Navegando por Autor "Costa, Luzimar Pereira da"
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Dissertação Análise da mobilidade urbana de Natal/RN a partir do uso de indicadores de sustentabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Costa, Luzimar Pereira da; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; ; http://lattes.cnpq.br/2966743542977348; Gomes, Edvânia Torres Aguiar; ; http://lattes.cnpq.br/2073947620231592; Silva, Moacir Guilhermino da; ; http://lattes.cnpq.br/7019484280783049Na atualidade, a mobilidade urbana se apresenta como um dos principais desafios das grandes e médias cidades brasileiras, pois apresenta sinais de insustentabilidade, principalmente em decorrência do incremento no sistema de transporte motorizado, especialmente o individual. Diante disso, torna-se evidente que a mobilidade, considerada de especial interesse para o desenvolvimento urbano sustentável, vem enfrentando uma crise que se reflete em externalidades negativas, sobretudo no que se refere aos congestionamentos, aos acidentes, à poluição atmosférica, à exclusão social, entre outros. A complexidade desses problemas exige uma análise integrada alicerçada nos princípios da sustentabilidade. Nesse sentido, buscando compreender tal problemática e na tentativa de minimizar os diversos impactos dela decorrentes, Costa (2008) propôs o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) com o objetivo de oferecer uma metodologia capaz de avaliar aspectos pertinentes à mobilidade, incluindo as dimensões social, política, econômica e ambiental. Diante do exposto, elegeu-se como principal objetivo deste estudo analisar a mobilidade urbana de Natal/RN na perspectiva da sustentabilidade. Como objetivos específicos busca-se analisar a mobilidade urbana de Natal, utilizando como ferramenta o IMUS tanto para a cidade como um todo, quanto para cada uma das suas quatros Regiões Administrativas; avaliar as condições de acessibilidade urbana em Natal e verificar em que medida o acesso a serviços e equipamentos urbanos é facilitado ou dificultado em virtude da localização e do poder aquisitivo da população. Para tanto, fezse necessário o uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O índice, que varia de 0,00 a 1,00, revelou para Natal o valor Global de 0,510, e no que se refere às suas regiões administrativas demonstrou que há diferenças percentuais muito pequenas em relação ao índice global calculado para a cidade. O desempenho do IMUS por região administrativa evidenciou que, embora existam diferenças, os resultados ficaram muito próximos, com variações entre 0,494 e 0,537. No que tange particularmente à acessibilidade urbana, verifica-se que Natal apresenta-se como uma cidade desigual e, essa iniquidade que não é apenas de renda, se reflete nas questões relacionadas à acessibilidade e, consequentemente, à mobilidade urbanaTCC Proposição de um sistema de coleta, tratamento e disposição final de lâmpadas fluorescentes pós-consumo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Moreira, Hélder da Costa; Silva, Izabela Cristiane de Lima; Costa, Luzimar Pereira da; Silva, Luênia Kaline Tavares daO presente trabalho trata sobre a proposição de um sistema de coleta, tratamento e disposição final de lâmpadas fluorescentes pós-consumo. A prática corrente de descarte de lâmpadas predominantemente exercida deste resíduo é a modalidade feita diretamente no lixo. Infelizmente as empresas privadas, órgãos públicos e a população, de um modo geral, desconhecem os efeitos adversos causados pelo descarte inapropriado e não sabem como gerenciar esses resíduos. Com isso, o objetivo do projeto é fazer com que o material inerte presente nas lâmpadas seja reaproveitado, bem como minimizar os possíveis impactos negativos que o descarte inadequado desse tipo de resíduo possa causar ao meio ambiente e à saúde humana. Infelizmente O sistema proposto de coleta, tratamento e destinação terá como bases legislativas os princípios e disposições preceituadas pela Constituição, tendo como norma específica sobre resíduos a Lei 12.305/2010, intitulada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A metodologia utilizada foi o método de pesquisa de requisitos legais sobre o tema, prospecção e análise quantitativa de lâmpadas descartadas em larga escala por grandes geradores desse tipo de resíduo, análise de seus impactos ambientais e possíveis destinações pós-tratamento. Toda a metodologia foi aplicada à cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Os resultados e discussões realizados permitiram constatar que um sistema de coleta, tratamento e disposição final de lâmpadas fluorescentes além de viável, é um importante instrumento para o exercício da política da logística reversa.