Navegando por Autor "Costa, Soneide Moura da"
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Dissertação A atividade comercial nas ruas Pompeia, Chegança e Boa Sorte no contexto da produção do espaço urbano da Zona Norte de Natal/RN-Brasil(2017-03-07) Costa, Soneide Moura da; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; http://lattes.cnpq.br/3188665123953039; ; http://lattes.cnpq.br/1560031254925928; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Costa, Kátia Cristina Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/3877332506561811Sendo o binômio comércio e cidade, indissociável, empreende-se que a produção do espaço urbano pode ser entendida à luz da atividade comercial ao passo que este, ou seja, o espaço, influencia na produção e localização do comércio. Desta forma, a pesquisa enveredou pela discussão do processo de expansão urbana de Natal/RN em direção à Zona Norte via política habitacional e o percurso assumido pelo comércio tradicional nas ruas Pompéia, Chegança e Boa Sorte. O trabalho está embasado em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Do ponto de vista teórico-metodológico, adotou-se o método regressivo-progressivo proposto por Lefebvre (2000), cuja perspectiva de investigação está organizada em três momentos: descritivo; analítico-regressivo e histórico-genérico. A análise desenvolvida revelou que a atividade comercial na Pompéia, Chegança e Boa Sorte apresenta um caráter de proximidade física e social, uma vez que, além de atender a demanda de consumo local e de bairros próximos a estas, também mantém uma clientela fidedigna no que concernem às relações de compra com o comerciante da rua. Outrossim, mesmo não se configurando como grandes corredores de passagem na Zona Norte, estas ruas se constituem em lócus de representação sócio-espacial embasada, por um lado na lógica de reprodução hegemônica e por um lado na reprodução da vida. Ainda que inserido no contexto da crise econômica, também vivenciada no Rio Grande do Norte e que repercute em altas taxas de desemprego, o comércio da Pompéia, Chegança e Boa Sorte apresenta perspectivas de crescimento, principalmente no tocante ao comércio informal, sendo este último uma possibilidade de garantia de renda familiar alternativa.Tese Educação em Saúde no território brasileiro no período técnico-científico-informacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Costa, Soneide Moura da; Morais, Ione Rodrigues Diniz; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; http://lattes.cnpq.br/1560031254925928; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Barbosa, Jane Roberta de Assis; http://lattes.cnpq.br/7545246014722591; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Ceccim, Ricardo Burg; http://lattes.cnpq.br/9247766157002480; Lima, Samuel do Carmo; http://lattes.cnpq.br/0650023364323126; Holanda, Virginia Celia Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/9956987624407961A Educação em Saúde é um processo de capacitação profissional para fins de uma continuada e atualizada prática do cuidado no serviço. No Brasil, no período técnico-científicoinformacional, esse processo tem se viabilizado via Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), sendo exemplar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa circunscreveu-se em analisar o processo de Educação em Saúde no território brasileiro, no período técnicocientífico-informacional. A partir desta ideia central, elencou-se como objetivos específicos: evidenciar a trajetória normativa da Educação em Saúde no Brasil; analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) no âmbito das TICs, descrever a configuração do território brasileiro à luz de indicadores socioeconômicos e de assistência à Saúde; e avaliar os impactos da formação ofertada pelo AVASUS no serviço de Saúde no Brasil. Como procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre Educação em Saúde, EPS, período técnico-científico-informacional, território, informatização do território, internet, técnica, rede, TIC e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também se recorreu à pesquisa documental em fontes como: relatórios de conferências nacionais de Saúde; decretos, portarias e websites do Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), portal telegeografy; e plataforma AVASUS. Em 2018 foi realizada a aplicação de um questionário online disponibilizado na referida plataforma, objetivando avaliar os impactos da formação do AVASUS no serviço de Saúde no Brasil. Os resultados revelaram que a Educação em Saúde no Brasil teve sua trajetória delineada nas conferências nacionais sobre o tema, cujas discussões contribuíram para a elaboração da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), entre outros. No período técnico-científico informacional, a Educação em Saúde, promovida pela PNEPS, amplia as suas possibilidades de operacionalização por meio de TICs, constituindo-se um exemplo, a formação viabilizada pelo AVASUS. A despeito da heterogeneidade socioeconômica e de assistência à Saúde do Brasil, a formação ofertada por meio desta plataforma abrange todo o território nacional.