Navegando por Autor "Costa, Gabrielle Morais Arruda"
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Artigo Qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico(Enfermería Global, 2016-07) Costa, Gabrielle Morais Arruda; Pinheiro, Maria Berenice Gomes Nascimento; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Cossi, Marcelly SantosEsta pesquisa objetivou avaliar a qualidade de vida dos pacientes portadores de doença renal crônica em tratamento hemodialítico, bem como caracterizá-los, identificar os fatores que interferem e influenciam na mesma. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa realizada em um centro de hemodiálise do Alto Sertão da Paraíba, município de Cajazeiras. Foi utilizado um questionário sócio-demográfico e o Whoqol-bref para avaliar a média dos domínios e da qualidade de vida dos participantes, bem como o teste de Correlação de Pearson entre as variáveis obtidas. A amostra foi composta por 39 sujeitos. A pesquisa contou com pacientes de ambos os sexos: 54% do sexo masculino e 46% do sexo feminino e possui, com relação a faixa etária, alta prevalência para maiores de 51 anos. De modo geral, o domínio mais prejudicado entre os participantes foi o físico (DF), com média de 59,44, e o mais preservado foi o domínio social (DS), com média de 72,87, refletindo na Qualidade de Vida (QV) dos portadores de IR, que apresentaram uma média de 64,96. Através do teste de Correlação Pearson observou-se relação de significância entre os diversos domínios, onde todos os domínios apresentaram uma correlação alta com a QV. Conclui-se que os pacientes com IRC em tratamento hemodialítico possuem uma qualidade de vida regular, e que o conhecimento dos profissionais acerca deste assunto é primordial para que alcance uma otimização na assistência aos portadores de IRC em tratamento hemodialítico.Dissertação Tecnologia educacional para comunicação segura no contexto da passagem de plantão hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Costa, Gabrielle Morais Arruda; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; http://lattes.cnpq.br/4615749766344167; Braga, Liliane Pereira; Piuvezam, Grasiela; Tinoco, Jéssica Dantas de SáA passagem de plantão é uma ferramenta estratégica utilizada para organização do trabalho da equipe de enfermagem e possibilita assegurar a continuidade da assistência ao paciente durante a troca de turno entre as equipes. A ocorrência de falhas nesse processo pode ocasionar prejuízos na assistência e danos à saúde dos pacientes, que podem ser superadas através da técnica correta de comunicação, protocolos pré-estruturados e padronizados, promoção do respeito mútuo entre profissionais, educação permanente e atualização profissional contínua. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma tecnologia educacionalpara o treinamento de equipes de enfermagem no contexto da passagem de plantão hospitalar para melhoria da segurança do paciente. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho metodológico, para construção de tecnologia educacional audiovisual, em duas etapas: Etapa 1: Revisão de Escopo; Etapa 2: Construção de vídeo educacional. Para a revisão de escopo, com base no método Joanna Briggs, seguiram-se as fases: identificação da questão de pesquisa;identificação dos estudos relevantes; seleção de estudo; mapeamento de dados; agrupamento, resumo e relato dos resultados. Para identificação das pesquisas elegíveis foram utilizados os descritores: Nursing Team, handover, shift handover e hospital, buscados nas bases eletrônicas:Pubmed, Science Direct, EMBASE, Web of Science e Scopus. Para a segunda etapa de construção do vídeo, desenvolveu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do conteúdo do vídeo; e construção e edição do vídeo. Na primeira etapa da pesquisa, a revisão de escopo apresentou 8 estudos elegíveis que apontaram a utilização de vídeos e a simulação clínica como estratégias eficazesde treinamento, sendo a ferramenta ISBAR/SBAR a mais utilizada para sistematização do conteúdo. Dessa forma, para construção do vídeo, as informações sobre os itens importantes para a passagem de plantão identificados na revisão de escopo foram utilizadas para a construção do roteiro do cenário, na qual o contexto da transição do plantão em enfermaria hospitalar ocorre com o um diálogo entre dois enfermeiros, com conteúdo baseado no ISBAR/SBAR. O vídeo foi construído através do site www.powtoon.com, um software de animação gratuito para construção de vídeos. Utilizouse a modalidade gratuita disponibilizadapelo site, na categoria “explicador animado”. O produto final deste estudo segue disponível para visualização pelo link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=80gJ2vV5tgM&rel=0 e pelo endereço do próprio site de criação: https://www.powtoon.com/online- presentation/dc2X6qjJACX/mestrado/. Conclui-se que a identificação dos principais métodos de treinamento para transformação e melhoria do processo da passagem de plantão bem como a comunicação efetiva na segurança do paciente e o seu conhecimento poderá guiar intervenções de melhoria dos processos de trabalho. E que o desenvolvimento de uma tecnologia educacional, como vídeos, pode facilmente ser acessados pelos profissionais de saúde, orientando-os na modificação de habilidades e atitudes que promovam a melhoria dos seus processos de trabalho, durante a passagem de plantão.