Navegando por Autor "Costa, Roberto Douglas da"
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Tese Classificação dos estilos de aprendizagem baseado em sistemas inteligentes: um estudo de caso na educação mediada por tecnologia(2020-02-14) Costa, Roberto Douglas da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; Dias, Aline de Pinho; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes; ; Souza, Gustavo Fontoura de; ; Santos, João Paulo Queiroz Dos;Os cursos de Educação à Distância (EaD), cada vez mais comuns graças ao avanço da internet e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que servem como ferramentas de interação entre o aluno e o educador, tornaram-se um grande nicho de pesquisas em todo o mundo devido a sua característica de permitir que um determinado conteúdo seja ensinado a diversas pessoas em locais diferentes e momentos distintos. A maior parte dos cursos mediados por tecnologias em ambientes online apresentam conteúdos em sequência pedagógica estática, ou seja, sempre os mesmos recursos aplicados na mesma ordem para todos os usuários, pensando nisso, novas metodologias foram desenvolvidas para melhorar o ensino e a aprendizagem em EaD, como exemplo os métodos de inteligência artificial que buscam encontrar relações entre o progresso pedagógico e os recursos tecnológicos educacionais disponíveis nos AVAs. E essas novas metodologias se torna mais real se for aplicada na modalidade de ensino EaD, com o uso de um AVA, pois permitirá que o mesmo curso possa ser personalizado para cada usuário. Um parâmetro interessante que poderia nortear essa personalização é o Estilo de Aprendizagem do Aluno, que identifica características de como os alunos aprendem. Nesse contexto, essa tese procurou associar a teoria dos Estilos de Aprendizagem, que identifica as preferências de aprendizado de cada aluno, ao comportamento observado dos estudantes da Educação a Distância através das suas interações com o AVA, utilizando técnicas de inteligência artificial. Neste trabalho buscou-se analisar a relação entre os estilos de aprendizagem de um conjunto de alunos e seus comportamentos registrados pelo AVA, objetivando responder aos seguintes questionamentos: É possível, de forma automática, identificar o EA dos alunos a partir de suas interações com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Que técnicas podem ser desenvolvidas para identificar o EA dos alunos dos cursos realizados na modalidade EaD mediados por tecnologias, de modo a melhorar um caminho acadêmico melhor para a aprendizagem dos alunos? Para responder a essas perguntas, usamos alguns algoritmos de inteligência artificial para identificar a relação dos EA dos alunos com seus comportamentos no AVA. Os resultados mostram que não há relação entre os Estilos de Aprendizagem e as variáveis de comportamento. Essa dificuldade pode ser explicada por falhas no instrumento que identifica os Estilos de Aprendizagem ou nas variáveis que são utilizadas para caracterizar o comportamento evidenciando uma ausência de correlação entre essas teorias.Dissertação Manutenção baseada em evidências: estudo aplicado à uma rede de hospitais públicos municipais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Braga, Ícaro Fernando Fonsêca; Hekis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; http://lattes.cnpq.br/2033997764479994; Costa, José Alfredo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; Costa, Roberto Douglas da; http://lattes.cnpq.br/5278397734472529Embora a manutenção de equipamentos médicos tem sido bem planejada e executada há mais de 30 anos, porém poucos estudos foram realizados para medir e avaliar sua eficácia em termos de confiabilidade e gravidade das falhas. A falta de evidências empíricas limita a capacidade dos profissionais de engenharia clínica (EC) de revisar a estratégia de manutenção e melhorar a eficácia de seu trabalho, bem como se concentrar nos equipamentos e tarefas que poderiam fornecer o maior retorno para seus limitados recursos. Usando um pequeno conjunto de códigos de falha e indicadores de performance, divididos em tecnológicos, organizacionais e financeiros, dados foram coletados em 9 unidades hospitalares da rede uma pública municipal por um período de 10 meses, de maio/2018 a fevereiro/2019, cobrindo um total de mais de 5000 ordens de serviço em 1134 equipamentos dentre as classes: aparelho de anestesia, eletrocardiógrafo, monitor multiparâmetros e ventilador pulmonar. A análise cuidadosa de ordens de serviço coletadas mostrou que as falhas encontradas para cada tipo de equipamento dentro da rede hospitalar tendem a convergir para um padrão estável em comparação a estudos já realizados em países desenvolvidos. Além disso, padrões de falha obtidos da rede sugerem uma regularidade de falha para o mesmo tipo de equipamento e parecem estar dentro da variação estatística um do outro, embora esses hospitais possam usar diferentes marcas e modelos de equipamentos, além de haver diferenças óbvias no cuidado e treinamento do usuário, intensidade de utilização e outros fatores ambientais. Ao fim do trabalho, foi observado que os dados de falha coletados, juntamente com os indicadores de performance, podem ser usados para projetar um cenário de manutenção, bem como para determinar oportunidades adicionais para profissionais de EC contribuírem na segurança do paciente, além de aumentar confiabilidade no equipamento através da manutenção.Dissertação Uma proposta de política para compartilhamento e incorporação de softwares na EBSERH: inovação do ecossistema digital da rede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-06) Bueno, Natalícia Batista; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; http://lattes.cnpq.br/5160428121899000; Cruz, Agnaldo Souza; http://lattes.cnpq.br/9065162603161455; Morais, Antônio Higor Freire de; http://lattes.cnpq.br/7568055799308361; Costa, Roberto Douglas da; http://lattes.cnpq.br/5278397734472529Diante do cenário da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no qual existem Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede espalhados pelo país, integrar e explorar as soluções tecnológicas existentes na Rede tem se tornado cada vez mais importante no enriquecimento dos processos organizacionais e estratégicos para o cumprimento dos objetivos institucionais. São inúmeros os sistemas de informação diferentes utilizados por estes HUFs, muitos deles desenvolvidos no próprio HUF ou em parceria com as universidades, de acordo com suas necessidades específicas, de forma descentralizada e sem sua divulgação para a Rede. Em consequência, não é realizada uma gestão adequada a este respeito, gerando retrabalho e carência de softwares. Assim, a fim de solucionar os problemas citados, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de Política para promover o compartilhamento e incorporação de softwares na Ebserh, trazendo inovação para o ecossistema digital da Rede. O caminho percorrido durante o desenvolvimento deste projeto compreendeu a etapa de revisão bibliográfica, onde foi realizada uma revisão integrativa da literatura, descrevendo experiências bem-sucedidas de estudos na mesma temática deste projeto. Na segunda etapa ocorreram conversas com especialistas da área de TI da Ebserh, realização de levantamentos e análises dos sistemas utilizados atualmente nos HUFs, que comprovaram a existência de inúmeros sistemas diferentes desenvolvidos e reforçaram a necessidade de compartilhá-los e incorporá-los ao ecossistema digital da Rede. Em complemento, foram analisados documentos publicados pela Ebserh e no Governo Federal. As etapas anteriores construíram uma base importante de conhecimento que possibilitou a identificação dos atores, o desenho de um processo e propor as diretrizes detalhadas na Proposta de Política para Incorporação e Compartilhamento de Softwares na Ebserh.Artigo Um texto tão singular quanto a impressão digital: reconhecimento de autoria com um olhar para o Avasus(Brazilian Journal of Development, 2019) Rocha, Marcella Andrade da; Costa, Roberto Douglas da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Dias, Aline de PinhoA Atribuição de autoria, a ciência de conferir a um autor determinado texto com base em suas características de escrita, é um problema com uma longa história. Neste artigo, tem-se como objetivo a apresentação de algumas técnicas de extração de características para o problema de atribuição e reconhecimento de autoria para fins de torná-lo uma ferramenta de uso na plataforma de Ensino a Distância do Ministério da Saúde, AVASUS. A literatura relevante apresenta as técnicas de análise de texto e características estilométricas de diversos textos que permitem que a autoria seja determinada. A extração das características servirá de base para uma pesquisa que tem como alvo o AVASUS, onde os estudantes de Ensino Superior na área de saúde fazem os cursos da plataforma, compartilham seus interesses e pensamentos em forma de mensagens nos fóruns e executam atividades que exigem redações sobre determinados temas na área da saúde. Essas produções escritas são o foco da aplicação da extração de características estilométricas para classificação e reconhecimento de autoria