Navegando por Autor "Costa, José Roberto de Vasconcelos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-27) Costa, José Roberto de Vasconcelos; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/3481048720913615A característica interdisciplinar da astronomia a torna um campo de grande potencial para explorar diversos conceitos científicos. Contudo, estudos demonstram grande deficiência na compreensão de conteúdos fundamentais dessa ciência, inclusive no que se refere a modelos que explicam fenômenos que marcam nosso cotidiano, como as fases da Lua. Particularmente em contextos de ensino a distância, a aprendizagem de tais modelos pode ser favorecida pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. Entre outras possibilidades, destacamos a importância de materiais digitais que motivem e ao mesmo tempo ampliem as formas de representação disponíveis sobre fenômenos e modelos. É importante, por outro lado, que esses materiais favoreçam a explicitação das concepções do aluno, bem como a interação com os elementos explicativos mais centrais do modelo astronômico para o fenômeno. Nessa dissertação é apresentado um módulo hipermídia voltado à aprendizagem sobre as fases da Lua, elaborado a partir de uma investigação sobre as dificuldades com o tema no contexto da oferta da disciplina Astronomia para as licenciaturas a distância da UFRN. As provas de três semestres de oferta da disciplina foram analisadas, levando-se em consideração também concepções alternativas em Astronomia relatadas na licenciatura. O produto elaborado faz uso de pequenos textos, questões, imagens e animações interativas. Dá ênfase a questionamentos sobre a iluminação da Lua e de outros corpos, e sua relação com o Sol; a percepção, a partir de diferentes ângulos, de objetos iluminados por uma fonte única; a causa da alternância entre dia e noite; a identificação da órbita da Lua em torno da Terra e aa ocorrência das fases como resultado da posição de observação do astro; e a percepção dos tempos envolvidos no fenômeno. Foram incorporadas, em sua elaboração, considerações obtidas em entrevistas realizadas como alunos de dois pólos onde são ofertadas as licenciaturas a distância e com pessoas envolvidas como monitoras da disciplina, na UFRN ou em contextos de divulgação da Astronomia. A forma final assumida foi disponibilizada em contexto real de ensino, como material complementar para a realização da avaliação final da disciplina. O material foi analisado por 7 alunos e 4 tutores, dentre os 56 usuários do mesmo, no período em questão. A maioria dos alunos considera que o Módulo Lunar , como foi chamado, fez diferença em sua aprendizagem; as animações foram os elementos mais destacados; as imagens foram consideradas estimulantes e esclarecedoras, e o texto, esclarecedor e agradável. A análise da aprendizagem desses alunos, observando suas respostas à questões abordadas na última avaliação, sugeriu ganhos em importantes aspectos referentes ao entendimento das fases, mas também indica dificuldades mais persistentes. O trabalho nos leva a concluir que é importante buscarmos contribuições para a formação de professores de Ciências fazendo uso de novas tecnologias, mas com atenção à necessidade de que tais recursos sejam inseridos como instrumentos auxiliares de Ensino. As entrevistas que antecediam o uso do módulo, ou a forma como o aluno o buscava se com dúvidas e/ou conflitos prévios, fizeram grande diferença na contribuição efetiva do material, indicando que ele deve ser utilizado com mediação de professor ou tutor, ou via estratégias que provoquem interações entre alunos. É desejável que essas interações sejam associadas à recuperação das memórias dos sujeitos sobre observações anteriores, bem como ao estímulo a novas observações dos fenômenos