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Navegando por Autor "Costa, Máximo José da"

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    TCC
    Educação e multiculturalidade: a música popular massiva nas práticas de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Costa, Máximo José da; Lima, Agostinho Jorge de; Saldanha, Leonardo Vilaça; Severo, João Simião
    No presente trabalho, abordaremos a utilização da música popular massiva através de um viés multicultural. Levantando principalmente a problemática se é benéfica à utilização desta no ensino e aprendizagem dos discentes. Por ela ser uma realidade pragmática que está presente nos cotidianos de nossos alunos, se faz importante este estudo para a observação do que se vem produzindo dentro da indústria cultural de entretimento e quais os impactos sociais que nossos alunos estão recebendo através dessas produções. Da mesma sorte, devemos considerar que a música popular massiva é uma realidade emergente que está presente nas práticas multiculturais. Então, para discutirmos tal problemática, temos que nos munir com teorias e argumentações que se baseiam nas ciências humanas - em especial na musicologia, pedagogia e etnomusicologia - considerando o respeito à diversidade multicultural e o contexto social de cada indivíduo. Sendo sabedores que na contemporaneidade os indivíduos influenciam e são influenciados por seu espaço sociocultural. Através dessas análises, nossa arguição será pautada na pedagogia crítica de Paulo Freire, possibilitando uma reflexão crítica em nossas práticas de ensino frente uma educação musical que se constroem constantemente.
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    Dissertação
    Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
    (2018-04-19) Costa, Máximo José da; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Souza, Zilmar Rodrigues de; ; Leão, Eliane;
    Nesta pesquisa, abordo sob a ótica das teorias críticas, a relação de estudantes de educação básica com música(s), com especial atenção à música popular massiva. Nesse sentido, foi definido, como objetivo geral, para este estudo, observar a música popular massiva sob a ótica de estudantes em três escolas da educação básica da cidade do Natal/RN; contemplando uma instituição da rede pública municipal, uma da rede pública estadual e outra de uma rede privada de ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa configurou-se como um estudo multicaso. O campo empírico foi constituído especificamente por três turmas: uma do 9º ano do ensino fundamental na escola particular; outra do 9º ano do ensino fundamental na escola municipal da cidade do Natal/RN; e outra do 1º ano do ensino médio na escola estadual do Rio Grande do Norte. As três instituições possuíam professores formados em Arte/Música e davam aulas integralmente na disciplina música. Como procedimentos de coleta de dados, realizei um levantamento documental, bem como, lancei mão de observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi estruturadas – das quais participaram três alunos de cada uma das turmas –, além de registro em áudio e imagem. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que o cotidiano dos respondentes é repleto de escuta musical (e que essa escuta, em sua maior parte, contempla produções midiáticas recentes) que ora se conectam – ora não – com as vivências proporcionadas pela praxis pedagógico-musical das escolas em que estudam. Através das concepções simbólicas em Bourdieu (2008), percebi que cada estudante demonstrou ter um modo específico de se relacionar com música, apresentando gostos e preferências diferenciadas, bem como, ancorado em Merriam (1964), atentei também que isto se aplica aos usos e funções às músicas com as quais se envolvem. Conclui que conhecer, compreender e refletir sobre essas diferentes músicas é estar aberto a condição para convivência de manifestações que compõem a diversidade sociocultural contemporânea – sejam estas oriundas da produção midiática, sejam oriundas de outros meios –. Contudo – e por fim –, defendi um necessário olhar crítico/reflexivo sobre as relações de estudantes com música; de modo a dar visibilidade, bem como gerar problematização acerca dos interesses, estratégias e manipulações da indústria cultural (em seus diversos segmentos). Isso significa, contemplar a diversidade musical – e, de forma mais ampla, sociocultural – em sala de aula; sem deixar de expor e refletir sobre relações assimétricas de poder no âmbito micro e macrossocial que tendem a orientar a forma como todos(as), na escola e fora dela, se relacionam com música(s) na atualidade.
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    TCC
    Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Marchi, Terezinha Júlia Menezes; Costa, Máximo José da; Colabardini, Júlio César de Melo; Oliveira, Mário André Wanderley
    A pesquisa aqui proposta, versa sobre a reciprocidade teórico-prática na performance coral, que intenta, através de experiências empíricas, compreender quais serão os impactos no fazer performático. Então, através da revisão de literatura, utiliza-se como balizares no referencial teórico, as concepções e práticas socioeducativas do Canto coral, externadas pela educadora musical e regente coral Patrícia Costa (2009a, 2009b). É válido que se verse brevemente sobre a fala de Costa (2009a), e sua abordagem, que considera a prática coral dentro de instituições de ensino, fazendo colocações sobre o universo coral, a inserção, e criação de um grupo com estudantes adolescentes. O objetivo desta pesquisa é compreender os impactos gerados na performance a partir da reciprocidade entre teoria e prática, pautando o trabalho em um tripé que considera a inter-relação entre teoria, prática e performance, como a base da formação musical do grupo em questão. O trabalho, se configura como uma pesquisa-ação, em que serão apresentados os dados através da análise dos questionários, bem como, através dos breves relatos sobre o que se pôde observar no decorrer da pesquisa. Vislumbrando uma consideração de dados concisa, foi realizada uma amostra dos dados, pois, ao longo da pesquisa foram aplicados três questionários, totalizando quarenta questões, entretanto, foram consideradas as dez que se relacionassem com a pesquisa, pois o objetivo inicial da aplicação dos questionários era apenas de ter um contato mais direto com os estudantes e suas ideias. A pesquisa foi realizada na E.E.T.I Winston Churchill, uma das escolas públicas da cidade de Natal/RN, através de um projeto da autora desta abordagem, intitulado “O Canto coral e a cultura Nordestina”. O projeto em questão, já foi escrito contemplando as considerações deste trabalho, e objetivando a escrita da abordagem. Durante a realização da pesquisa, foi possível compreender não apenas as dificuldades existentes ao desenvolvimento teórico-prático, mas também, visualizar que existem uma série de lacunas a serem sanadas e, não obstante, um longo caminho a ser percorrido, além da busca por um melhor desenvolvimento metodológico, que esteja em consonância com o desenvolvimento e a realidade social dos estudantes.
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    TCC
    Música na educação infantil: reflexões acerca das confecções de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-19) Souza, Paulo Henrique de; Costa, Máximo José da; Luna, Camila Larissa Firmino de; Silva, Carlos Antônio Freitas da
    O objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de formulação e desenvolvimento da proposta de ensino-aprendizagem através das práticas musicais na educação infantil, utilizando materiais recicláveis para construir instrumentos musicais. Identifiquei que há uma interação de suma importância entre tais elementos, de modo que, sua presença no espaço escolar coopera positivamente nas dimensões sociais e singular de cada ser. Ainda enfatiza a música como recurso lúdico e como a mesma contribui para o avanço expressivo na construção de seu corpus epistemológico. Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica nas áreas da educação musical, projetos sociais, ambientes não formais de ensino-aprendizagem e questões sobre o meio ambiente. As reflexões feitas nessa pesquisa não têm a intenção de finalizar os argumentos aqui levantados sobre a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, e sim, o oposto, sugerem ao educador musical ter uma visão mais ampla de como é importante trabalhar com as crianças esses materiais em sala de aula. Dessa maneira, a fim de obter uma compreensão mais ampla, foi apresentado alguns exemplos de músicos, pesquisadores, professores e grupos que utilizam essa prática, ressaltando assim, o quanto é importante o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino e aprendizagem musical, fazendo jus a materiais que outrora iriam ser descartados. As considerações abordadas aqui, trazem uma visibilidade mais abrangente sobre a temática aqui ora proposta, problematizando questões futuras sobre a mesma.
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