Navegando por Autor "Costa, José da Luz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Pré-fabricados lingüísticos: estrutura e funcionamento de sintagmas verbais idiomatizados - por uma abordagem cognitivo-funcional em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-07) Costa, José da Luz; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; ; http://lattes.cnpq.br/1595937586117375; Martelotta, Mário Eduardo Toscano; ; http://lattes.cnpq.br/0306703633963797; Nogueira, Márcia Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/0318583055932695; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Este trabalho objetiva sob a perspectiva cognitivo-funcional descrever, no interior do vasto domínio dos pré-fabricados lingüísticos, a estrutura e o funcionamento dos sintagmas verbais idiomatizados (SVIs), produzidos por falantes do português do Brasil, situados em Natal (RN). Partindo do pressuposto funcionalista de que a língua é usada essencialmente para atender a demandas comunicativas, observa-se que a sua estrutura morfossintática está condicionada às vicissitudes pragmáticas inerentes à interação verbal de sujeitos, socialmente heterogêneos e historicamente estabelecidos. Focaliza-se, na composição dos SVIs, as relações VT + OD, caracterizando a natureza sintático-semântica do verbo e do respectivo complemento verbal. Essas combinações de verbo + complemento podem ser interpretadas como estruturas lexicalizadas, reflexos da idiomaticidade inerente às construções convencionais já sistematizadas no repertório cultural dos usuários da língua. Procura-se, ainda, entrever as motivações cognitivas e discursivas pertinentes a esse fenômeno lingüístico. No processo investigativo, são analisados dados exclusivos de fala coletados no Corpus Discurso & Gramática a língua falada e escrita na cidade do Natal, organizado por Furtado da Cunha (1998). Os procedimentos metodológicos adotados se configuram como métodos de análise empírica e uso da intuição, enfatizando-se a abordagem qualitativa (explicativa) dos dados com suporte quantitativo de indicadores estatísticos. Apresenta-se, por fim, uma grade de sugestões didáticas sobre SVIs, para as aulas de português, como subsídios à prática docente no Ensino Médio e no curso de Letras.