Navegando por Autor "Costa, Jéssica de Morais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A práxis produzida pelos agentes socioeducativos no contexto da privação de liberdade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-02) Costa, Jéssica de Morais; Paiva, Ilana Lemos de; Santos, Luana Isabelle Cabral dos; 06109929450; http://lattes.cnpq.br/2343504076877116; http://lattes.cnpq.br/1588515627010993; http://lattes.cnpq.br/9337754771631850; Russo, Glaucia Helena Araújo; http://lattes.cnpq.br/4354258494126959; Silva Júnior, Nelson Gomes de Sant'ana e; http://lattes.cnpq.br/5706730424014018O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), ao mesmo tempo em que possui um caráter sancionatório voltado ao adolescente que comete ato infracional, traz como finalidade pedagógica a socioeducação dos adolescentes. Essa ambivalência de papeis é identificada quando se analisa o trabalho desenvolvido pelo agente socioeducativo, sobretudo nas unidades de privação de liberdade. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a práxis produzida pelos agentes socioeducativos no contexto da privação de liberdade do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) do Pitimbu, localizado no município de Parnamirim-RN. Para isso, identificaram-se o perfil sociodemográfico e o tipo de formação dos agentes socioeducativos da privação de liberdade; caracterizou-se a prática socioeducativa desenvolvida pelos agentes socioeducativos do CASE Pitimbu; e analisaramse as concepções de socioeducação que fundamentam a prática desses agentes. Como método investigativo, buscou-se inspiração no materialismo histórico-dialético, procurando analisar o movimento real do objeto, identificando as mediações necessárias para compreendê-lo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como técnicas de coleta de dados a pesquisa de campo, em que foi possível observar a rotina do trabalho desenvolvido; a aplicação de questionários com os agentes socioeducativos que atuam no CASE Pitimbu, que objetivou traçar um perfil sociodemográfico dos agentes da unidade; bem como a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu por meio de núcleos de significação. A partir da organização do material coletado (das entrevistas e dos dados obtidos nos questionários), foram levantados indicadores que revelaram sentidos e significados importantes, considerando os objetivos da pesquisa. Após a análise dos dados, foi possível identificar, a partir da caracterização do trabalho dos agentes, que no cotidiano das unidades há uma priorização da lógica da segurança em detrimento da socioeducação. Isso reflete não só a concepção que os agentes formulam sobre o papel que exercem no sistema socioeducativo, como também na maneira como são enxergados. Assim, a autora debate as contradições entre as concepções de socioeducação e segurança que se revelam no trabalho desempenhado pelos agentes na Unidade de privação de liberdade.