Navegando por Autor "Costa, Isabel Karolyne Fernandes"
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Dissertação Análise do transtorno do estresse pós-traumático em profissionais emergencistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-05) Nascimento, Jéssica Cristhyanne Peixoto; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; ; http://lattes.cnpq.br/5447399322453482; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724; Salvetti, Marina de Góes; ; http://lattes.cnpq.br/2728892775372573O homem lida com situações estressantes e potencialmente traumáticas desde as histórias mais remotas da humanidade. Na vida moderna, onde as situações estressantes estão em evidência, o mercado de trabalho e a economia sofrem perdas com o curto tempo de serviço de profissionais ocasionado por transtornos mentais. As doenças causadas pelo estresse e trauma entram em discussão como uma das causas de encurtamento do tempo de prestação de serviços entre profissionais de empregos com alta demanda física, emocional e/ou alta periculosidade, como bombeiros militares, policiais militares e profissionais de saúde que atuam em contextos de urgência e emergência. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) – doença ocasionada pela exposição a eventos traumáticos e estressantes, é caraterizado pela cronificação de sintomas de revivência, evitação ou de hiperestimulação autonômica relacionados a um evento traumático. Logo, este estudo objetiva analisar o TEPT em profissionais que atuam em situações de emergência através do rastreamento da sintomatologia deste agravo com profissionais de saúde do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, das Unidades de Pronto Atendimento alocadas em Natal/RN, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, dos bombeiros militares e da polícia militar da cidade de Natal/RN e região metropolitana. Fez-se uso de um método analítico, transversal, exploratório com abordagem quantitativa que se utilizou de dois instrumentos de coleta de dados: a Escala do Impacto do Evento – Revisada e um instrumento para coleta de informações sociodemográficas e relacionadas aos eventos potencialmente traumáticos. A pesquisa foi realizada nas dependências dos serviços em que cada profissional estava inserido. Verificouse que os profissionais emergencistas participantes se constituíram de, em sua maioria, homens, na faixa etária de 36-45 anos, com tempo de serviço acima de 10 anos, com ensino superior, com companheiros, que trabalhavam em escalas de trabalho de 41 a 60 horas semanais. Foi possível verificar que 31,07% da amostra apresentaram escore compatível com um provável diagnóstico de TEPT. Dentre os profissionais que atuavam em segurança pública, 39,67% apresentaram escores correspondentes a provável diagnóstico de TEPT e, nos que atuavam na saúde, 20,78%; os profissionais de segurança possuíram prevalência 48% superior em escores compatíveis com o diagnóstico de TEPT. Nas subescalas da IES-R, os participantes de faixa etária de 36 a 45 anos, em sua maioria bombeiros e enfermeiros, com tempo de atuação a partir de 15 anos, apresentaram maior escore médio na subescala de sintomas de intrusão; na subescala de evitação, policiais militares e enfermeiros, com tempo de atuação a partir de 15 anos; e na de hiperestimulação, apresentaram maiores escores médios os participantes na faixa etária de 36 a 45 anos, e policiais militares. Foram também apontados os principais eventos potencialmente traumáticos vivenciados pelos profissionais no ambiente laboral, os principais sinais manifestados, e as principais estratégias de enfrentamento e fatores que dificultam o exercício profissional.Dissertação Desenvolvimento de módulo educacional para capacitação de enfermeiros para formação de paciente experto com Esclerose Lateral Amiotrófica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Alves, Dase Luyza Barbosa de Sousa; Vitor, Allyne Fortes; https://orcid.org/0000-0002-4672-2303; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; https://orcid.org/0000-0003-0462-9220; http://lattes.cnpq.br/2274506090006672; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0002-5068-2906; http://lattes.cnpq.br/4859174752145121; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Araújo, Mércio Gabriel deAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) definem-se como os recursos tecnológicos que, ao serem integralizados, viabilizam a comunicação em variados cenários, abrangendo o ensino-aprendizagem. Os profissionais de saúde devem buscar um novo modelo de cuidado, que implementem em suas práticas estratégias para busca de autogestão a pacientes com doenças crônicas, com objetivo de desenvolver uma cultura de autogerenciamento, capacitando o paciente e seus familiares/cuidadores. Estudos comprovam que tais medidas trazem benefícios à saúde e bem-estar ao paciente, além de reduzir o impacto econômico devido ao aumento de pessoas com doenças crônicas. Quanto a isto, a proposta de educação em saúde apresenta-se como um veículo transformador de práticas e comportamentos, com o intuito de desenvolver autonomia ao usuário além de melhoria de sua qualidade de vida. O presente estudo objetivou desenvolver um módulo educacional baseado na Teoria dos Sistemas de Enfermagem para capacitar enfermeiros na formação de Paciente Experto com Esclerose Lateral Amiotrófica. Trata-se de um estudo do tipo metodológico de abordagem quantitativa, realizado no ano de 2022, sistematizado segundo o referencial da Psicometria de Pasquali, composto por três etapas específicas, realizadas através dos procedimentos: teóricos, para qual se realizou a identificação dos itens para compor o conteúdo do módulo educacional mediante o que preconiza as Diretrizes da Amyotrophic Lateral Sclerosis Association (ALS Association), associado aos achados de uma Scoping Review; procedimentos empíricos pelos quais foi realizada construção do roteiro do módulo educacional para etapa de validação de conteúdo por juízes, que contou com a participação de 48 juízes segundo critérios previamente estabelecidos; e procedimentos analíticos, destinado a análise dos dados através do Índice de Validade de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 5.621.415, CAAE: 60610922.6.0000.5537. Os estudos provenientes da Scoping Review demonstraram que apesar de a doença possuir rápida progressão e ser incapacitante os pacientes sentem a necessidade de possuírem mais autonomia e participarem das tomadas de decisões. Deste modo, a partir da identificação dos itens para elaboração dos roteiros, o módulo educacional foi intitulado de “A gestão do cuidado de enfermagem ao paciente com ELA”, com duas unidades, sendo abordada na unidade um, os conceitos essenciais da ELA e do Paciente Experto, e na unidade dois, a gestão do cuidado qualificado e humanizado, referente aos aspectos físico, respiratório, nutricional, de comunicação e apoio psicológico ao paciente com ELA. Os roteiros foram submetidos à apreciação dos juízes para validação de conteúdo, ao serem analisados estatisticamente o IVC dos roteiros atingiu o índice superior a 80%, com um IVC total de 95,5%, estando em adequação com o método utilizado. Constituiu-se que, o conteúdo do módulo educacional foi considerado válido em sua totalidade. Espera-se que o módulo educacional “A gestão do cuidado de enfermagem ao paciente com ELA” ofereça subsídios para a construção do conhecimento para um cuidado de enfermagem que vise estimular a prática de autocuidado e autogestão a pacientes com ELA a fim de desenvolver Paciente Experto.Tese Eficácia de técnicas não instrumentais para inserção de sonda de alimentação em pacientes críticos: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Queiroz, Cintia Galvão; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; https://orcid.org/0000-0003-4680-4373; http://lattes.cnpq.br/0966835970403233; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; https://orcid.org/0000-0002-3096-2759; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724; Ribeiro, Katia Regina Barros; https://orcid.org/0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; Medeiros, Lays Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/0040523308979789A inserção da sonda nasoenteral, apesar de ser um procedimento frequente, é invasivo e tradicionalmente inserido ‘‘às cegas’’, com a cabeça do paciente na posição neutra e sem assistência instrumental ou manipulação laríngea externa. Esse procedimento às vezes torna-se difícil e traumático, apresentando maior complexidade em pacientes em coma (fisiológico ou induzido) e intubados, tornando-se um desafio diante obstáculos anatômicos. Desta forma, sua inserção não está isento de riscos, eventos adversos podem ocorrer durante este procedimento e comprometer a segurança do paciente. Para tanto, objetivou-se comparar a eficácia de dois métodos não instrumentais de inserção da sonda de alimentação nasojejunal em pacientes em coma (fisiológico ou induzido) e intubados. Trata-se de um ensaio clínico prospectivo, randomizado e controlado,realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, onde foram selecionados pacientes adultos em coma fisiológico ou induzido e intubados. Estes foram randomicamente distribuídos em dois grupos: os que tiveram a inserção da sonda de maneira convencional, com cabeça na posição neutra (Grupo Controle) e o grupo com a cabeça posicionada lateralmente à direita (Grupo Intervenção). Em ambos, os pacientes estavam em posição supina, sem travesseiro, em semi-fowler e não houve quaisquer manobras de mento, mandíbula ou laringe. Foram registrados e calculados: (1) Taxa de sucesso da técnica selecionada na primeira tentativa, segunda tentativa e total; (2) Tempo necessário para a primeira tentativa bem-sucedida e a soma de todas as tentativas; (3) Complicações durante a inserção, incluindo dobradura da sonda, torção, nó, sangramento da mucosa e inserção na traqueia; (4) Sinais vitais do paciente. O projeto foi apreciado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde obteve parecer favorável e registrado na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-8cktds4). 32 pacientes foram distribuídos conforme randomização e alocados da seguinte forma: 16 (50%) no GC e 16 (50%) no GI. Não houve diferença significativa em termos de idade, sexo, peso, estatura e índice de massa corporal entre os grupos. A taxa de sucesso geral foi de 75%. O sucesso na primeira tentativa de inserção em pacientes intubados foi de 87,50% no GI e 62,50% quando comparado ao GC. O tempo necessário para a inserção bem-sucedida foi menor no GI (53,31 ± 17,50) em comparação ao GC (84,38 ± 29,81), sendo evidenciado diferença estatística do tempo de inserção entre os grupos (P <0,001). As complicações foram maiores no GC (31,25%) em comparação com GI (6,25%). Não houve nenhum caso de complicações graves. Além disso, na avaliação da média dos parâmetros hemodinâmicos (pressão arterial sistólica e diastólica, frequência cardíaca, pulso e saturação de oxigênio), não houve diferença significativa entre os dois grupos, antes e depois da inserção da sonda. Conclui-se que a simples manobra de lateralização do pescoço, como manobra autônoma, resulta em tempos de inserção mais rápidos e bem- sucedidos, com baixas taxas de complicações, evitando manipulações desnecessárias da tireoide, laringe e instrumentação das vias aéreas.Tese Evidências da construção e validação de um curso a distância de suporte básico de vida(2017-07-07) Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Torres, Gilson de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724; Maia, Eulália Maria Chaves; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; Santos, Renata Silva; http://lattes.cnpq.br/5216720159381839; Dantas, Rodrigo Assis Neves; http://lattes.cnpq.br/7876572769527929; Schlosser, Thalyta Cristina Mansano; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041O objetivo dessa investigação foi analisar as evidências de validação de um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) na modalidade de ensino a distância (EAD) para acadêmicos e profissionais de saúde de um Hospital Universitário. Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa, utilizando enquanto referencial teórico a teoria psicométrica de Pasquali. O estudo desenvolveu-se em duas etapas: construção e validação do conteúdo de três ferramentas: instrumento de avaliação de conhecimento em suporte básico de vida (ACSBV); conteúdo do curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) e roteiro do jogo educativo simulado de Suporte Básico de Vida (JESBV). A amostra para validação do instrumento de avaliação do conhecimento foi composta por 29 juízes e seis juízes para o curso e roteiro do jogo. A coleta de dados foi realizada entre agosto e setembro de 2016. O estudo foi aprovado (Parecer nº 1.709.004 e CAAE: 58511516.0.0000.5292) pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os programas Microsoft-Excel e SPSS 20.0, com uso do índice Kappa (K) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando aceitável K ≥0,65 e IVC>0,80. O nível de significância estatística estabelecido para o valor de ρ foi < 0,05. O ACSBV continha inicialmente 13 questões. Na validação do ACSBV, verificou-se que das 33 sugestões realizadas, 18 foram acatadas, 3 rejeitadas e 12, após análise de valores de IVC e Kappa, serviram de orientação para a exclusão de três questões. Assim, ao final foram removidas as questões (5, 6 e 13) com índice K ou IVC menores que o estabelecido nesse estudo, sendo a clareza o requisito com menores valores de adequação. Na avaliação global, após retirada das três questões, o instrumento final ficou com 10 questões e obteve IVC de 0,95 e K de 0,81. Quanto ao processo de validação do CSBV, verificou-se que das 16 sugestões realizadas, 14 foram acatadas e apenas 2 rejeitadas. A maioria das sugestões esteve relacionada aos requisitos avaliação geral do conteúdo, utilidade, clareza, objetividade e vocabulário. Desse modo, o CSBV foi validado com índices satisfatórios pelos juízes (IVC = 0,94; K = 0,87; nota média 9,50). Quanto ao JESBV, esse foi desenvolvido em 13 telas, das quais 9 apresentaram conteúdos de SBV, e as demais orientações gerais para o avançar do jogo. A elaboração do roteiro priorizou a complexidade gradativa dos conhecimentos em SBV com cuidados minuciosos na organização dos textos e na proposta das animações. Das cinco sugestões realizadas, todas foram acatadas, sendo a maioria relacionada aos requisitos de organização, clareza e vocabulário. Nenhum item foi considerado inadequado, apresentando o jogo um valor médio de 0,95 de IVC; 0,81 de Kappa e nota média de 9,67. O desenvolvimento de todas as ferramentas que compõe o Curso de Suporte Básico de Vida (CSBV) em EAD apesar de ter se mostrado um processo complexo e desafiador é válido para apoiar o ensino de urgência (nessa temática) para acadêmicos e profissionais de saúde.Dissertação Identificação do paciente em um centro de cuidados intensivos: aplicação de um ciclo de melhoria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-09) Lima, Maria Solange Moreira de; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; ; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; ; http://lattes.cnpq.br/1808494258635663; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724Introdução: Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a identificação do paciente é uma ação que tem como objetivo regulamentar o processo de segurança na assistência prestada pelas instituições de saúde, bem como minimizar a possibilidade de danos e, ainda, assegurar que determinado cuidado, procedimento ou tratamento seja destinado a ele. Objetivo: Avaliar o efeito da implantação de um ciclo de melhoria da qualidade no processo de identificação do paciente. Metodologia: Trata-se da implementação de um ciclo de melhoria interno, observacional e de intervenção, utilizando um desenho quase experimental, antes e depois, com abordagem quantitativa, em um Centro de Cuidados Intensivos. Foram elaborados sete critérios para avaliação da qualidade do processo de identificação. Os resultados da intervenção foram submetidos à análise estatística e apresentados em gráfico de Pareto, para demonstrar o nível de melhoria. Resultados: A qualidade do processo de identificação apresentou melhoria significativa nos valores referentes ao cumprimento das conformidades nos critérios avaliados. Foi observada significância estatística (p < 0,001) nas avaliações dos critérios C1, C2, C3, C4 e C6, com aumento nos valores de cumprimento após a intervenção do ciclo de melhoria. Conclusões: O presente estudo evidenciou que o ciclo de melhoria realizado com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de identificação do paciente mostrou-se efetivo. Foi possível envolver as partes interessadas, estimular a participação da equipe assistencial e melhorar os processos organizacionais relacionados à temática.TCC Mapeamento e endereçamento de insumos farmacêuticos no centro cirúrgico de um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Morais, Eduarda Valéria de Freitas Morais; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146; http://lattes.cnpq.br/0526833703192528; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Menezes, Danielle Lima Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7208954186981617A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínico-assistencial, técnica e administrativa, onde se concentram as atividades relacionadas à assistência farmacêutica. A farmácia satélite se caracteriza como um núcleo da farmácia hospitalar inserido em determinado serviço assistencial. Sua necessidade se justifica na exigência de produtos mais específicos, dependendo do cenário em que está inserida, como é o caso do ambiente do centro cirúrgico (CC). A Farmácia do Centro Cirúrgico (FCC) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), local onde o estudo foi realizado, apresenta limitações, como a inexistência de um sistema de endereçamento padronizado, no qual seja possível identificar a localização de cada produto de saúde. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de intervenção é a implementação de um sistema de mapeamento, endereçamento e catalogação dos medicamentos e materiais médico-hospitalares armazenados e utilizados no centro cirúrgico, incluindo a padronização de sua disposição para produtos armazenados na farmácia satélite. Para a metodologia, foi realizado um diagnóstico preliminar por meio de um formulário estruturado e direcionado aos profissionais inseridos no serviço, quanto à identificação e localização de medicamentos e produtos para saúde padronizados na farmácia satélite do CC. Participaram da pesquisa 24 profissionais mediante assinatura de Termo de Consentimento e Esclarecimento (TCLE). A partir das respostas, foi desenhado o sistema de endereçamento, composto por etiquetas de identificação, catálogo dos itens e Procedimento Operacional Padrão (POP). Com as intervenções realizadas, espera-se melhorias no serviço da FCC, como o aprimoramento da gestão de estoque e de recursos utilizados pelo setor, e o estabelecimento de mais uma barreira para os erros de medicação, a fim de garantir a segurança do pacienteDissertação Riscos ocupacionais e acidentes de trabalho em um serviço de atendimento móvel de urgência do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-02) Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Barbosa, Maria Alves; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793558E6; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8Estudo exploratório, descritivo, quantitativo e dados prospectivos, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Região Metropolitana de Natal/RN, com vistas a identificar o conhecimento da equipe multiprofissional acerca das normas de precauções padrão e segurança do trabalhador; identificar os riscos ocupacionais peculiares às atividades desenvolvidas nesse serviço; caracterizar os acidentes de trabalho (AT) e conhecer os procedimentos adotados após cada AT. A população constou de 162 profissionais e os dados foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2010. Quanto à caracterização pessoal e profissional, dos 162 profissionais, 12,96% eram médicos; 6,79%, enfermeiros; 33,95%, técnicos de enfermagem; 46,29%, condutores; 74,70% do sexo masculino; 43,21% tinham entre 31 e 40 anos; 69,33% residiam em Natal/RN; 50,00% possuíam o ensino médio completo; 58,64% casados; 69,75% tinham filhos; 46,91% tinham entre 1 e 4 anos de formação; 61,73% possuíam cursos de atualização; 59,25% estavam com 3 a 4 anos de serviço; 54,32%, com 1 a 4 anos de experiência na urgência; 44,44% recebiam de 1 a 2 salários; 78,40% recebiam insalubridade; 67,28% atuavam na USB; 83,95% tinham jornada no SAMU Metropolitano de 31 a 40 horas semanais; 52,47% possuíam outro vínculo empregatício. Quanto ao conhecimento sobre normas de precauções padrão, segurança e riscos ocupacionais, 99,38% sabiam o que era AT; 62,96% deram respostas incompletas; 74,07% conheciam as normas de AT; 46,67% adquiriram esse conhecimento em palestras; 53,09% conheciam os EPIs; 71,60% deram respostas incorretas sobre a importância das PPs; 45,06% nunca receberam intervenção educativa sobre essa temática; 89,51% disseram serem muito importante as intervenções educativas na prevenção de ATs; 90,12%, apontaram como muito importante este tema no ambiente de trabalho; 27,00% sugeriram a orientação sobre o tema no próprio local de trabalho; dentre os riscos físicos, 34,57% consideraram os ruídos como o mais importante; dos riscos químicos, 78,40% referiram os gases e fumaça; dos riscos biológicos, 48,77% citaram o contato com o sangue; dos riscos mecânicos, 80,86% disseram que eram os acidentes de transporte; dos riscos ergonômicos, 40,12% afirmaram ser a tensão/estresse no atendimento aos pacientes graves, psiquiátricos e agressivos; e houve uma média de 4,5 para o sentimento de segurança no ambiente de trabalho. Em relação aos dados sobre os ATs ocorridos, 31,48% sofreram pelo menos um evento acidentário; 72,55% não notificaram; 60,98% responderam que não existia rotina para notificação; 56,86% estavam realizando o transporte de pacientes; 49,02% se acidentaram na USB/UR; 60,78% aconteceram durante o dia; 96,08% dos profissionais estavam em escala de trabalho normal (plantão 24hs); 31,37% sofreram contusão; 58,82% lesões nos membros/cintura pélvica; 43,14% foram acidentes de transporte. Quanto à evolução do AT, 62,75% não precisaram de afastamento do trabalho; 76,47% não tiveram sequelas; 88,24% não precisaram de reabilitação; nenhum profissional precisou mudar de ocupação. E, por meio da regressão logística univariada, evidenciou-se que os enfermeiros e o sexo masculino eram fatores de risco para a ocorrência de AT. Concluímos que havia lacunas no conhecimento da equipe no que concerne aos AT, enfatizando-se a necessidade da educação permanente em biossegurança no serviço.Dissertação O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-20) Noronha, Jardênia Azevedo da Silva; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; ; http://lattes.cnpq.br/1381305719593324; Bonfada, Diego; ; http://lattes.cnpq.br/3824146378320609; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724A Vivência Integrada na Comunidade surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Esta pesquisa busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na ótica do estudante. Sendo um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo utiliza como dados tanto a experiência da pesquisadora quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber: “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”; “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos. Os resultados alcançados comprovam que a Vivência Integrada na Comunidade contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos auxiliando tanto o serviço quanto a universidade a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas, tais como uma melhor organização do tempo durante as visitas, maiores esclarecimentos sobre os protocolos, entre outros, garantindo um maior aproveitamento da disciplina em questão servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares. Os objetivos da pesquisa tencionam compreender o processo de articulação e sistematização da relação institucional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a universidade; identificar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado da Vivência Integrada na Comunidade elencando suas potencialidades e fragilidades.Tese Tradução e adaptação transcultural do instrumento Good Perioperative Nursing Care Scale(2020-02-17) Rocha, Karolina de Moura Manso da; Enders, Bertha Cruz; Lima, Maria Alzete de; ; ; ; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; ; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de;O objetivo do estudo foi traduzir e adaptar transculturalmente o instrumento Good Perioperative Nursing Care Scale para o Português e o contexto brasileiro. Trata-se de um estudo metodológico, realizado entre maio a dezembro, 2019, conforme as etapas do método de adaptação cultural de instrumentos proposto por Beaton e colaboradores. Dois tradutores bilíngues cuja língua materna era o português traduziram o instrumento para o português e participaram da síntese da tradução. Em seguida, dois tradutores cuja língua materna era o inglês realizaram a retrotradução da versão em português, para o idioma inglês. A validação de conteúdo da versão em português foi realizada por um comitê de nove profissionais, enfermeiros, pedagogos e linguistas, que julgaram a equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual de cada item do instrumento. Utilizou-se a porcentagem de concordância de 80% dos avaliadores em cada item para indicar equivalência do conteúdo. Na última etapa, realizou-se o pré-teste da versão adaptada nos setores de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN, com amostra não aleatória de 40 pacientes. Esses dados foram analisados através de estatística descritiva e o teste de Fisher. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte protocolo nº3305610 e CAAE:0800131860005537. Na tradução identificaram-se sete discrepâncias entre os tradutores, as quais foram resolvidas na fase de síntese das traduções. As duas retrotraduções confirmaram que a versão em português refletia com precisão o conteúdo da versão original. Na validação do conteúdo, a concordância dos avaliadores foi superior a 80% em todos os itens do instrumento. Dois itens foram unificados devido aos avaliadores julgarem ser iguais. No pré-teste, a maioria dos pacientes disseram ter bastante conhecimento sobre a cirurgia (72,5%) e a anestesia (55,0%); 20,0% registraram ter medo da cirurgia e 17,7% da anestesia. Dos 34 itens que avaliavam o tratamento recebido no centro cirúrgico, 31 com afirmações positivas sobre o cuidado ou procedimento registraram frequências variando de 55% a 100% na resposta de concorda completamente. Três itens que avaliavam a existência de procedimentos no cuidado, como suficiente medicamento para dor na sala cirúrgica, participação do tratamento e escutado música, registraram os maiores percentuais na resposta Discordo Completamente (50,0%, 52,2%, e 80,0%, respectivamente). Não houve questionamentos ou sugestões dos pacientes e portanto nenhuma alteração foi feita no instrumento após do pré-teste. Conclui-se que o instrumento foi traduzido e adaptado transculturalmente para a realidade brasileira, passando a se chamar Escala dos Bons Cuidados de Enfermagem. A validade de conteúdo e de aparência, bem como a sua compreensão no préteste mostraram a viabilidade da aplicação do instrumento no Brasil. O instrumento deverá ser testado com amostras maiores e validado quanto a suas medidas psicométricas para possível uso em estudos transculturais com países que possuem traduções em outros idiomas. O instrumento deverá fornecer dados que possibilitem o reconhecimento das fragilidades existentes nas práticas de enfermagem no perioperatório e a articulação de estratégias para a melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem nesse contexto.Dissertação Uso do picolé mentolado no manejo da sede pós-operatória em pacientes submetidos a prostatectomia radical: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-06) Silva, Tâmara Taynah Medeiros da; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; http://lattes.cnpq.br/2816394149981359; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; Medeiros, Kleyton Santos deA sede é um verdadeiro incômodo que a maioria dos pacientes sente no Pós-Operatório Imediato (POI), quando ainda necessita está em jejum. A pesquisa mostrou que, do ponto de vista do paciente, esse desconforto pode ser grave e levar à ansiedade, desidratação, irritabilidade, fraqueza e desespero. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do uso do picolé mentolado no alívio da sede pós-operatória em pacientes submetidos à prostatectomia radical. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e uni-cego, com abordagem quantitativa. A população foi composta por pacientes do sexo masculino, submetidos a cirurgia eletiva de prostatectomia radical que se encontram no pós-operatório imediato. A amostra foi probabilística, aleatória simples. O estudo foi composto por dois grupos: um controle e um experimental. O GC foi constituído pelos pacientes que receberam picolé sem adição do substrato mentolado e o GE constituído de pacientes que receberão o picolé com adição do substrato mentolado de 0,05%. O instrumento para coleta dos dados encontra-se subdividido em três partes: 1) Dados de identificação do paciente, clínicos e sociodemográficos; 2) Dados referente ao procedimento cirúrgico e processo anestésico; 3) Dados referente a intensidade da sede por meio da Escala Numérica e desconforto da sede por meio da Escala de Desconforto da Sede Perioperatória. Esta pesquisa seguirá todas as exigências éticas da pesquisa com seres humanos e será apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados foram expostos em quatro tópicos: 1) Características sociodemográficas e clínicas, 2) Relação entre pontuação pré-intervenção das escalas de avaliação da sede versus tempo de jejum, 3) Desfecho primário, 4) Desfecho secundário. Os pacientes da amostra apresentaram média de idade aproximada de 66,7 anos, prevalência de pardos (75,0%), estado civil casado (70,0%), nível de escolaridade ensino fundamental incompleto (50,0%). O tempo de cirurgia mais prevalente entre os pacientes do estudo entre 2h e 2h59min (63,6%) e tempo de jejum de 12h a 17h59min (68,2%). O desfecho primário refere-se a avaliação da intensidade da sede pela Escala Numérica (EN). No momento pré-intervenção as caixas do boxplot são bastante semelhantes, praticamente uma contida na outra, sugerindo que não houve diferença nas notas dadas pelo paciente, independente de qual grupo de randomização esse paciente pertenceu; no momento pós-intervenção percebe-se que as caixas estão bem próximas, mas não estão contidas uma na outra, sugerindo mesmo que não haja diferença estatística significativa. Os desfechos secundários referem-se a avaliação do desconforto da sede pela Escala de Desconforto da Sede Perioperatório (EDESP), tanto no que se refere a pontuação final quando aos subitens individualmente. No que diz respeito aos desfechos secundários, o teste detectou mudança na pontuação da escala com relação aos tempos pré e pósintervenção quando os grupos são analisados separadamente e para a interação grupo versus tempo, porém entre os grupos (mentol versus placebo) não houve diferença estatística. Por meio das análises realizadas, foi possível comprovar as seguintes hipóteses: hipótese alternativa 1 a qual afirma que o uso do picolé mentolado é eficaz no alívio da sede pós-operatória em pacientes submetidos a prostatectomia radical; hipótese alternativa 2 a qual afirma que o uso do picolé sem adição de mentol é eficaz no alívio da sede pós-operatória em pacientes submetidos a prostatectomia radical e; hipótese nula 3 a qual diz que o uso do picolé mentolado não é mais eficaz comparado ao picolé sem adição de mentol no alívio da sede pós-operatória em pacientes submetidos a prostatectomia radical.