Navegando por Autor "Costa, Lidiane de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças em contextos não escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Costa, Lidiane de Lima; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Ribeiro, Wagner LeiteConsiderando que a afetividade tem relação direta com o desenvolvimento integral do sujeito, em especial na infância, o presente estudo consiste em um relato de experiência que busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira uma relação afetiva pode contribuir significativamente para a aprendizagem da criança? Partindo desse questionamento, o objetivo geral do estudo é analisar as contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças em um contexto não escolar. Assim, busca-se compreender também como se dão as relações afetivas no processo de aprendizagem das crianças em contextos não escolares. Tomando como base teórica a Psicologia Histórico-cultural, realizou-se um estágio não obrigatório em um projeto social localizado no bairro de Felipe Camarão, durante um período de quatro semanas, em uma turma multisseriada composta por crianças com idades entre 8 e 14 anos. O campo de estágio proporcionou a oportunidade de vivenciar as manifestações afetivas dos educadores para com as crianças, além de possibilitar uma reflexão sobre a importância dessas relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento tanto individual quanto coletivo. Ademais, o valor dado à criação de um ambiente acolhedor, que favorece o processo de aprendizagem, também se revelou um aspecto central para o sucesso das interações educacionais.