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Navegando por Autor "Costa, Soneide Moura da"

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    Dissertação
    A atividade comercial nas ruas Pompeia, Chegança e Boa Sorte no contexto da produção do espaço urbano da Zona Norte de Natal/RN-Brasil
    (2017-03-07) Costa, Soneide Moura da; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; http://lattes.cnpq.br/3188665123953039; ; http://lattes.cnpq.br/1560031254925928; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Costa, Kátia Cristina Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/3877332506561811
    Sendo o binômio comércio e cidade, indissociável, empreende-se que a produção do espaço urbano pode ser entendida à luz da atividade comercial ao passo que este, ou seja, o espaço, influencia na produção e localização do comércio. Desta forma, a pesquisa enveredou pela discussão do processo de expansão urbana de Natal/RN em direção à Zona Norte via política habitacional e o percurso assumido pelo comércio tradicional nas ruas Pompéia, Chegança e Boa Sorte. O trabalho está embasado em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Do ponto de vista teórico-metodológico, adotou-se o método regressivo-progressivo proposto por Lefebvre (2000), cuja perspectiva de investigação está organizada em três momentos: descritivo; analítico-regressivo e histórico-genérico. A análise desenvolvida revelou que a atividade comercial na Pompéia, Chegança e Boa Sorte apresenta um caráter de proximidade física e social, uma vez que, além de atender a demanda de consumo local e de bairros próximos a estas, também mantém uma clientela fidedigna no que concernem às relações de compra com o comerciante da rua. Outrossim, mesmo não se configurando como grandes corredores de passagem na Zona Norte, estas ruas se constituem em lócus de representação sócio-espacial embasada, por um lado na lógica de reprodução hegemônica e por um lado na reprodução da vida. Ainda que inserido no contexto da crise econômica, também vivenciada no Rio Grande do Norte e que repercute em altas taxas de desemprego, o comércio da Pompéia, Chegança e Boa Sorte apresenta perspectivas de crescimento, principalmente no tocante ao comércio informal, sendo este último uma possibilidade de garantia de renda familiar alternativa.
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    Tese
    Educação em Saúde no território brasileiro no período técnico-científico-informacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Costa, Soneide Moura da; Morais, Ione Rodrigues Diniz; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; http://lattes.cnpq.br/1560031254925928; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Barbosa, Jane Roberta de Assis; http://lattes.cnpq.br/7545246014722591; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Ceccim, Ricardo Burg; http://lattes.cnpq.br/9247766157002480; Lima, Samuel do Carmo; http://lattes.cnpq.br/0650023364323126; Holanda, Virginia Celia Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/9956987624407961
    A Educação em Saúde é um processo de capacitação profissional para fins de uma continuada e atualizada prática do cuidado no serviço. No Brasil, no período técnico-científicoinformacional, esse processo tem se viabilizado via Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), sendo exemplar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa circunscreveu-se em analisar o processo de Educação em Saúde no território brasileiro, no período técnicocientífico-informacional. A partir desta ideia central, elencou-se como objetivos específicos: evidenciar a trajetória normativa da Educação em Saúde no Brasil; analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) no âmbito das TICs, descrever a configuração do território brasileiro à luz de indicadores socioeconômicos e de assistência à Saúde; e avaliar os impactos da formação ofertada pelo AVASUS no serviço de Saúde no Brasil. Como procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre Educação em Saúde, EPS, período técnico-científico-informacional, território, informatização do território, internet, técnica, rede, TIC e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também se recorreu à pesquisa documental em fontes como: relatórios de conferências nacionais de Saúde; decretos, portarias e websites do Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), portal telegeografy; e plataforma AVASUS. Em 2018 foi realizada a aplicação de um questionário online disponibilizado na referida plataforma, objetivando avaliar os impactos da formação do AVASUS no serviço de Saúde no Brasil. Os resultados revelaram que a Educação em Saúde no Brasil teve sua trajetória delineada nas conferências nacionais sobre o tema, cujas discussões contribuíram para a elaboração da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), entre outros. No período técnico-científico informacional, a Educação em Saúde, promovida pela PNEPS, amplia as suas possibilidades de operacionalização por meio de TICs, constituindo-se um exemplo, a formação viabilizada pelo AVASUS. A despeito da heterogeneidade socioeconômica e de assistência à Saúde do Brasil, a formação ofertada por meio desta plataforma abrange todo o território nacional.
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