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    Dissertação
    Acolhimento à pessoa idosa: o olhar do usuário na atenção básica
    (2017-07-31) Medeiros, Camyla Bernardo; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; ; Silva, Edna Maria da; ; Costa, Roberta Kaliny de Souza;
    O acolhimento, uma das diretrizes da Politica Nacional de Humanização, constitui-se em tecnologia para reorganização dos serviços, permitindo a garantia de acesso universal e humanização do atendimento. Este trabalho objetiva analisar o acolhimento na atenção básica pelo olhar da pessoa idosa, bem como identificar a sua concepção acerca do assunto e proporcionar reflexões sobre o tema. Trata-se de um estudo descritivo e analítico composto por 30 usuários, com idade igual e superior a 60 anos, de ambos os sexos, vinculados ao Programa Hiperdia e atendidos em uma Unidade de Saúde da Família do município de Natal/RN. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes, com parecer nº 1.808.237. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo dados de identificação e perfil sociodemográfico. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: Cuidado; Acesso e Resolutividade. Os idosos consideraram o acolhimento como cuidado e respeito com a pessoa, visto como uma concepção ampla, extrapolando a visão biológica. Na categoria acesso, foi relatado dificuldades como a espera prolongada em conseguir consultas e a falta de assistência médica; No que se refere à terceira categoria, foi mencionado que há resolução dos problemas, porém a longa espera e a burocratização do sistema de saúde foram novamente enfatizadas e, em função disto, a busca por serviços privados tem sido a opção de escolha. Embora se vislumbre avanços no SUS, e com efeito na Atenção Básica, o estudo mostrou que o acolhimento à pessoa idosa é visto com muitas fragilidades, sobressaindo as contradições na humanização das ações em saúde.
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    Dissertação
    Educação permanente em saúde para qualificação da assistência ao usuário de substâncias psicoativas
    (2019-06-17) Medeiros, Raquel Sales de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Costa, Marcelo Viana da; ; ; ; Costa, Roberta Kaliny de Souza;
    A Reforma Psiquiátrica brasileira resultou numa série de transformações no que diz respeito às práticas, saberes, valores culturais e sociais que permearam o contexto de tratamento e cuidado das pessoas com transtornos mentais e/ou usuárias de substâncias psicoativas. A partir de 2003, através da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, o Brasil reafirmou o uso de drogas como fenômeno complexo de saúde pública, assumindo como marco teórico-político-ético a perspectiva da redução de danos. Para formalizar a atenção aos usuários de substâncias psicoativas, através da Portaria GM 336/02 definiu normas e diretrizes para a organização de serviços que prestam assistência em saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo-se os voltados para atender pessoas que fazem uso abusivo/prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas, os CAPS ad. Enquanto profissional deste serviço, observou-se a necessidade de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe, enquanto estratégia de qualificação, fato inexistente no cotidiano do CAPS ad, do município de Caicó-RN. Esta pesquisa objetivou identificar o conhecimento da equipe de um CAPS ad sobre a assistência ao usuário de substâncias psicoativas e desenvolver atividades de educação permanente sobre o processo de trabalho em saúde mental. Pesquisa-ação desenvolvida no CAPS ad de Caicó-RN, no período de junho/2018 a janeiro/2019, aprovada pelo Comitê de Ética mediante parecer CAAE nº 89520618.2.0000.5568. Aplicou-se um questionário a 13 participantes sobre temas relacionados à saúde mental e uso de substâncias psicoativas, além de dados de caracterização sociodemográfica e profissional e informações sobre a Política Nacional de Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Assistência à pessoa com problemas relacionados ao uso de SPA (gestão do cuidado e da clínica, humanização em saúde, PTS, entre outros). Realizaram-se seis oficinas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, com média de participação de sete trabalhadores. A proposta metodológica da realização de oficinas permitiu que o processo de EPS acontecesse de forma interativa, sendo assegurado o caráter participativo, a criação de oportunidades de discussão e reflexão dos processos de trabalho, estimulando o aprendizado mútuo e o diálogo entre a equipe. Os resultados indicaram índices de conhecimento prévio dos trabalhadores, com conhecimento suficiente em média de 75%. Diante desta análise, reafirma-se a necessidade da criação e fortalecimento de um espaço de educação permanente em saúde neste serviço, bem como a necessidade do incentivo e apoio dos gestores no que tange à organização e participação dos trabalhadores nestes encontros.
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    Estratégias para utilização da caderneta no atendimento ao adolescente na saúde da família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-19) Lima, Josefa Nayara de; Costa, Roberta Kaliny de Souza; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Nóbrega, Cristiane Samara Holanda
    Objetivo: Identificar as dificuldades de utilização da caderneta no atendimento ao adolescente e implementar ações para o seu uso na Estratégia Saúde da Família. Métodos: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com profissionais de uma equipe de saúde da família. Na coleta de dados foi aplicado um questionário, seguido da realização de uma oficina para problematização das informações colhidas e elaboração das estratégias de ação. Decorridos cinco meses de execução da proposta, aplicou-se outro questionário para avaliação. As informações coletadas na oficina e resultantes da aplicação dos questionários foram analisadas através da técnica de análise temática de conteúdo. Resultados: identificou-se a pouca utilização da caderneta pela equipe de saúde. As principais dificuldades de uso estavam relacionadas à falta de capacitação, ao despreparo dos profissionais e à ausência dos adolescentes na unidade de saúde. As estratégias de ação executadas foram: divulgação e distribuição da caderneta nas escolas, durante as atividades do programa saúde na escola; orientação aos pais nas visitas domiciliares; acompanhamento da estatura e índice de massa corporal por idade; elaboração de um instrumento para entrega e uso da caderneta para todos os profissionais. Conclusão: A implementação das ações pactuadas favoreceu o uso efetivo da caderneta pela equipe e adolescentes do serviço, transformando os fatores limitantes da sua utilização numa barreira transponível, que proporcionou reflexões sobre a prática profissional, melhorias no atendimento e o registro dos cuidados à saúde desse público.
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    Dissertação
    Estruturação da preceptoria de vivência integrada na comunidade: uma experiência no centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-07) Silva, Jaciclelma Márcia da; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/1493531217395281; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Costa, Roberta Kaliny de Souza
    A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa na formação em saúde, atuando como algo inovador no processo ensino-aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração ensino, serviço, comunidade. Objetivou-se apresentar a integração entre a EMCM e o CAPS AD para a realização da Vivência Integrada na Comunidade. Estudo do tipo metodológico, com enfoque na construção de instrumentos pedagógicos, com ênfase na experiência da pesquisadora enquanto preceptora no cenário de pesquisa, CAPS AD do município de Caicó-RN. Para subsidiar a organização do serviço para a VIC, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas entre os meses de agosto e setembro de 2023, com participação de cinco profissionais de saúde, intituladas: 1. Apresentação do componente curricular VIC; 2. Visita técnica; 3. Consulta interprofissional, e 4. Gestão do Cuidado no CAPS AD. Enquanto resultado, percebe-se que o processo de desenvolvimento das oficinas junto aos preceptores/equipe técnica do CAPS AD com enfoque na VIC propiciou, apesar das dificuldades e conflitos profissionais existentes, reflexões acerca da necessidade de melhoria nas relações interprofissionais no serviço. Tais reflexões no CAPS só conseguem alcançar seu objetivo sócio técnico quando promovem em seu modus operandi o trabalho interprofissional e colaborativo. Almeja-se a construção de roteiros de situações de aprendizagem, para fortalecimento das iniciativas de organização institucional para a preceptoria no CAPS AD de Caicó-RN, melhorando o processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação de medicina da EMCM.
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    Tese
    Evidências de validade de conteúdo de instrumentos para o cuidado à pessoa com lesão cutânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-15) Costa, Roberta Kaliny de Souza; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; ; http://lattes.cnpq.br/3918869442704652; Mendes, Cristina Katya Torres Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/8585902794071018; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; Alchieri, Joao Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508
    A qualidade do cuidado às pessoas com lesões cutâneas exige assistência integral, prestada por profissionais capacitados e sistematizada por protocolos. O preparo do profissional de enfermagem para prestar esse cuidado deve ser iniciado na graduação. A avaliação do desempenho do futuro enfermeiro no cuidado aos pacientes com lesões deve captar sua habilidade na execução de tarefas específicas e resolução de problemas em situações reais. Os instrumentos de medida adotados nesse tipo de avaliação devem ser validados, baseados em evidências científicas e proporcionar a padronização de condutas no ensino- aprendizagem. Assim, este estudo objetivou descrever o processo de elaboração e validação de conteúdo de instrumentos para o cuidado à pessoa com lesão cutânea. Estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado em duas etapas: a primeira, elaboração de um questionário e de um roteiro de observação, a partir de uma revisão integrativa da literatura; a segunda, de proposição aos juízes do estudo por meio da técnica Delphi. Participaram 30 juízes na primeira fase Delphi e 18 na segunda. A análise foi feita com o coeficiente Kappa, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), aceitando índices iguais ou superiores a 0,61 e 0,75 (nível bom), respectivamente, além do teste de Wilcoxon para comparações dos índices entre as fases. O projeto obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº: 11090212.2.0000.5292). A revisão da literatura contemplou 22 publicações, predominando artigos científicos, entre 2008 a 2010, direcionados para o enfermeiro e com foco em lesões específicas. Quanto aos aspectos do cuidado, destacaram-se: anamnese, exame físico, fatores de risco, sinais vitais, avaliação da dor, infecção na lesão, exames complementares, características da lesão, limpeza e curativo da lesão, desbridamento, indicação de cobertura, encaminhamento, educação em saúde, registro e documentação. Das 10 questões do conhecimento, 6 atingiram nível ótimo de concordância (Kappa e IVC >0,80), ficando as demais dentro dos valores estabelecidos. Dos 20 itens do roteiro estruturado, 18 apresentaram melhores escores na fase Delphi 2. Na avaliação geral do roteiro de observação, constatou-se que os escores na segunda fase foram maiores em sete dos dez requisitos e apresentaram diferença estatística nos aspectos referentes à atualização, ao vocabulário e à precisão. Os índices de concordância obtidos indicam a evidência de validade de conteúdo dos instrumentos e sua adequação para o cuidado à pessoa com lesão cutânea.
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    Dissertação
    A formação acadêmica do enfermeiro para o SUS na percepção de docentes e discentes da faculdade de enfermagem/UERN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-28) Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; ; http://lattes.cnpq.br/3918869442704652; Henriques, Maria Emília Roméro de Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/4000019662089597; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; Simpson, Clélia Albino; ; http://lattes.cnpq.br/3568948187738623
    O modelo de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS pressupõe uma política de recursos humanos que prepare profissionais de saúde para reorientar os serviços e práticas sanitárias. O enfermeiro, membro da equipe de saúde, assume papel importante na implementação dos princípios e diretrizes do SUS, sendo sua formação profissional necessária à organização do trabalho nesse sentido. Desse modo, esse estudo objetiva analisar o processo de formação do enfermeiro para atuar no Sistema Único de Saúde, na percepção de discentes e docentes da FAEN/UERN. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizado com discentes e docentes do curso de graduação em enfermagem. Na pesquisa de campo, realizada entre os meses de novembro de 2006 e fevereiro de 2007, foram utilizados como instrumentos a pesquisa documental sob o texto do Projeto Político-Pedagógico - PPP, a entrevista estruturada direcionada aos docentes e o questionário fechado aplicado aos discentes do oitavo e nono períodos do curso. Os dados resultantes dos questionários, elaborados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais DCN e do Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação MEC foram organizados em cinco tabelas referentes ao perfil dos discentes e dos docentes participantes da pesquisa, à organização didático-pedagógica e aos Objetivos do PPP; ao Perfil do egresso; à organização didático-pedagógica do currículo. Para a consideração das entrevistas foi adotada a análise temática de conteúdo e a análise léxica pelo programa informático ALCESTE, que proporcionou a organização do material em cinco categorias: problemas do cotidiano da consolidação do SUS versus formação do enfermeiro, dicotomias do currículo do curso de enfermagem da FAEN versus princípios de integralização do processo formativo, o egresso da FAEN e sua inserção profissional junto ao SUS, o projeto político-pedagógico e a preocupação com a superação das dicotomias do processo formativo, habilidades e competências necessárias ao enfermeiro atuante no SUS. A análise das informações provenientes do referencial teórico utilizado e da pesquisa de campo resultou na constatação de que, apesar das boas intenções, as estratégias de implementação se mostraram frágeis para dar conta da concretização do ideal expresso no PPP. Ainda existe um abismo entre o que é pensado como processo formativo inovador e o que está sendo realmente implementado
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    TCC
    Percepção de gestantes acerca das consultas de pré-natal interprofissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-03-13) Almeida, Natália Rejane de; Costa, Roberta Kaliny de Souza; Pinto, Tiago Rocha; Brito, Andiara Araújo Cunegundes de
    Objetivo: Identificar as percepções de gestantes acerca do acompanhamento interprofissional durante o pré-natal. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em novembro de 2017, com mulheres grávidas, acompanhadas por equipe interprofissional no pré-natal, realizado na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e analisados através da análise de conteúdo temática. Resultados: as consultas com diferentes profissionais de saúde foram consideradas como experiências importantes e espaços de aprendizado, diálogo, de socialização de práticas e saberes sobre a gravidez, proporcionando interação profissional e integralidade no cuidado oferecido à gestante. Conclusão: a colaboração interprofissional no acompanhamento pré-natal viabiliza a humanização e melhoria na qualidade da atenção à saúde, favorecendo um atendimento integral à mulher no período gravídico.
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    Artigo
    Trabalho em equipe de saúde: uma análise contextual
    (Ciência, Cuidado e Saúde, 2008-10) Costa, Roberta Kaliny de Souza; Bertha Cruz, Enders; Menezes, Rejane Maria Paiva de
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    Artigo
    Utilização da caderneta de saúde do adolescente: percepção de profissionais
    (Fundação Edson Queiroz, 2019) Lima, Josefa Nayara de; Costa, Roberta Kaliny de Souza; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da
    Objetivo: Analisar a percepção de profissionais acerca da utilização da Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA). Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em 2018, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil, do qual participaram 17 profissionais, sendo 12 membros da equipe de saúde e cinco residentes multiprofissionais em Atenção Básica de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Coletaram-se os dados com entrevista semiestruturada contendo dados sobre caracterização dos profissionais e uma questão norteadora sobre a percepção dos profissionais acerca da CSA. A aplicação da metodologia da análise de conteúdo resultou na identificação de duas categorias temáticas: Concepções dos profissionais acerca da Caderneta de Saúde do Adolescente; Dificuldades dos profissionais acerca da utilização da Caderneta de Saúde do Adolescente. Resultados: Observou-se como principais dificuldades de uso da CSA a falta de capacitação profissional, a resistência dos pais/responsáveis que julgam os filhos imaturos para receberem as informações sobre os temas abordados e, ainda, a ausência dos adolescentes na ESF. Conclusão: O estudo proporcionou reflexões sobre a prática profissional, melhorias no acesso ao atendimento e o registro dos cuidados à saúde do público adolescente
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