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Navegando por Autor "Costa, Maria Aparecida da"

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    Tese
    Crises do cotidiano em Machado de Assis e Luigi Pirandello: um estudo comparado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-29) Peres, Terezinha Marta de Paula; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; ; http://lattes.cnpq.br/9857848168286132; Medeiros Júnior, Antonio Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/5180658924051594; Braga, Carlos Eduardo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/3019296255392406; Mangueira, José Vilian; ; http://lattes.cnpq.br/1430455873904407; Costa, Maria Aparecida da; ; http://lattes.cnpq.br/6408945346091919
    A presente tese se propõe a identificar possíveis aproximações e diferenças entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), do escritor brasileiro Machado de Assis, e Uno, nessuno e centomila (1926), do escritor italiano Luigi Pirandello. Considerando que os dois autores ocupam lugar de destaque nas literaturas brasileira e italiana, respectivamente, e que ambos observaram e vivenciaram transformações marcantes em suas respectivas sociedades, o Brasil do período imperial, e a Itália pós risorgimentale, verificaremos como os dois, a seu modo, compõem uma arte literária na qual é possível alcançar a consciência social e moral de cada um. Procuramos alcançar, ainda, o sentimento de inquietação, de ansiedade, de medo, de dúvida, de interesse, de vaidade, de ambição, enfim, o desejo de ser das personagens, as quais representam o homem de final do século XIX e início do século XX, com características que apontam para o sujeito de identidade fragmentada, em busca de um lugar no mundo, mesmo que para conseguir tal lugar renuncie sua essência e adote uma aparência correspondente a todas as imagens que a sociedade lhe atribui. Os protagonistas Brás Cubas e Vitangelo Moscarda nos conduzirão pelas trilhas da consciência de cada um, as quais demarcam a fronteira da essência em desarmonia com a aparência. Críticos como Roberto Schwarz, Alfredo Bosi, Leone de Castris, entre outros, nos deram o amparo teórico necessário para um estudo comparado entre dois autores que, como poucos, souberam expressar, por meio de suas personagens, a difícil relação do homem consigo mesmo e com o universo que o circunda.
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    Dissertação
    Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
    (2016-01-29) Costa, Maria Aparecida da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/2983503502854679; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028
    Em Linguística Aplicada (LA), as investigações sobre o uso da linguagem em contextos institucionais, diferentes das do domínio pedagógico, começaram a se delinear, sobretudo nas pesquisas de base etnográfica, em meados dos anos 1990. Segundo Moita Lopes (1998; 2011), constituem exemplos de tais pesquisas aquelas ambientadas em contextos profissionais como o jurídico, o da enfermagem hospitalar e o da segurança pública, assinalando o interesse acadêmico pelo modo como as pessoas agem discursivamente ao se utilizarem da leitura e da escrita em situações de trabalho. Tendo por pano de fundo o campo da LA, na acepção ora elucidada, e sua interface com os estudos de Letramento, a presente investigação se constitui de uma pesquisa descritiva, com abordagem de dados qualitativa e traços de vertente etnográfica (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 2006; CANÇADO, 1994). Seu objetivo consiste em descrever as práticas de letramento em atividades censitárias desenvolvidas por Técnicos e Agentes de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Especificamente, busca conhecer e caracterizar as rotinas letradas atinentes ao contexto de trabalho dos referidos servidores, no sentido de contribuir para a ampliação do foco das pesquisas sobre o Letramento nesse locus em particular e, consequentemente, favorecer uma melhor compreensão de suas ocorrências linguageiras como meio de legitimação do discurso institucional inerente ao domínio censitário. Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (STREET, 2014 [1995], 1993, 1984; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2008; 2010) com ênfase no Letramento Laboral (PAZ, 2008), sob o viés do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007). A partir das categorizações propostas por Hamilton (2000) acerca dos elementos visíveis e não visíveis nos eventos e práticas letradas, as descrições empreendidas têm apontado para a relevância do processo instrucional oferecido pelo IBGE aos seus servidores e também para as recorrentes ações linguageiras orientadas para o convencer, constitutivo ao fazer profissional desses participantes. Essas estratégias discursivas se fazem notar, sobretudo, no trabalho dos Agentes de Pesquisa, cujo grupo está diretamente vinculado ao contexto de vida dos informantes quando das circunstâncias de coleta nos domicílios, figurando, portanto, como porta-vozes institucionais da esfera pesquisada frente à conjuntura social.
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    Tese
    Figurações do sujeito no romance de José Saramago e António Lobo Antunes
    (2016-02-15) Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; http://lattes.cnpq.br/6991341292172385; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; Silva, Fábio Mário da; ; http://lattes.cnpq.br/4329315558816516; Costa, Maria Aparecida da; ; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498
    Entre as diversas questões sobre o sujeito e suas incidências no texto literário, este estudo prefere a de perscrutar acerca de como o tema é figurado no romance; isto é, como se constitui e se apresenta entre as aporias do romanesco, que relação mantém com o externo ao texto (a história, a sociedade), no que interfere na construção da narrativa e na forma do romance, quais questões suscitam, são algumas proposições envolvidas numa leitura que compreende Todos os nomes, de José Saramago e Não entres tão depressa nessa noite escura, de António Lobo Antunes. Esses romances foram elegidos porque se relacionam, respectivamente, a duas das principais correntes da forma romanesca: um mais integrado ao viés objetivo e outro à tradição subjetiva. Sem abolir especificidades, mas ciente que essa não é uma relação dicotômica por compreender que o hiato entre as duas formas se resume basicamente a uma maneira de percepção diversa do romancista sobre a realidade, este estudo se alimenta das duas posições no intuito de lidar com especificidades igualmente diversas de figuração do sujeito no romance. Assim, este estudo dividiu-se nos três momentos ora designados: (1) revisar sobre como o romance tem construído uma concepção de sujeito desde a ruptura mantida com a epopeia. Essa revisão privilegia três momentos da história do romance: a epopeia, a verve realista do século XIX e o romance impulsionado pelas novas formas dos anos 1920. Esse exercício é intermediado pelas leituras de Krysinski (2007), Lucáks (2009), Zéraffa (2010), Candido (2007), Rosenfeld (1996), Adorno (2003), Benjamin (2012) entre outros; (2) ler Todos os nomes e perscrutar o exercício das personagens centrais do romance - o Sr. José, a mulher desconhecida, o conservador, a senhora do rés-do-chão direito e o espaço da Conservatória por compreendê-la coadjuvante nesse universo; (3) a partir desse mesmo exercício, a leitura de Não entres tão depressa nessa noite escura perscruta as figuras de Luís Filipe, Margarida, Amélia, Ana Maria e Maria Clara. Entre as interseções alcançadas na relação entre as duas obras está a compreensão de que o romance se exercita como artefato de conhecimento sobre sujeito e usa a personagem como figuração sobre suas posições ocupadas na contemporaneidade; são obras que compreendem a iminência do fim de uma civilização pela forma avariada de coletividade e vida tornada repetição invariável. E expõe ao menos duas formas de ruptura dessa condição catastrófica: o sujeito é ação e deve sair para o mundo (José Saramago); a desordem não apenas social é individual e o sujeito é espera enquanto remenda situações possíveis de compreender o estágio de degradação do homem (António Lobo Antunes). São obras responsáveis por reafirmar o interesse do romance nas existências mais arredias e silenciosas por entenderem que nelas esconde-se uma capacidade de reanimação da existência e é tarefa do romancista revelá-la.
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    Tese
    O gênero questionário de pesquisa do (no) IBGE: produção, usos e implicações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-31) Costa, Maria Aparecida da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romero de; ; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856
    Investiga-se, nesta tese doutoral, o gênero questionário de pesquisa e suas implicações sociais aventadas no circuito de trabalho de servidores públicos da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especificamente, a análise concentra-se nos questionários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), produzidos pelo IBGE para as edições de 2011 e 2017. Quanto à PNADC, trata-se de um importante inquérito probabilístico, cuja base de informações advém das narrativas orais fornecidas pela população brasileira, figurando o questionário como um gênero de relevância face à discussão e à formulação de políticas públicas circunscritas aos temas do inquérito. Por sua vinculação à Linguística Aplicada, área que problematiza as questões de linguagem em uso nos múltiplos contextos da atividade humana (MOITA LOPES, 2006; 2011), este estudo emerge, ainda, como uma proposta de ampliação das práticas de letramento do domínio censitário (COSTA, 2016). Em atendimento às orientações da etnopesquisa crítica com abordagem de dados qualitativa, o corpus foi constituído mediante pesquisa documental, visando à coleta de gêneros de texto do domínio investigado, além da realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação remota de questionários a servidores do IBGE. Para a fundamentação teóricoconceitual de gêneros, recorre aos postulados de Bakhtin (2011 [1992]) e de autores filiados à Sociorretórica, notadamente Bazerman (2005; 2015a; 2015b), Miller (2012 [1984]) e Bhatia (2001 [1997]). Sobre os estudos interessados na produção escrita de questionários de pesquisa, apoia-se nas discussões de Vieira (2009), Dörnyei (2003) e Gil (2008), entre outros. As análises evidenciam que os questionários da PNADC: (i) embora operem sob a responsabilidade enunciativa de escritores do campo da Estatística, são textos produzidos colaborativamente, devido a seu amplo arcabouço temático, demandante de saberes especializados que apontam para uma ontologia própria; (ii) assumem características de um gênero sociocatalisador e circulam em outros domínios discursivos pela ação dos Técnicos e dos Agentes, que atuam no convencimento do público informante e na retextualização de conceitos institucionais; e (iii) desencadeiam a produção e posterior circulação de outros textos que gravitam em torno dos questionários, viabilizando, nesse contexto, um sistema de gêneros marcado por formas padronizadas de organização profissional envolvendo atividades e pessoas. Dos aspectos conclusivos mais relevantes, destaca-se a necessidade de reelaboração do capítulo dos questionários que versa sobre a caracterização dos moradores pesquisados na amostra, bem como pensar na destinação do excesso de informações que têm sido recorrentemente acordadas pelo gênero, mas desconsideradas para fins de registro institucional.
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    Dissertação
    Murilo Rubião e a poética do estranho: as fronteiras do discurso fantástico e engajamento na escrita do absurdo
    (2016-02-26) Silva, Edson Moisés de Araújo; Oliveira, Andrey Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; ; http://lattes.cnpq.br/8308602230958509; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Costa, Maria Aparecida da;
    A literatura, enquanto representação social, possui várias vias de criação. Dentre elas, destacamos a literatura fantástica que se distancia da lógica da realidade para evidenciar as contradições da sociedade moderna. Até mesmo a literatura classificada como realista, em certos casos, também faz concessões aos procedimentos fantásticos para questionar as relações humanas. Nesse sentido, esta dissertação analisou os contos “A cidade”, “Bárbara”, “O ex-mágico da Taverna Minhota” e “Botão-de-rosa”, do escritor mineiro Murilo Rubião. Nos contos de Rubião, identificamos a presença do efeito de estranhamento provocado pelo contato com o absurdo, mas este procedimento tem aliança às arbitrariedades presentes em contos que tratam de temáticas como a reificação do ser humano, o consumismo desenfreado e formas de censura e autoritarismo. Como mímese da sociedade moderna, Rubião escreve críticas sociais de modo incansável e norteado por uma constante reescritura das narrativas, tendo sua obra reunida em 33 contos. Para a análise, apresentamos uma crítica integrativa entre literatura e sociedade, respaldada na análise do modo fantástico nas narrativas selecionadas. Para tanto, tivemos o suporte teórico de Chiampi (2008), Paes (1985), Todorov (1992), García e Batalha (2012) e Roas (2014) para a discussão sobre discurso. Aliado a essas noções, propusemos a integração crítica ao pensamento acerca da assimilação mercadológica sofrida pelo indivíduo na modernidade (DEBORD, 1997). Em síntese, tivemos como maior interesse a verificação do uso intencional dos procedimentos fantásticos para a denúncia de cenas e práticas autoritárias na realidade social.
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    Tese
    A opressão da criança em Graciliano Ramos e Charles Dickens
    (2017-11-10) Santos, Elizabete Maria Alvares dos; Falleiros, Marcos Falchero; ; ; Oliveira, Andrey Pereira de; ; Medeiros Júnior, Antonio Fernandes de; ; Rodrigues, Manoel Freire; ; Costa, Maria Aparecida da;
    Este trabalho tem como principal objetivo o de elaborar um estudo comparativo entre Charles Dickens e Graciliano Ramos, inicialmente escolhidos, respectivamente, por suas obras: Oliver Twist e Infância. Nossa atividade comparativa busca apresentar algumas aproximações e distanciamentos entre esses autores e suas obras. No decorrer de nosso trabalho, apresentamos o perfil de cada romancista e seus respectivos cenários sócio-históricos, desde suas formações distintas a realidades representadas pela Literatura Ocidental, dos Séculos XIX e XX, respectivamente. Primordialmente, o nosso principal foco é a exploração da criança e as violências desferidas a elas. Porém, diante de sociedades tão infinitamente distintas, os conceitos e representações de “criança” e de infância são muito diferentes entre si. Ao longo de nosso trabalho, tivemos o cuidado de separar o memorialístico do historiográfico, do autobiográfico, especialmente no tocante à estética das obras literárias, razão do nosso trabalho. O componente “lembrança”, nos conceitos de Jeanne Marie Ganegbin, dá suporte teórico ao nosso estudo, assim como os de Eliane Zagury amparam a relação de autobiografia como viés de expressão dos relatos de memória. Ao final da nossa pesquisa, apresentaremos a aproximação entre os dois autores, pois ambos viveram a narrativa da violência em suas obras.
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    Tese
    A paz tensa da chama fugaz: a configuração do amor no romance contemporâneo, Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Costa, Maria Aparecida da; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; ; http://lattes.cnpq.br/2983503502854679; Oliveira, Andrey Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; Silva, Antonia Marly Moura da; ; http://lattes.cnpq.br/3232000415474975; Souza Junior, Jose Luiz Foureaux de; ; http://lattes.cnpq.br/9716378308199779
    A tese A paz tensa da chama fugaz: a configuração do amor no romance contemporâneo, Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge tem por objetivo estudar a configuração do amor em romances contemporâneos. Como corpus de estudo selecionaram-se os romances As horas nuas (1989), da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, e O vento assobiando nas gruas (2002), da escritora portuguesa Lídia Jorge. O estudo busca entender como as personagens destes textos lidam com as questões amorosas no contexto da narrativa contemporânea, bem como compreender a expressão do amor que se constitui enquanto sentimento contraditoriamente fluido e insistentemente buscado, questões caras ao discurso amoroso da contemporaneidade. De cunho crítico-comparativo, esta pesquisa priorizará as problemáticas relativas ao amor como sinônimo de Eros, ou seja, a relação amorosa entre amantes, analisados por um viés social e filosófico. Objetiva-se, pois, com isso, ampliar os estudos de duas obras literárias contemporâneas, assim como estabelecer relações entre as personagens dos textos estudados com o universo que as cercam, focalizando o contexto humano e social em que as histórias são representadas. Finaliza-se por observar nos textos das escritoras analisadas a dicotomia amor e morte, a imagem do amor que se alimenta da ausência, e do desejo de completude do homem, defendendo a hipótese de que as escritoras Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge atualizam e materializam em seus textos a pluralidade do conceito de amor contemporâneo, que continua contraditório, fragmentado e problemático
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