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Navegando por Autor "Costa, Laurem Ohana Santana"

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    TCC
    Caracterização de pacientes inscritos na lista de espera do setor de linguagem infantil da Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Costa, Laurem Ohana Santana; Giacchini, Vanessa; https://orcid.org/0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; https://lattes.cnpq.br/6703155053801059; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-1716-1575; http://lattes.cnpq.br/0498921258146252
    Introdução: A Fonoaudiologia é a ciência que estuda os processos da comunicação humana, dentre eles, o desenvolvimento e aquisição da linguagem oral. Que depende de um aparato de fatores genéticos e ambientais, que influenciam. Logo, a procura por atendimentos da linguagem infantil em clínicas escolas é crescente, formando longas listas de espera e tempo prolongado para atendimentos. Objetivo: Descrever o perfil de linguagem (receptiva e expressiva) de crianças com queixas de linguagem inscritas na lista de espera da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo de caráter descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN. Mapeamento de dados realizado a partir de arquivo disponibilizado pela clínica escola da UFRN. Foram incluídos sujeitos com fichas de inscrição as quais a queixa foi relacionada à linguagem infantil e excluídos aqueles que não aceitaram participar da pesquisa, não atenderam as ligações telefônicas e o responsável não respondeu o questionário de coleta. Produzido pelas pesquisadoras com linguagem facilitada para os pais. Resultados: A amostra foi formada por 48 sujeitos, e listadas as principais concordancias sendo ela: 31 sujeitos do sexo masculino, 35 sujeitos procuraram atendimento em idade pré-escolar (dos 0 aos 6 anos), as queixas surgiram entre os 3 meses aos 5 anos de idade das quais 48 foram relacionadas a fala, 47 dos sujeitos estão matriculados em creches ou escolas e relataram dificuldades de leitura e escrita e 42 sujeitos aguardam atendimentos há mais de dois anos. Conclusão: O perfil atendido apresentou o padrão de meninos, com idade de 4 a 10 anos, aguardando há mais de dois anos em lista de espera, com atrasos mais significativos em linguagem receptiva e expressiva, frequentando escola ou creches, encaminhados por Neurologistas, com queixas predominantemente de fala, sem dificuldades auditivas e com dificuldades de leitura e escrita.
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