Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Lidiane de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    As contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças em contextos não escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Costa, Lidiane de Lima; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Ribeiro, Wagner Leite
    Considerando que a afetividade tem relação direta com o desenvolvimento integral do sujeito, em especial na infância, o presente estudo consiste em um relato de experiência que busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira uma relação afetiva pode contribuir significativamente para a aprendizagem da criança? Partindo desse questionamento, o objetivo geral do estudo é analisar as contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças em um contexto não escolar. Assim, busca-se compreender também como se dão as relações afetivas no processo de aprendizagem das crianças em contextos não escolares. Tomando como base teórica a Psicologia Histórico-cultural, realizou-se um estágio não obrigatório em um projeto social localizado no bairro de Felipe Camarão, durante um período de quatro semanas, em uma turma multisseriada composta por crianças com idades entre 8 e 14 anos. O campo de estágio proporcionou a oportunidade de vivenciar as manifestações afetivas dos educadores para com as crianças, além de possibilitar uma reflexão sobre a importância dessas relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento tanto individual quanto coletivo. Ademais, o valor dado à criação de um ambiente acolhedor, que favorece o processo de aprendizagem, também se revelou um aspecto central para o sucesso das interações educacionais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM