Navegando por Autor "Costa, Gerson Eugênio"
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Tese Contribuições dos saberes de astronomia para a formação do professor de matemática: um estudo na perspectiva da teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Costa, Gerson Eugênio; Morey, Bernadete Barbosa; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; https://orcid.org/0000-0003-2117-5558; http://lattes.cnpq.br/9291457153825869; Silva, Ana Paula Bispo da; Gomes, Severino Carlos; Gobara, Shirley Takeco; Costa, Ângelo Gustavo MendesO objetivo desta pesquisa é investigar, a partir da Teoria da Objetivação, as características de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, que contribua para a aprendizagem de saberes de Astronomia e de Matemática e proporcione uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso, influenciando na elaboração das atividades de ensino-aprendizagem e no planejamento das aulas, inclusive, na coleta e análises dos dados. Nesse sentido, realizamos uma investigação com foco na abordagem qualitativa. Procuramos inicialmente, identificar os conceitos essenciais de Astronomia que poderiam ter relevância para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia utilizando a perspectiva da Teoria da Objetivação. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Os participantes foram convidados através de telefonemas e abordagens pessoais. Escolhemos estes professores devido à nossa experiência profissional ter uma grande aproximação com esse público e pela importância desses saberes para a vida desses educadores. Decidimos focar o curso nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, foi realizado o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise dos dados, optamos por seguir a abordagem da análise multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores. Como resultado obtido, revelamos, a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes, ou seja, indícios dos processos de Objetivação e Subjetivação dos saberes astronômicos no tocante a natureza dos astros, os movimentos da Terra, as estações do ano, os planetas do Sistema Solar, as dimensões e distâncias do Sistema Solar e na interpretação de fenômenos e informações sobre cometas e asteroides. Por fim, enunciamos que conseguimos comprovar a tese que o desenvolvimento e implementação de um curso em Astronomia, com uma abordagem sociocultural fundamentada na Teoria da Objetivação, pode contribuir de forma significativa para o professor de Matemática da Educação Básica ao vivenciar uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva.Produto Educacional Matemática aplicada à apicultura: na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Gerson Eugênio; https://orcid.org/0000-0003-2117-5558Produto educacional fruto da dissertação intitulada A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana.Dissertação A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana(2018-07-19) Costa, Gerson Eugênio; Morey, Bernadete Barbosa; Radford, Luis; Bandeira, Francisco de Assis; Oliveira, Rosalba Lopes deO presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.