Navegando por Autor "Costa, José Zilmar Alves da"
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TCC Análise comunicacional: um estudo da campanha de fim de ano de 2023 do banco Itaú por meio do comportamento do consumidor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Oliveira, Anneizi Maria de; Costa, José Zilmar Alves da; Carvalho, Breno da Silva; Bezerra, Josenildo SoaresO artigo explora a campanha de final de ano de 2023 do banco Itaú, protagonizada pela atriz Fernanda Montenegro, destacando a eficácia da abordagem emocional para atrair novos clientes. Utilizando a análise de interações nas redes sociais, Instagram e YouTube, a pesquisa investiga até que ponto a estratégia emocional impacta o comportamento dos consumidores e se traduz em adesões. A metodologia inclui a análise de conteúdo de publicações e comentários, identificando a resposta emocional do público. A fundamentação teórica é baseada em conceitos de marketing emocional, enfatizando a importância das emoções nas estratégias de comunicação. A análise dos dados revela como a resposta emocional do público se divide entre reações positivas e negativas, proporcionando uma visão detalhada sobre o impacto emocional e a eficácia da campanha.TCC Análise da estratégia de marketing product placement na campanha da Natura no Rock in Rio 2024(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Karidia Kelly; Trindade, Ana Carolina dos Reis de Moraes; Moreira, Marília Diógenes; Costa, José Zilmar Alves daO presente trabalho tem como objetivo analisar as postagens da campanha do Rock in Rio 2024 da Natura no Instagram, a respeito da estratégia de marketing product placement. O product placement é uma estratégia publicitária que consiste em inserir produtos ou marcas em mídias audiovisuais (filmes, TV, redes sociais, etc.) como forma de promoção indireta, oferecendo menor custo em relação às propagandas tradicionais, tendo como foco a criação da relação entre os consumidores e a marca, levando a organização ao ramo do entretenimento. Para esse estudo foi utilizado como metodologia a Análise de conteúdo de Bardin (2006), ela busca organizar os dados coletados pelo pesquisador do estudo, dividindo-os em códigos e categorias, a fim de se ter uma melhor análise. Dessa forma, foram analisadas as postagens da campanha, organizando os dados em três categorias, dessa maneira, pode-se averiguar que as celebridades possuem influência nos consumidores, de modo que as postagens em collab com a marca tiveram comentários positivos, como também, a marca obteve um número significativo de visualizações de seus reels durante a campanha.TCC Uma análise do product placement aplicado na segunda temporada do Masterchef Brasil Profissionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Barros, João Paulo Silva; Neves, Ronaldo Mendes; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Costa, José Zilmar Alves daO advento de novas tecnologias tem empurrado as estratégias publicitárias a cada vez mais tentar se mesclar ao conteúdo de entretenimento de forma a não gerar interrupção no consumo midiático dos telespectadores. Nascida dessa necessidade a estratégia do product placement vêm cada vez mais sendo aplicada nos programas televisivos de forma a gerar um maior engajamento dos consumidores com as marcas. Neste trabalho visamos inicialmente distinguir o termo product placement de merchandising e posteriormente analisar as inserções de product placement aplicadas a temporada 2017 do talent show MasterChef Profissionais Brasil. Ao fim percebemos que embora seja bastante aplicada ainda há necessidade de se pensar em melhores formas de aplicar esse tipo de estratégia publicitária nas produções audiovisuais.TCC Beach tennis: papel do esporte como plataforma de promoção de marcas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Almeida, Raphaela Ganem de; Santos, Rodrigo Parron; Bezerra, Josenildo Soares; Costa, José Zilmar Alves daO beach tennis tem emergido como uma plataforma estratégica para a promoção de marcas, integrando-se ao cenário esportivo e comercial. Esta pesquisa adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, para investigar a relação entre o beach tennis, as marcas e as estratégias de marketing. Por meio de questionários e entrevistas, analisamos a percepção dos praticantes e dos promotores de eventos de beach tennis, visando identificar as estratégias de marketing mais eficazes para promover marcas nesse contexto. O estudo propõe-se a abordar questões centrais, como a influência da participação das marcas em eventos de beach tennis na preferência dos praticantes, bem como os fatores que influenciam a escolha de marcas para esses eventos. Além disso, busca compreender como as marcas podem se associar aos valores e eventos do beach tennis, influenciando a percepção dos consumidores e a decisão dos promotores de eventos em estabelecer parcerias duradouras. Por meio da análise dos dados coletados, espero contribuir para o conhecimento acadêmico e prático nas áreas de marketing esportivo, comunicação e gestão de marcas, oferecendo insights sobre o papel do beach tennis como plataforma de promoção de marcas. Este estudo destaca a importância crescente do beach tennis não apenas como uma atividade esportiva, mas como um cenário estratégico para o marketing.TCC Brand content, entretenimento, conexão e engajamento: uma análise do filme publicitário planos no papel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Silva, Gabriel Jonatas Cordeiro; Costa, José Zilmar Alves da; Carratore, Luís Roberto del; Muneiro, LilianO presente estudo problematiza, no contexto da comunicação de marcas, que diante de um cenário desafiador, a publicidade está buscando novas formas de se reinventar e se comunicar com o público, adotando abordagens diferenciadas e criativas, como o Branded Content, ou conteúdo de marca. Descreve os principais elementos do Branding Content, identifica estratégias narrativas de Storytelling utilizadas para criar uma conexão emocional entre a marca e seu público-alvo e analisa os parâmetros utilizados por uma marca específica na produção de uma peça audiovisual. Como referencial teórico, o estudo teve o suporte de Kotler (2017), Costa (2024), Peçanha (2017), Cezar (2017) e Peczan (2018). Entre os formatos mais usados na estratégias de branding content, o estudo foca no storytelling, com base no que expõe Gallo (2018) e Xavier (2015). Para análise descritiva foram observados os principais requisitos exigidos à criação e à produção de um filme com abordagem focada no storytelling. No caso, observando-se o roteiro, a presença de personagens e o enredo e outros elementos indicados por Miller (2019). Como parte da pesquisa empírica, foi desenvolvida uma análise comunicacional de produto audiovisual lançada pela marca Nubank, sob a configuração teórico-metodológica a respeito do conceito de conteúdo de marca, ou branding content. No caso, foi objeto de análise o curta-metragem Planos no Papel, criado pelo Nubank HUB e produzido pela produtora de audiovisual Immigrant Studio, foi lançado em 19 de fevereiro de 2024. Como resultado, o estudo aponta que o curta-metragem se comunica de forma eficaz com públicos distintos, evidenciando a importância de construir um herói com características universais e um guia (a marca) capaz de atender diferentes necessidades. O formato reflete o princípio do StoryBrand de criar um herói que representa o cliente, tornando a mensagem da marca relevante e acessível ao oferecer soluções práticas para os desafios cotidianos de audiências diversas.TCC Cacau Show e a compra do Playcenter: perspectivas sobre branding, gestão estratégica e o mundo do entreterimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Damasceno, Gabriela de Melo; Carratore, Luís Roberto Rossi del; Costa, José Zilmar Alves da; Moreira, Marília DiógenesA aquisição do parque de diversões Playcenter pela Cacau Show, em fevereiro de 2024, representa uma estratégia empresarial inovadora que transcende o setor alimentício, consolidando a entrada da marca no mercado de experiências. Este artigo avalia as possíveis motivações por trás dessa decisão, considerando a trajetória bem-sucedida da Cacau Show como a maior rede de franquias do Brasil e sua ambição de fortalecer o branding por meio da oferta de experiências diferenciadas. A partir de uma abordagem qualitativa e de uma análise bibliográfica, o estudo explora como a integração dos setores de alimentação e entretenimento pode alavancar a competitividade da empresa. Ao mesmo tempo, a pesquisa avalia os desafios operacionais e competitivos associados. Resultante da proposta, o artigo oferece insights valiosos sobre a aplicação estratégica de conceitos de gestão e marketing, destacando o potencial transformador dessa aquisição para o mercado brasileiro.TCC Campanha ‘Retratos da Beleza Real’ da Dove: uma análise das estratégias comunicacionais e do impacto na percepção da diversidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Albuquerque, Igor Mateus Nascimento de; Costa, José Zilmar Alves da; Arruda, Vanessa; Muneiro, Lilian CarlaO presente trabalho analisa a campanha publicitária "Retratos da Beleza Real" da Dove, com foco em suas estratégias comunicacionais para promover a diversidade e a aceitação da beleza real. O objetivo geral é investigar as estratégias comunicacionais empregadas na campanha "Retratos da Beleza Real" para promover a diversidade e a aceitação da beleza real. A metodologia adotada incluiu uma análise crítica de conteúdo e semiótica das peças publicitárias da campanha, considerando aspectos como linguagem, representações visuais e impacto sociocultural. Os principais resultados indicam que a campanha utiliza representações diversas de corpos e belezas, aliadas a um discurso emocional, para criar identificação com o público e reforçar valores de autenticidade. Conclui-se que a abordagem inovadora da Dove não apenas desafia os estereótipos de beleza predominantes, mas também promove um diálogo significativo sobre autoestima e inclusão.TCC A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Silva, Shirley Raillany Melo; Del Carratore, Luís Roberto Rossi; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Costa, José Zilmar Alves daO marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.TCC Comunicação organizacional: pesquisa e análise dos vídeos institucionais da UFRN divulgados no período de 2017 a 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Guimarães, Gabriel Nunes Duarte; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204; Souza, Sandra Mara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4505038998214152; Lima, Wannise de Santana; http://lattes.cnpq.br/2529324410602260Este trabalho realiza um resgate documental, categorizando e analisando os vídeos institucionais produzidos e divulgados pelo Setor de Produção Audiovisual (SPA) da Agência de Comunicação (AGECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre 2017 e 2018. Ao investigar a evolução das tecnologias digitais e a convergência midiática, a pesquisa destaca o impacto dessas transformações na comunicação organizacional, no fortalecimento da transparência institucional e no acesso à informação pública. A importância da comunicação institucional nas universidades, especialmente no contexto acadêmico, é analisada, abordando os desafios enfrentados na adaptação às novas tecnologias e no uso de plataformas digitais, como YouTube e redes sociais, para disseminar conteúdos audiovisuais. A produção audiovisual da AGECOM/UFRN, com foco nos vídeos institucionais, se torna central para promover a acessibilidade à informação, engajar a comunidade acadêmica e ampliar a participação cidadã. A pesquisa detalha as etapas da produção audiovisual e explora o uso de ferramentas como narração, entrevistas, música, animações e elementos gráficos para enriquecer a transmissão de informações e reforçar a identidade institucional da universidade. Além disso, a análise do impacto desses vídeos no fortalecimento da comunicação digital e institucional revela como a AGECOM/UFRN, por meio de uma comunicação estratégica e inclusiva, tem consolidado sua presença no ambiente digital e ampliado o alcance da sua mensagem. A utilização de diferentes categorias de vídeos, como os "Informativos Agecom", "Tô no Campus" e "Outros Vídeos", é parte de uma estratégia mais ampla de engajamento do público e construção de uma imagem institucional coerente e eficaz. Em síntese, a AGECOM, ao adotar novas ferramentas e plataformas digitais, fortalece a conexão entre a UFRN e seus públicos, promovendo uma comunicação ética, acessível e alinhada com os princípios constitucionais de transparência e inclusão social.TCC Comunicação pública e exercício de cidadania: uma análise no contexto dos direitos do trabalhador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Lira, Rógger Anderson Caridade de; Costa, José Zilmar Alves da; Bezerra, Josenildo Soares; Nobre, Luiz Fernando Dal PianEste estudo tem a finalidade de realizar uma investigação acerca da relação e importância da comunicação como espaço para o exercício da cidadania. Para alcançar tal objetivo, é realizada uma observação sobre as recentes implementações nas políticas de emprego, trabalho e renda, com ênfase no novo módulo do seguro desemprego pela internet e na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, relacionando-os ao campo da comunicação pública. O processo de pesquisa abarca uma contextualização sobre conceitos essenciais da área da comunicação pública, como, por exemplo, o interesse público e a esfera pública, assim como uma explanação sobre o conceito de cidadania, sobre o público-alvo deste estudo, o trabalhador, e sobre o contexto de desenvolvimento das políticas de emprego e renda no Brasil. Por fim, a pesquisa culmina em um estudo de caso sobre os principais canais de comunicação pública para que o cidadão possa se relacionar com a administração pública e com os órgãos que desenvolvem as referidas políticas em âmbito federal, estadual e municipal.TCC Crescimento de marca: Kotler, Sharp e o dilema entre participação de mercado e fidelização do cliente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Medeiros, Pedro Rafael Santos; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204; Neves, Ronaldo Mendes; http://lattes.cnpq.br/2600200254881877O crescimento de uma marca é o principal desafio das empresas em mercados competitivos. E para alcançá-lo, existem dois caminhos divergentes: conquistar clientes fiéis, garantindo um retorno ou conquistar mais clientes todos os meses. Este estudo explora a dicotomia entre essas duas estratégias de marketing principais. Kotler destaca a importância de cultivar relacionamentos de longo prazo com os clientes, enquanto Sharp argumenta que o crescimento da marca é alcançado ao aumentar a penetração de mercado e conquistar novos consumidores. Esta pesquisa analisa as perspectivas contrastantes desses renomados teóricos do marketing no contexto dos mercados digitais e fragmentados contemporâneos. Ao examinar ambas as abordagens, o estudo busca fornecer uma compreensão abrangente de como as empresas podem equilibrar suas estratégias para alcançar um crescimento sustentável. Através de uma revisão sistemática, este trabalho investiga como essas visões aparentemente opostas se comportam na realidade e qual delas oferece melhores resultados. A discussão indica que essas abordagens não são excludentes, podendo ser complementares, e reforça que a fidelização, embora desejável, dificilmente sustenta crescimento sem uma base ampla.TCC Cultura de hits: a influência dos streamings de vídeo na formação do consumidor bumerangue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Canindé, Vitória Mendes; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Costa, José Zilmar Alves da; Oliveira, Raquel AssunçãoA popularização das plataformas de Vídeo por Demanda (VoD) na última década, vem revolucionando cada vez mais a indústria de entretenimento mundial, impactando diretamente o mercado de consumo. Diante desse cenário, o objetivo geral deste trabalho é identificar os fatores que levaram o consumidor a adquirir novos hábitos de consumo mediante a utilização dos serviços de streaming. Entre os pontos abordados na fundamentação teórica está o conceito de entretenimento, fazendo um apanhado sobre os principais serviços entretenimento, conceituando sobre a indústria radiofônica, a indústria televisiva, o mercado de TV por assinatura e por último a designação do que se compreende por streaming, fazendo uma apresentação dos principais players deste mercado. É realizada também uma conceituação do comportamento do consumidor, principalmente referente aos hábitos de consumo que levam a formação do consumidor bumerangue. É apresentado sobre a fidelização de marca, muito importante no mercado para que as empresas tenham um maior número de clientes satisfeitos e fiéis ao seu serviço e produto. A metodologia adotada no trabalho se classifica como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e descritiva e no que diz respeito às técnicas utilizadas para coleta de dados, o estudo é classificado como uma pesquisa bibliográfica, ao mesmo tempo que um estudo de campo e uma análise dos dados coletados. Em síntese, os dados mostram que os fatores que levam o consumidor a criar o hábito de trocar de plataformas de streamings, estão relacionados ao preço pago por esses serviços, que por muitas vezes são subutilizados pelos os assinantes, por diversas razões como: indisponibilidade de tempo e falta de identificação com o conteúdo dessas plataformas.TCC Cultura do cancelamento e personalidades midiáticas: um estudo de caso do cancelamento virtual de Gabriela Pugliesi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Araújo, Max Renan Alves; Carvalho, Breno da Silva; Costa, José Zilmar Alves daA intensificação do uso das redes de dados possibilitou uma maior interação entre o ciberespaço e o mundo físico. A facilidade oferecida pelo suporte digital proporcionou a migração e a intensificação de alguns comportamentos sociais humanos nesse contexto. Desta maneira, surgem alguns fenômenos e movimentos na internet, dentre eles, destaca-se a cultura do cancelamento, que promove um tipo de exclusão motivado por uma fala ou comportamento considerado incoerente. A fim de compreender seus desdobramentos e impactos, o presente trabalho, através do estudo de caso do cancelamento da influenciadora digital Gabriela Pugliesi, analisa alguns acontecimentos que possibilitaram a sua ocorrência. Sendo assim, ele, a fim de proporcionar um macro entendimento a respeito do tema, foi desenvolvido tendo como norteador o método de pesquisa netnográfico, que possibilita a coleta de dados dentro do contexto de interação dos participantes no ciberespaço.TCC Ecos da esperança: as influências da comunicação política de Aluízio Alves em 1960 nas eleições municipais de 2024 em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Dantas, Lucas Gabriel Garcia; Souza, Vinícius Hebert Dias de; Guimarães, Francisco de Assis Duarte; Costa, José Zilmar Alves da; Neves, Ronaldo MendesA comunicação no meio político sempre foi um fator crucial, muitas vezes determinante nas campanhas eleitorais. Elementos comunicativos como discursos, símbolos, músicas, jingles e outras formas de expressão são estrategicamente utilizados para ampliar a base eleitoral e garantir a vitória nas eleições. No Rio Grande do Norte, um marco significativo para a comunicação política ocorreu na campanha de 1960. Esse evento representou um divisor de águas na história política do Estado, consolidando a família Alves como uma das principais forças políticas e transformando a forma de fazer comunicação e política. Este estudo tem como objetivo analisar a importância da campanha de 1960, as estratégias inovadoras adotadas, bem como as influências e práticas que ainda persistem na política local. A pesquisa também visa investigar se os métodos de comunicação política utilizados em 1960 continuam presentes nas campanhas eleitorais municipais de Natal/RN em 2024, envolvendo os candidatos Carlos Eduardo Alves, Natália Bonavides e Paulinho Freire, e os impactos dessas estratégias no eleitorado atual. O trabalho começa com um levantamento histórico da chamada "Cruzada da Esperança", que servirá de base para a análise. A pesquisa se apoia em revisão bibliográfica e investigação documental, abordando aspectos como o uso de retórica inclusiva, o controle dos meios de comunicação, a adoção de símbolos marcantes e a utilização de jingles icônicos.TCC Essencialismo na comunicação de marketing: a busca pela atenção em tempos de excesso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Pacheco, João Henrique Maciel Targino; Costa, José Zilmar Alves da; Carratore, Luís Roberto del; Meireles, Danilo MeirelesO tema do presente artigo aborda a manifestação da filosofia essencialista (McKeown, 2015) na comunicação de marketing (Kotler, 2017 e 2021) e está focado na remodelação da identidade de marca (Semprini, 2010). Traz questões relativas à economia da atenção enquanto problemática desafiadora na contemporaneidade para enfatizar que marcas disputam entre si um campo de visibilidade bastante saturado de informações. O artigo toca no ponto nevrálgico do pensamento crítico contemporâneo relativo ao tempo ocupado pelas pessoas para prestarem atenção às marcas quando expostas num oceano de informações cuja capacidade humana é bastante limitada para processar. Expõe que, na atualidade, cada vez mais, a atenção, como requisito básico da comunicação, constitui um ativo valioso para as marcas, impactando nas maneiras como as marcas se apresentam para os seus públicos. O objetivo principal é analisar como o essencialismo aplicado ao marketing e ao branding tem impactado o posicionamento de marcas, elucidando e trazendo o exemplo de uma marca de moda específica que promoveu uma transformação em seu visual. Na sequência, o artigo traz uma análise de como a marca Burberry assimilou a filosofia do essencial na sua comunicação visual e como resultado aponta as modificações que a dita marca se submeteu até chegar ao modelo de sua identidade visual atual.TCC Esses Moços - Um podcast da sua idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-23) Silva, Adriana Torquato da; Costa, José Zilmar Alves da; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Hora, Carmem Daniella Spínola daEste Trabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar e delinear os métodos e as técnicas de produção de um protótipo de podcast com a temática da velhice, como produto sonoro jornalístico. Posiciona o podcast como mídia emergente. Mostra a visão de alguns estudos sobre a velhice e a problemática da sua inserção na pauta jornalística. Discorre sobre as principais etapas do planejamento e execução de um produto sonoro, destacando a criação e elaboração de três tipos de roteiros: conteúdo, gravação e edição. Destaca a importância da Oficina Viva Voz como espaço de experiências laboratoriais no curso de Comunicação da UFRN para a feitura do primeiro episódio do podcast intitulado ESSES MOÇOS.Dissertação Gestão da informação e comunicação interna: análise do prontuário clínico em uma faculdade de odontologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Andrade, Talita Araújo de; Cruz, Adriano Charles da Silva; Oliveira, Adriana Carla Silva de; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0000-0002-3446-0166; http://lattes.cnpq.br/9791743908527252; Farias, Gabriela Belmont de; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204A gestão da informação e a comunicação interna organizacional são fatores importantes para proporcionar maior eficiência nos serviços prestados pelas instituições públicas, inclusive as de saúde. As tecnologias da informação em saúde podem ser uma alternativa para melhorar os processos que ocorrem hoje, trazendo benefícios na gestão, nos fluxos informacionais, na comunicação interna, no ensino e pesquisa. Pensando nisso, este trabalho trata de um diagnóstico da gestão da informação e comunicação interna na perspectiva do prontuário clínico utilizado no Departamento de Odontologia da UFRN, objetivando mapear como ocorre o processo e avaliar o grau de satisfação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos, para descobrir se o processo atual supre as necessidades administrativas, de ensino e pesquisa e partindo do pressuposto que, se necessário, o prontuário eletrônico poderia vir a ser uma alternativa para trazer melhorias ao processo utilizado atualmente. Para a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e descritivo que se classifica também como pesquisa-ação. Para atingir os objetivos, foi aplicado um questionário com perguntas sobre caracterização do usuário, grau de satisfação na escala Likert e questões básicas sobre tecnologias e prontuários eletrônicos, em sua maioria fechadas, classificando o estudo como quanti-quali ou método misto. Para tratar os dados, o software estatístico Jamovi foi utilizado para obter valores de frequência e porcentagem, onde também se realizou o Teste de Kruskal-Wallis e o teste posthoc Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner para fazer comparações múltiplas entre os grupos entrevistados e o grau de satisfação. A partir dos dados obtidos nas questões tanto fechadas quanto a aberta constatou-se que, na maioria das respostas, os entrevistados mostraram-se insatisfeitos, onde a comunicação interna foi o tema mais abordado e conclui-se que, no momento, o processo de prontuário analógico não está suprindo todas as necessidades do departamento e de seus integrantes. A partir daí, foram recomendadas algumas mudanças, a fim de atingir melhorias.Dissertação Gestão integrada da comunicação na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2019-04-08) Holanda, Ana Emilia Galvão e Silva; Brandão, Pâmela de Medeiros; ; ; Costa, José Zilmar Alves da; ; Almeida, Tatiane Nunes Viana de;Essa dissertação avalia o processo da comunicação organizacional da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – ESUFRN na perspectiva da Teoria da Comunicação Organizacional Integrada e da Análise de Redes Sociais. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa e que adotou o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a análise situacional da comunicação na ESUFRN, considerando as especificidades da comunicação pública, propõem-se como parâmetro de referência um composto da comunicação organizacional integrada em uma Universidade pública. Adaptado do composto desenvolvido por Kunsch (2003), o composto proposto é formado por três dimensões: Comunicação Institucional, Comunicação Interna e Comunicação Relacional. A partir dessas dimensões, desenvolve-se um modelo para análise situacional da comunicação integrada em uma Universidade pública, que comporta conceitos, finalidades, procedimentos e perguntas operacionais. A avaliação realizada levou em consideração a observação participante; a percepção dos servidores desta Escola sobre a comunicação existente e seus anseios em relação à comunicação integrada. A aplicação do modelo contou com uma pesquisa documental, entrevistas e mapeamento dos fluxos de comunicação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise descritiva com viés funcionalista, análise estatística descritiva básica e Análise de Redes Sociais (ARS). A partir deste esforço, identificaramse os fatores que limitam e potencializam uma comunicação organizacional integrada e foram propostas recomendações para a adoção desta modalidade de comunicação na ESUFRN. Após a aplicação dos procedimentos descritos, foi possível constatar que a comunicação organizacional desenvolvida na ESUFRN tem potencialidade para tornar-se uma comunicação integrada, uma vez que se verificam diversas ações tomadas pela gestão da Unidade Acadêmica. Destacam-se nesse processo: a criação do setor de gerenciamento da comunicação institucional; o desenvolvimento de canais de comunicação que permitem transparência das informações e a escuta dos seus públicos; e a criação do Núcleo de Gestão da Informação e comunicação, com potencial para gerenciamento dos processos comunicacionais internos de nível administrativo, acadêmico e interpessoal. Averiguou-se também que, na percepção dos servidores, de forma ampla, a comunicação desenvolvida pela Escola tem atendido às necessidades comunicacionais, podendo haver melhoras significativas através da adoção de canais de comunicação interna que aperfeiçoem os fluxos de informação, assim como de espaços para discussão de assuntos de interesse comum dos servidores técnico-administrativos. A análise da comunicação também constatou que a ampliação da colaboração da equipe de servidores pode elevar, ao patamar do jornalismo científico, a divulgação da produção científica desenvolvida na Escola. Já os canais de diálogo com o público externo necessitam de novos instrumentos de comunicação, direta e mediada, que permitam ampliar o relacionamento entre a Escola de Saúde e a sociedade, propiciando a compreensão da opinião pública e o aumento da visibilidade da organização. Por fim, constata-se a necessidade de sistematizar e incorporar o planejamento das ações comunicacionais desenvolvidas ao planejamento estratégico da Escola de Saúde da UFRN.TCC O impacto do Festival DoSol na agenda cultural da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Melo, Nicholas Bezerra de; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204; Bezerra, Josenildo Soares; Lopes, John WillianNo intuito de explicar a importância do Festival DoSol para a agenda cultural da cidade do Natal/RN, este estudo traz, a partir da visão do Marketing, aspectos relativos à função e história deste festival. Partimos do pressuposto de que festivais independentes são eventos consolidados no circuito da música nacional mostrando-se fundamentais para revelar novos talentos e dar visibilidade a bandas e artistas na promoção da arte e cultura. O referencial teórico que embasou esta pesquisa nos possibilitou entender o fenômeno dos festivais independentes construindo uma representação do seu universo e sua dinâmica. Como resultados, constatamos que o Festival DoSol vem crescendo muito a cada edição e, ao longo de sua trajetória, mostra-se importante por disseminar a arte e cultura de forma popular e acessível com total respeito às diversidades. Ademais, o DoSol representa para a cidade do Natal um marco na cultura da cidade, e o Marketing tem tido efetivo resultado perante à imagem criada em torno do evento.TCC A influência do TikTok no gênero rap: distribuição e consumo à luz do desempenho do artista L7nnon(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Santana, Abner Ernesto de Souza; Costa, José Zilmar Alves da; Carvalho, Breno; Beserra, JosenildoO estudo tem como objetivo principal explanar sobre como o TikTok influenciou e influencia na produção fonográfica do Rap, assim como na sua distribuição e consumo pelo seus consumidores, já que estes são responsáveis pelo acesso e difusão do produto midiático que o Rap vem se tornando. O presente trabalho busca através de análise expor como o advento da internet, o fenômeno da cibercultura e a maneira de consumir e a forma exacerbada de consumo podem convergir para uma descaracterização de uma cultura consolidada e sinônimo de resistência e identidade. Além disso, o trabalho busca apontar questões antropológicas, debatendo a apropriação cultural num processo lento, discreto, inconsciente ou não.