Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Sandra Dantas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância do atendimento educacional especializado - AEE para a educação especial e inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Costa, Sandra Dantas; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva; Araújo, Érika Soares de Oliveira
    O presente artigo trata sobre a importância e as possíveis contribuições da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência ou com outras necessidades educacionais especiais. Buscou-se, portanto, num contexto de Educação Especial discorrer sobre o percurso histórico da educação inclusiva, ressaltando-se aspectos pedagógicos sobre aprendizado, socialização e interação de alunos na sala de ensino regular. No percurso metodológico utilizou-se uma pesquisa exploratória e de entrevista com um profissional, que desenvolvia atividades no AEE com o público-alvo da Educação Especial, em uma escola, localizada num município do Rio Grande do Norte, com fins de subsidiar a coleta e análise de dados. Para o desenvolvimento da pesquisa e da construção desse texto dialogou-se com Baptista (2011), Bueno (1999), Garcia (2011) e outros pesquisadores sobre o tema em questão. Constatou-se que a Educação Especial com uma proposta inclusiva é capaz de contribuir com os profissionais da educação para formarem indivíduos que possam atuar na sociedade de forma consciente e humana, tendo em vista que o ensino e a aprendizagem não podem ser baseados apenas na instrução que o professor transmite para aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e o desenvolvimento de novas competências. Nesse sentido, percebeu-se, ainda, que existe um longo caminho para percorrer rumo à efetivação de um sistema educacional inclusivo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM