico de enfermagem, esclarecendo como se dá a atuação dessa categoria. Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, do tipo documental, realizado com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. De um total de 364 resoluções publicadas no período de 1975 a 2018, foram selecionadas 15 que atenderam ao objetivo do estudo. Resultados: foram sistematizadas duas categorias analíticas: âmbitos de atuação do técnico de enfermagem, segundo as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, e descrição das atividades do profissional com base nas resoluções. Considerações Finais: a análise dos fundamentos normativos que orientam a prática do técnico de enfermagem guia para a conclusão de possível fragilidade de conteúdo teórico e normativo para fundamentar a prática desses profissionais.TCC Aspectos relevantes para identificação de delirium em pacientes críticos: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-29) Silva, Antônio Luís Siqueira da; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9015-211X; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; https://orcid.org/0000-0003-1991-5027; http://lattes.cnpq.br/1937122629986403; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Bezerra, Rúbia Rochele Soares; http://lattes.cnpq.br/3521908025293010OBJETIVOS: elencar aspectos relevantes para identificação do delirium em pacientes críticos. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa, realizada em outubro e novembro de 2023, nas fontes de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACs). Para as buscas foram cruzados com o operador booleano AND os descritores: delírio; unidades de terapia intensiva e enfermagem. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos em texto completo, publicados entre 2016 e 2023, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos que não contribuíam para elucidar a questão norteadora da pesquisa. RESULTADOS: 16 artigos foram incluídos na amostra final, os quais foram desenvolvidos com diferentes abordagens metodológicas e publicados com maior frequência nos anos de 2022 (25,0%) e 2019 (25,0%). Quanto aos periódicos mais frequentes foram a revista da Escola de Enfermagem da USP, a Revista Gaúcha de Enfermagem, a revista Brasileira de Enfermagem e a revista Cuidado é Fundamental, com percentual de 12,6% artigos cada. A análise dos estudos, revelou que os aspectos relevantes para identificação do delirium em pacientes críticos foram: realizar a avaliação do delirium por meio de escalas validadas, desenvolver a educação continuada da equipe de enfermagem quanto ao delirium, estimular a abordagem multiprofissional centrada no paciente e na avaliação contínua da condição nutricional e dos fatores de risco para delirium em pacientes críticos. CONCLUSÃO: os estudos ressaltaram a importância da abordagem multiprofissional, da educação continuada da equipe de saúde e da implementação de práticas baseadas em evidências para melhorar a detecção precoce do deliriumTCC A autopercepção do enfermeiro quanto à sua competência no cuidado à pessoa com deficiência auditiva: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Ferreira, Fernanda Araujo; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Dantas, Anna Livia de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9908-2901; http://lattes.cnpq.br/6147113155473567; Dantas, Dândara Nayara Azevêdo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178Este estudo tem como objetivo investigar a autopercepção dos enfermeiros quanto à sua competência no cuidado de pacientes com deficiência auditiva, por meio de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada com base em artigos científicos indexados nas principais bases de dados, como PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science. Foram analisados nove estudos que abordam as habilidades, conhecimentos e desafios percebidos pelos enfermeiros no atendimento a essa população. Os resultados apontam que, apesar da disposição dos profissionais para aprimorar suas práticas, existem lacunas significativas no que se refere à formação específica, como o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e outras estratégias de comunicação adaptativa. Além disso, a falta de recursos estruturais, como intérpretes e tecnologias assistivas, bem como questões culturais e organizacionais, dificultam a oferta de um cuidado integral e eficaz. A análise dos dados sugere que a inclusão de temas relacionados à deficiência auditiva nos currículos acadêmicos, a capacitação contínua dos profissionais e o investimento em políticas públicas inclusivas são essenciais para superar essas barreiras. Conclui-se que a reflexão crítica sobre a competência dos enfermeiros, aliada a uma abordagem de saúde inclusiva e humanizada, é fundamental para a promoção de um atendimento mais qualificado e equitativo a pacientes com deficiência auditivaDissertação Conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes técnicos de enfermagem a partir do uso da simulação clínica: estudo quase-experimental(2019-12-06) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; ; ; Costa, Edilma de Oliveira; ; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; ; Coutinho, Verônica Rita Dias;Objetivou-se comparar o conhecimento, a satisfação e a autoconfiança de estudantes do curso técnico em enfermagem a partir do uso da simulação no ensino de suporte básico de vida no contexto da Atenção Primária à Saúde. Tratase de um estudo de intervenção, longitudinal e de abordagem quantitativa. Utilizouse o delineamento quase-experimental de grupo-controle não-equivalente do tipo pré-teste e pós-teste, através de uma amostragem não-probabilística por conveniência. Utilizou-se o referencial teórico da aprendizagem experiencial proposto por David Kolb. O estudo foi realizado na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem da referida instituição. A avaliação de conhecimento, de satisfação e de autoconfiança na aprendizagem e autoconfiança para atuar em situações de emergência, validados, foram aplicados em três momentos: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). O grupo controle participou do curso teórico-prático de Suporte Básico de Vida com ênfase na Atenção Primária à Saúde com as seguintes estratégias metodológicas: aula expositiva com demonstração de habilidades. Já o grupo experimental participou do mesmo curso, porém, com as seguintes estratégias: aula expositiva com demonstração de habilidades acrescida de simulação clínica. Para a realização da simulação, foi seguido o modelo conceitual de Simulação NLN/Jeffries para o ensino de enfermagem. Participaram do presente estudo 46 estudantes, predominantemente do sexo feminino (69,6%), na faixa etária compreendida entre 16 a 25 anos (63%), que nunca haviam estudado suporte básico de vida no curso técnico (76,9%) e sem experiência profissional na área da saúde (100%). Quanto a comparação do nível de conhecimento, tem-se que, ao nível de significância 5%, houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio, dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Além disso, os estudantes do grupo experimental mantiveram maiores níveis de autoconfiança para atuação em emergência, observando-se diferença nos pós-testes imediato e tardio. Nesse aspecto, estudantes do sexo feminino apresentaram maiores níveis de autoconfiança para atuação em emergência quando comparados aos do sexo masculino. Quanto a satisfação e autoconfiança na aprendizagem aplicada para os estudantes do grupo experimental após a utilização da simulação, tem-se uma predominância de estudantes fortemente satisfeitos e autoconfiantes com a aprendizagem após a participação na simulação clínica. Com isso, a aprendizagem a partir da metodologia de simulação clínica conferiu scores maiores de conhecimento, de satisfação e de autoconfiança, comparados àqueles adquiridos através de aula expositiva com demonstração de habilidades.Tese Conhecimentos e habilidades de acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea: evidências de validade de instrumentos(2018-08-31) Macedo, Eurides Araújo Bezerra de; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; ; Marconato, Aline Maino Pergola; ; Costa, Edilma de Oliveira; ; Azoubel, Roberta; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves;Os instrumentos para avaliar os conhecimentos e habilidades dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados à pessoa com lesão cutânea necessitam ser validados visando qualificar a assistência de enfermagem prestada e propor melhorias no processo de ensino-aprendizagem dessa temática. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as evidências de validade dos instrumentos de conhecimentos e habilidades no cuidado a pessoa com lesão cutânea para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvido de abril de 2017 a abril de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com acadêmicos matriculados na disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e profissionais do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (GPIPE). Participaram do estudo 117 acadêmicos de enfermagem e 38 profissionais, entretanto na etapa de validação do instrumento de habilidades participaram 109 acadêmicos. Os instrumentos utilizados foram um questionário aplicado antes e após as aulas de assistência de enfermagem no processo de cicatrização e um checklist aplicado no início da aula prática e ao final da aula, após orientações. Para análise do questionário foram utilizados os índices de dificuldade e discriminação, conforme a Teoria Clássica dos Testes, e para o checklist o percentual de acertos, sendo considerado adequado um percentual ≥ 70%, e o percentual de ampliação das habilidades, sendo adotado Alfa de Cronbach (α) > 0,70. As informações foram analisadas no SPSS 21.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os Testes qui-quadrado de Pearson e de Sinal, com p ≤ 0,05 como significância estatística. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº: 0002.0.294.000-10). Na primeira etapa de aplicação do questionário, das 10 questões 06 apresentaram baixo nível de dificuldade antes das aulas, e 09 após as aulas, além de 08 questões com necessidade de revisão quanto ao poder discriminativo. Obteve-se α = 0,515 antes das aulas e α = 0,040 após as aulas. Após duas etapas de revisão do questionário, sugestões do GPIPE e aplicação do questionário final aos acadêmicos obtiveram-se 05 questões com nível médio de dificuldade, 03 com nível baixo, 02 com nível alto de dificuldade e 05 questões com poder discriminativo satisfatório antes das aulas, além de uma diminuição de questões com necessidade de revisão após as aulas. Obteve-se α = 0,517 após as aulas com o questionário final. Quanto à aplicação do checklist, do total de 20 itens, apenas 01 apresentou percentual de acertos acima de 70% antes das orientações. Após as orientações, 19 itens apresentaram ampliação das habilidades, sendo essa diferença significativa em 17 itens. Obteve-se α = 0,857 após orientações. Assim, refuta-se a hipótese nula e aceita-se a hipótese alternativa, ao afirmar que os instrumentos de avaliação de conhecimentos e habilidades dos acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea, ao serem aplicados ao público-alvo, possuem evidências de validade, embora o questionário ainda necessite de refinamento para posterior revalidação.TCC Construção e validação de conteúdo de procedimentos operacionais padrão a serem implantados na sala de vacinação em um hospital regional do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-07) Souza, Antônia Danielly Moura de; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; https://orcid.org/0000-0001-7454-5511; http://lattes.cnpq.br/4939566349370668; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; https://orcid.org/0000-0002-6881-898X; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693Para uma concreta e segura administração das vacinas, faz-se necessário adotar medidas que permitam práticas padronizadas, sistematizadas e ancoradas em perspectivas técnico-científicas. Nesse contexto, a utilização de procedimentos operacionais padrão permitem uma completa efetividade, eficiência e segurança no preparo e administração desses componentes vitais à saúde humana, minimizando a ocorrência de eventos adversos e possíveis agravos. Tais protocolos encontram-se em consonância com o que rege o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo a construção e validação de conteúdo de vinte e um procedimentos operacionais padrão com a perspectiva de implantação em uma sala de vacina de um hospital regional do Rio Grande do Norte. Tal estudo, de caráter quantitativo de tratamento e análise de dados, baseou-se no referencial psicométrico de Pasquali desenvolvido de acordo com as seguintes etapas: 1) busca por referenciais teóricos atuais para embasar a construção dos protocolos; 2) construção de vinte e um procedimentos operacionais padrão relacionados às vacinas que compõem o calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, bem como, as vacinas de caráter emergencial contra a COVID-19; 3) desenvolvimento de um instrumento de validação de conteúdo seguindo a adaptação da psicometria de Pasquali; e 4) processo de validação dos protocolos construídos através da análise de cinco juízes/especialistas no método e/ou na área imunização. A devolução dos dados coletados, por meio de uma etapa realizada, através do instrumento de validação mostrou que os protocolos foram considerados válidos, tendo em vista que, para ser considerado válido, a média obtida por cada item individualmente deveria ser superior a 0,80 e o índice de validade de conteúdo acima de 0,80. Logo, foi observado um nível de concordância entre 0,92 e 1 de média e o cálculo do índice de validade de conteúdo acima de 0,80, conferindo a validade dos protocolos. O processo envolvido na construção e validação dos protocolos evidenciou a necessidade de documentos que norteiem as práticas seguras da administração das vacinas, reduzindo consideravelmente a ocorrência de eventos adversos e agravos. Faz-se necessário a continuidade do avanço nas pesquisas e revisão periódica das constantes mudanças que cercam a área da imunizaçãoTese Construção, validação e avaliação da eficácia de um simulador de baixo custo voltado para o ensino de administração de medicamentos em lactentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Araújo, Marilia Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092; Mazzo, Alessandra; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Almeida, Rodrigo Guimarães dos SantosO ensino em enfermagem apresenta limitações diversas, dentre as quais destaca-se a formação prática na administração de medicamentos em lactentes, em virtude da escassez de oportunidades para o treino dessa habilidade. A simulação clínica e os simuladores são, respectivamente, método e tecnologias de ensino potenciais para reduzir esta lacuna. Objetivou-se construir, validar e avaliar a eficácia de um simulador de baixo custo com a finalidade de administração de medicamentos em lactentes, por via subcutânea, endovenosa e intramuscular. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, a partir da utilização da estratégia de triangulação concomitante, sendo composta por três tipos de estudo: um metodológico, um de intervenção e um descritivo. Cinco etapas foram necessárias para a pesquisa: planejamento, construção e testagem do simulador; validação do simulador; validação do cenário de simulação; estudo de intervenção; e estudo descritivo. Para as etapas de validação, calculou-se o coeficiente Kappa, o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Validade Fatorial. No estudo de intervenção, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, através do uso de frequências e do teste de McNemar. No estudo descritivo, foram realizadas entrevistas que receberam processamento informacional lexicográfico no software IRaMuTeQ, para posterior análise do conteúdo. A etapa de construção do simulador envolveu a criação de um protótipo de um lactente, produzido com materiais de baixo valor aquisitivo, com um custo final de R$ 326,20. A segunda etapa envolveu a validação do simulador por nove juízes, que analisaram sua funcionalidade, aparência e aspectos gerais. A avaliação da funcionalidade através do coeficiente Kappa, IVC e FVI foi de 0,99. Tanto na avaliação dos aspectos gerais do simulador quanto de sua aparência, obteve-se um coeficiente Kappa de 0,96 e um IVC e FVI de 0,98. Obteve-se, portanto, uma excelência na concordância entre os avaliadores. A terceira etapa envolveu a validação de conteúdo do cenário de simulação por 31 juízes, que avaliaram a sua representatividade, importância e clareza, resultando-se em um IVC representatividade de 0,83; IVC importância de 0,94; IVC clareza de 0,88; Kappa de 0,81; FVI de 0,89. Na quarta etapa, comparou-se as habilidades de administração de medicamentos de 18 estudantes de graduação em enfermagem antes e após a oferta de um curso voltado ao tema, com melhora nos 73 itens avaliados, dentre os quais, 25 apresentaram significância estatística. Evidenciou-se, ainda, aumento do percentual de autoconfiança nas três vias de administração. A última etapa envolveu a percepção dos estudantes em relação ao uso do simulador, emergindo-se quatro categorias temáticas: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido; e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Com efeito, o simulador construído é inovador e reprodutível, confirmando-se a tese de que é possível construir um simulador de baixo custo voltado para administração de medicamentos em lactentes que apresente evidências de validade de aparência e funcionalidade e que promova a melhoria das habilidades dos estudantes.TCC Criança hospitalizada: o lúdico no ambiente hospitalar na adaptação e participação do paciente no processo terapêutico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-21) Medeiros, Maynard Marcel Alves Pereira de; Kluckzynik, Caroline Evelin Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-1790-1230; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; http://lattes.cnpq.br/1011930095516458; Souza, Rafael Lima de; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693Introdução: O processo de hospitalização muitas vezes se torna um evento traumático na vida da criança trazendo um sofrimento que não necessariamente está ligado apenas à doença, acolher os medos e estimular o brincar, é uma das maneiras de dar um sentido para aquilo que a criança vive. O uso do lúdico pode facilitar que ela mais facilmente se adapte, mesmo enfrentando adversidades, se torna um meio pelo qual a criança pode se expressar e ressignificar aquilo que ela vem sofrendo, sendo de grande importância para que a criança melhore seu bem-estar e contribua com sua recuperação e seu processo terapêutico. Objetivos: Descrever a experiência do uso do lúdico na hospitalização infantil para adaptação e participação da criança em seu processo terapêutico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo relato de experiência, sobre uma ação de extensão realizada na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. A enfermaria conta com 31 leitos, contudo, na ocasião por questões de greve da equipe hospitalar e biossegurança, contavam com metade da ocupação, variando entre 14 e 16 pacientes. Participaram 5 graduandos de enfermagem, que visitaram a enfermaria pediátrica em 4 sábados, entre os meses de abril e maio, no horário 09:00 até as 11:30, desenvolveram as seguintes atividades lúdicas: teatro, musicoterapia e desenhos. Resultados: Ao total participaram 11 crianças. Além disso, o número de crianças alcançadas pelo projeto foi abaixo do esperado, apesar disso, obteve-se resultados positivos em que as crianças puderam se comunicar e se expressar através do lúdico. Logo, os temas abordados foram a introdução do universo infantil no ambiente hospitalar, como a criança se observa em sua hospitalização e o profissional de saúde como aquele amigo que cuida da criança hospitalizada. Conclusão: O lúdico é uma ferramenta fundamental para o processo de melhora biopsicossocial para a criança hospitalizada que a auxilia em seu desenvolvimento e participação do processo terapêutico, em que foi visto nas intervenções que a melhor forma de execução das mesmas se daria de forma diária e não de forma semanal, para dessa forma promover uma continuidade mais próxima das intervençõesTese Desenvolvimento de um programa para assistência de enfermagem na prevenção e controle de sobrepeso ou obesidade em adolescentes(2016-12-16) Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; Enders, Bertha Cruz; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://lattes.cnpq.br/7178993125119667; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; ; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Medeiros, Carla Campos Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/6730680514230870; Sousa, Claudia Santos Martiniano; ; http://lattes.cnpq.br/6402590026361880; Costa, Edilma de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693A obesidade é um problema de saúde pública mundial, com prevalência crescente nos adolescentes. No Brasil, o Ministério da Saúde direciona a prevenção e o controle deste problema para a Atenção Primária à Saúde, sem, no entanto, oferecer instrumentos ou programas de intervenção que norteiem a prática do enfermeiro com essa população específica. Objetivou-se construir um programa para a assistência de enfermagem na Atenção Primária à Saúde direcionada à prevenção e controle de sobrepeso ou obesidade em adolescentes. Estudo metodológico, desenvolvido em quatro escolas estaduais e quatro Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal/RN. Participaram quatro enfermeiras, representantes das zonas geográficas do município (norte, sul, leste e oeste), 114 adolescentes, e 40 professores. Elaborou-se a intervenção em forma de programa, com base nas seias etapas do Protocolo para Mapeamento de Intervenção de Bartholomew (avaliação das necessidades, construção de matrizes dos objetivos de mudança, delineamento de métodos baseados em teorias e estratégias práticas, desenvolvimento do programa, planejamento da adoção e implementação, e planejamento da avaliação). As necessidades foram identificadas por meio de revisão da literatura, grupos focais com adolescentes e professores, e entrevistas semiestruturadas com as enfermeiras. Os dados foram sintetizados utilizando o discurso do sujeito coletivo. Realizou-se avaliação dos participantes Um total de 41 (36%) adolescentes foram identificados com sobrepeso (25/71%) ou obesidade (16/39%), e as principais necessidades foram: abordagem ao bullying, reeducação alimentar, disponibilidade de exerícios físicos na escola, auxílio na criação e manutenção de vínculo escola-Unidade de Saúde, e apoio da universidade na implementação das intervenções de enfermagem. A partir das necessidades, criaram-se matrizes dos objetivos de desempenho, dos determinantes e dos objetivos de mudança. Estes foram discutidos e modificados com as enfermeiras. Selecionaram-se teorias e métodos para embasar as ações da intervenção. As estratégias emergiram da revisão integrativa sobre intervenções de enfermagem direcionadas ao adolescente com sobrepeso ou obesidade e da intervenção “Assistência para reduzir o peso (1280)”, contida na Classificação de Intervenções de Enfermagem. Isso resultou na elaboração do “Programa de Enfermagem Saúde na Escola”. Os implementadores e usuários aplicaram, testaram e avaliaram as estratégias práticas, o que resultou na necessidade de redução da hora-aula dos exercícios físicos, de 60 para 45 minutos. Por fim, criou-se um plano de avaliação bimestral do Programa a ser posteriomente implementado. Conclui-se que uma intervenção em forma de programa que contemple a participação da comunidade, criação de vínculo, utilização de teorias, previsão de continuidade da assistência, e maximização dos recursos existentes na comunidade, tem potencial para a melhoria da prática de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Como intervenção para prevenção e controle de sobrepeso ou obesidade em adolescentes, o Programa elaborado guia intervenções direcionadas às necessidades de saúde da população nas escolas públicas e constitui uma tecnologia que contribui para o avanço de conhecimento de enfermagem sobre a implementação da teoria de promoção da saúde.Tese Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem(2018-06-08) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; ; ; Costa, Edilma de Oliveira; ; Bosco Filho, João; ; Macedo, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de; ; Coutinho, Verônica Rita Dias;A simulação realística é uma estratégia valiosa de ensino e aprendizagem que vem sendo difundida e utilizada nos cursos de graduação em saúde e enfermagem. Porém, a sua eficácia, quando comparada aos métodos tradicionais de ensino, ainda carece de melhores evidências. Assim, o estudo teve por objetivo geral analisar a eficácia de estratégias de ensino e aprendizagem na aquisição de conhecimento e satisfação de discentes da graduação em enfermagem no ensino de imunização no contexto da Atenção Primária a Saúde (APS). Trata-se de um estudo experimental, do tipo Ensaio Clínico Controlado e Randomizado (ECCR) pré-teste e pós-teste. A amostra do tipo não probabilística por conveniência, foi composta por 34 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos de 17 (controle e experimental) respeitando as variáveis de controle: sexo, idade, Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), experiência profissional na área de APS, e diagnóstico do Sistema Representacional Preferencial (SRP). Obteve parecer favorável junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, CEP/UFRN, protocolo nº 1.958.827, e cadastrado na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob protocolo RBR-9sqr6b. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2017. Os estudantes participaram de curso com 40 horas referente à imunização de adultos. O Grupo Controle (GC) participou do curso na modalidade 1: (exposição dialogada e treino de habilidades). O Grupo Experimental (GE), foi direcionado a modalidade 2 (exposição dialogada, treino de habilidades e simulação realística). A eficácia das estratégias de ensino e aprendizagem foi aferida mediante a avaliação pré e pós-teste. Foram também aplicados o Questionário de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizgem, o Questionário de Práticas Educativas, e a Escala de Design de Simulação. Em todos os cálculos inferenciais foi adotado o nível de significância de 5%. Os estudantes do GE apresentaram melhores desempenhos, em relação ao GC nas quatro avaliações de desempenho cognitivo, com significância estatística nas avaliações de conhecimento imediato (p valor = 0,031) tardio 1 – 20 dias (p valor = 0,031). Quanto a satisfação e autoconfiança na aprendizagem, não houve significância estatística entre os grupos em ambas as subescalas (p valor ≥ 0,05). Porém, o GE apresentou maiores médias. A Escala de Design de Simulação apresentou um Alpha de Cronbach total de 0,930. Em todas as dimensões da escala, obteve-se médias global igual ou superior a 4,60, sendo a resolução de problemas e o realismo as dimensões que apresentaram maior concordância e importância entre os estudantes do GE. Quanto as práticas educativas, as modalidades (1 e 2) foram avaliadas positivamente pelos estudantes. No GE foi encontrado significância estatística na subescala de importância, no domínio “maneiras diferentes de aprendizagem” (valor de p = 0,018). Aceita-se a hipótese alternativa do estudo à medida que na modalidade 2 os estudantes aprendem melhor e por mais tempo. Além disso, promove maior satisfação e autoconfiança nos estudantes. Conclui-se assim que essas práticas educativas apresentam suas dimensões estruturais mais próximas da aprendizagem significativa. Recomenda-se o uso da simulação e espera-se que as evidências produzidas no estudo contribuam para a melhoria no ensino de graduação em enfermagem.TCC Eventos adversos mais incidentes durante a internação na unidade de terapia intensiva: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Silva, Beatriz Coelho da; Costa, Edilma de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; https://orcid.org/0009-0003-4939-264X; http://lattes.cnpq.br/6089694271221296; Costa, Edilma de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Ribeiro, Kátia Regina Barros; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; Botareli, Fabiane Rocha; http://lattes.cnpq.br/1675404686155149Objetivo: Mapear na literatura os eventos adversos mais incidentes em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva. Método: Revisão de escopo, seguindo o cheklist PRISMA. Realizada busca em oito fontes de dados no mês de abril de 2024. Resultados: 2.016 publicações foram encontradas e 15 foram selecionadas após aplicação dos critérios de elegibilidade. Os estudos indicaram como eventos adversos mais incidentes aqueles relacionados a processo/procedimento clínico e erros de medicação além de mostrarem quais são as infecções relacionadas a assistência à saúde e associadas a dispositivos invasivos mais incidentes nas UTIs. Conclusão: É importante dar atenção a todos eventos adversos existentes, mas principalmente os mais incidentes para que seja possível traçar estratégias de mitigação e implantar a cultura de segurança no cuidado a saúde.Tese A fiscalização do exercício profissional no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte: um debate ético(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-30) Costa, Edilma de Oliveira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267; ; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Miranda, Moemia Gomes de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7041496129601963; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576A presente investigação teve como objeto de estudo a história da fiscalização do exercício profissional, no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN). Defende a tese de que a fiscalização exercida pelo Conselho constitui uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. Teve como objetivo analisar a história da fiscalização do exercício profissional da enfermagem, no Rio Grande do Norte, no período 1993-2013. Pautou-se no aporte ético-filosófico de Fourez e Vázquez. Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, descritiva e analítica, com abordagem qualitativa, utilizando os métodos de pesquisa documental e entrevistas. Teve como lócus da pesquisa empírica o Coren-RN, contando com sua documentação e a participação de fiscais e presidentes. A história da fiscalização foi sendo construída com base nos documentos, fotos e nas entrevistas com quem vivenciou essa trajetória. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, da UFRN, conforme Parecer 562.400/2014 (CAAE: 25452113.7.0000.5537). Os resultados indicam que o CorenRN, durante esses vinte anos, enfrentou inúmeras dificuldades, como a escassez de fiscais, a realidade precária da maioria dos serviços de saúde, a falta de qualificação dos profissionais, a ilegalidade do exercício profissional e a deficiência estrutural da instituição. Apesar disso, há que se reconhecer que o processo de fiscalização, exercido pelo Conselho, vem evoluindo ao longo desses anos. Essa evolução se expressa na ampliação do número de fiscais, na aquisição de uma nova sede e de três veículos, na criação das subseções nos municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, no encaminhamento dos processos éticos, entre outras conquistas. Ademais, registra-se uma maior credibilidade dos profissionais de enfermagem e de outros órgãos fiscalizadores. Em síntese, a fiscalização, como atividade-fim do Conselho, vem passando por um processo de transformação, com vistas a realizar a interlocução entre a concepção disciplinar e a pedagógica, em defesa da qualidade da assistência de enfermagem. Enfim, é um processo inacabado, em contínua construção.TCC Índices de gravidade da doença utilizados na Unidade de Terapia Intensiva: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Barbalho, Deanne Dias; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3517-0678; http://lattes.cnpq.br/6070393495539867; Costa, Edilma de Oliveira; Ribeiro, Kátia Regina Barros; Botarelli, Fabiane RochaIntrodução: Na UTI, os escores gerais de gravidade da doença são amplamente utilizados para avaliar os resultados, definir a gravidade da doença e a extensão da disfunção orgânica, bem como para avaliar o direcionamento de recursos. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo sobre os principais sistemas de pontuação utilizados na UTI. A amostra final deste estudo consistiu em 95 artigos, publicados entre os anos de 1986 a 2021. A maior parte foi do ano de 2011, seguido de 2015. Resultado: Na avaliação dos artigos foram identificados 12 índices de gravidade que são comumente utilizados na unidade de terapia intensiva para prever mortalidade e gravidade dos pacientes hospitalizados, sendo alguns deles: Acute Physiology and Chronic Health Evaluation (APACHE), Simplified Acute Physiology Score (SAPS), Mortality Probability Model (MPM), Sequential Organ Failure Assessment (SOFA), Multiple Organ Dysfunction Score (MODS) e Logistic Organ Dysfunction Score (LODS). Conclusão: A aplicação dos índices de gravidade na Unidade de Terapia Intensiva é essencial para a previsão de desfechos, uma avaliação precisa do estado clínico dos pacientes e uma tomada de decisões terapêuticas. No entanto, é importante reconhecer as limitações desses índices, como a variação na acurácia em diferentes populações e a dependência de dados clínicos precisos para cálculos confiáveis.TCC Óbitos evitáveis em crianças menores de cinco anos no Brasil: um estudo ecológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Tavares, Mykaella Tayres Felix de Lira; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; https://orcid.org/0000-0002-0448-1847; ttp://lattes.cnpq.br/5586356827273678; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693 Endereço; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Silva, Laís Mayara da; https://orcid.org/0000-0002-4574-4789; http://lattes.cnpq.br/4792653016812697A mortalidade infantil em crianças com até cinco anos é um indicador sensível da qualidade do sistema de saúde e das condições socioeconômicas de um país. No Brasil, assim como em muitas partes do mundo, a mortalidade infantil continua a ser um desafio significativo, embora tenham ocorrido progressos notáveis nas últimas décadas. Objetiva-se identificar o perfil dos óbitos evitáveis em crianças menores de cinco anos no Brasil. Trata-se de um estudo ecológico, refere-se à análise dos dados coletados em nível populacional, com dados gerais de mortalidade infantil ao longo do tempo, sem considerar especificamente informações individuais sobre cada criança. Tem-se como resultados que as principais causas de morte nessa faixa etária incluem infecções agudas e doenças preveníveis por vacinação. A falta de acesso a serviços de saúde qualificados, saneamento básico, água potável e educação sobre práticas de higiene são contribuintes diretos para o aumento de mortes evitáveis em criançasTCC Perfil característico da síndrome pós-cuidados intensivos: subsídios à prática de enfermagem no cuidado e reabilitação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-24) Mourão, Vanessa Gomes; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0001-7252-3327; http://lattes.cnpq.br/5706812290759603; Costa, Jessika Wanessa Soares; https://orcid.org/0000-0002-1218-4973; http://lattes.cnpq.br/1239174300920140; Ribeiro, Kátia Regina Barros; https://orcid.org/0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693O desenvolvimento da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos ou Post Intensive Care Syndrome é caracterizada por disfunções físicas, cognitivas e/ou psicológicas. Neste sentido, este estudo traz fatores associados aos indivíduos e aos cuidados complexos na UTI que corroboram com o seu desenvolvimento. Por conseguinte, percebe-se a influência do perfil que abrange o aspecto clínico (tempo de internação, comorbidades, uso de ventilação mecânica invasiva e sedação) e sociodemográfico (idade, nível de educação, situação de trabalho, religião, estado civil, origem) da população. Este estudo, objetivou-se identificar e descrever o perfil sociodemográfico e clínico de indivíduos com características da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos como subsídio à prática da enfermagem no cuidado e reabilitação. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa. A coleta cursou no período de janeiro a junho de 2023, com a busca ativa de indivíduos que detinham características da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos. A amostra final contou com 131 indivíduos com características da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos, distribuídos em duas instituições de referência em terapia intensiva no estado do Rio Grande do Norte. Neste estudo, nota-se que o perfil do indivíduo com a Síndrome Pós-Cuidados Intensivos tem como características sociodemográficas, sendo majoritariamente do sexo masculino, possui ensino médio completo, aposentado, com idade igual ou superior a 50 anos e solteiro. Por fim, é possível identificar o perfil sociodemográfico e clínico dos participantes com características da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos, evidenciando e reforçando os achados descritos na literatura internacional e nacionalDissertação Segurança do paciente e processo de trabalho em enfermagem(2017-03-14) Santos, Isabele dos Anjos Paiva dos; Guimarães, Jacileide; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; http://lattes.cnpq.br/7354604122206769; Costa, Edilma de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Bosco Filho, João; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237A prestação de um serviço de qualidade deve estar associada com o compromisso quanto à segurança do paciente e para isso é imprescindível compreender a complexidade do processo de trabalho em saúde. A enfermagem, em especial, é uma profissão que enlaça todos os aspectos relativos à qualidade dos serviços de saúde, uma vez que desenvolve atividades assistenciais e gerencias, além de assumir os cuidados com o paciente por maior tempo e com mais proximidade que os demais profissionais envolvidos nesse processo de trabalho. Por essa razão, destaca-se a importância de se refletir sobre seu processo de trabalho no sentido de apontar o caminho para uma assistência em saúde segura e com qualidade. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar a relação entre segurança do paciente e enfermagem em um ambiente hospitalar a partir da reflexão sobre seu processo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritivo e exploratório, utilizando a técnica da entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados 20 profissionais de enfermagem lotados em um hospital público de grande porte, sendo 5 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem. As informações foram analisadas à luz da técnica da análise temática, compreendida dentro do método de análise de conteúdo. Após organizar os núcleos de significados pelas semelhanças semânticas, foram construídas duas categorias: Categoria 1: Considerações sobre segurança do paciente e a Categoria 2: Relação entre a enfermagem e seu trabalho: a propósito do processo de trabalho. Pode-se inferir que a qualidade da assistência de enfermagem produz um forte impacto na segurança do paciente, o que remete a necessidade de compreender a relação que há entre a enfermagem e seu trabalho como um aspecto importante para o enfrentamento dos problemas de uma assistência insegura.Dissertação A visão dos gestores sobre o cuidado de enfermagem realizado por enfermeiras especialistas em hospitais universitários da região nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Melo, Bianca Calheiros Cardoso de; Medeiros, Soraya Maria de; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; 03592644416; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/0275507643120680; Silva, Sóstenes Ericson Vicente da; Costa, Edilma de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Forte, Elaine Cristina NovatzkiO mercado de trabalho, na atualidade, apresenta exigências frente às demandas sociais, políticas, econômicas e tecnológicas a serem enfrentadas pelos trabalhadores em todo o mundo. Tais exigências também encontram-se presentes no setor da saúde, para o qual, cada vez mais, se exige uma formação permeada por atualizações e por desenvolvimento profissional contínuo. Assim, os cursos de pós-graduação em enfermagem, na modalidade lato sensu, sugerem às enfermeiras um preparo direcionado a uma determinada área do conhecimento para possibilitar atualizações, conhecimento e aprimoramento da prática assistencial no cuidado ao paciente, à família e à comunidade. Nesse sentido, com este trabalho objetivou-se analisar como as/os gestoras/es de enfermagem identificam a qualidade do cuidado nos hospitais universitários a partir da inserção de enfermeiras especialistas naquele espaço. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como coleta de informações, entrevista remota, por meio do Google Meet, com os gestores da divisão de enfermagem de hospitais universitários da região Nordeste brasileira. Os dados foram analisados seguindo a Análise de Conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti 9.0, que auxiliou na organização de redes de visualização dos principais resultados. A entrevista foi realizada com cinco gestores da equipe de enfermagem de hospitais universitários presentes em quatro estados do Nordeste brasileiro, após a submissão e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, parecer nº 5.004.512, CAAE nº 50938721.5.0000.5537. A partir da observação do material, foi possível identificar duas categorias de análise, a saber: i) repercussões no cuidado de enfermagem após a contratação de enfermeiras especialistas; e ii) os fatores facilitadores e dificultadores da inserção de enfermeiras especialistas no mercado de trabalho. As principais repercussões foram: desenvolvimento de ensino e pesquisa; organização sistematizada de conhecimento próprio; segurança na atuação/conhecimento; proatividade; tratamento direcionado/processo de trabalho; atendimento mais rápido; identificação precoce dos riscos; morbimortalidade reduzida; menor tempo de internação hospitalar/rotatividade de leitos; diminuição do custo operacional; satisfação do usuário; melhor visibilidade da instituição. Em relação aos fatores facilitadores da absorção de enfermeiras especialistas, foram: abertura de vagas nos concursos públicos; melhor pontuação nos concursos; institucionalização do plano de carreira; incentivo institucional para a realização da pós-graduação; mesmo investimento financeiro, no mercado privado, comparado com as enfermeiras generalistas; exigência das especialidades pelos órgãos regulamentadores; domínio do conhecimento na área de atuação; experiência na área e valorização das especializações pela rede privada.Quanto aos fatores dificultadores: vagas reduzidas para enfermeiras especialistas; maior investimento financeiro para a contratação; desvalorização das especializações pelo mercado de trabalho na contratação como enfermeira especialista; inflexibilidade; especialista do sexo feminino/adoecimento de profissionais; carência de regulamentação específica e qualidade da formação de pós- graduação lato sensu. Assim, observa-se que apesar da maior visibilidade e do destaque da importância das especialidades frente ao trabalho da enfermagem, a visão dos gestores dos loci investigados sofre infuências do modelo capitalista.