Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Narla Hélia da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O papel da família no contexto escolar: uma revisão da literatura na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Costa, Narla Hélia da; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Oliveira, William Brenno dos Santos
    O artigo analisa as publicações que discutem a parceria entre a família e a escola no processo de ensino, com o objetivo de compreender como essa colaboração afeta o crescimento das crianças. A pesquisa foi realizada baseada em artigos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e destaca a importância da participação da família para o rendimento escolar e a construção de valores. Utilizando palavras-chaves como “família e educação escolar”, foram selecionados trabalhos que abordam a temática, permitindo uma análise abrangente sobre o assunto. Os resultados mostram que a colaboração entre a família e a escola é fundamental, principalmente em situações difíceis como a COVID-19, em que a ajuda da família foi muito importante para se adaptar ao ensino remoto. Além disso, a pesquisa ainda destaca a importância de ajustar as práticas e atividades escolares com as diversas realidades familiares. Referâncias teóricas como Freire (1996), que enfatiza o papel da educação na transformação social, e Cortella (2014),que discute a necessidade de uma relação harmoniosa entre escola e família, sustentam essa análise. As considerações finais destacam a importância de ampliar essa colaboração êxito educacional, propondo ações como eventos e uma melhor comunicação para engajar os pais no processo de aprendizagem. Portanto, a pesquisa conclui que a boa comunicação, um diálogo aberto e o incentivo à participação da família são essenciais para construir um ambiente de aprendizado.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM