Navegando por Autor "Coutinho, Adelaide Ferreira"
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Tese A escola de ensino médio público noturno: uma conjuntura favorável ao protagonismo estudantil coletivo em contraposição ao protagonismo juvenil via empoderamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-10) Guedes, Gilmar Barbosa; Almeida, Maria Doninha; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788855D5; ; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Coutinho, Adelaide Ferreira; ; França, Magna; ; http://lattes.cnpq.br/1964589133589645; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6O presente trabalho estuda o protagonismo juvenil na escola de ensino médio público, com ênfase no ensino noturno. Considera as mediações que determinam o paradigma do protagonismo juvenil defendido por teóricos da pós-modernidade e pelos documentos da reforma do ensino médio brasileiro. Mostra que as explicações sobre o protagonismo juvenil fazem parte da concepção de empoderamento juvenil, proposta pelos organismos multilaterais com a intenção de mobilizar os jovens pobres em ações de combate à pobreza nos países em vias de desenvolvimento, conjuntura na qual são propostas teorias e práticas que viabilizem a sobrevivência dos jovens pobres, tidos como em situação de risco. Discute a questão do empoderamento e indica que a proposição do protagonismo juvenil via empoderamento tem um espaço favorável no âmbito do ensino médio, nível em que se encontra a maioria dos jovens. Mostra que a defesa do empoderamento juvenil esconde as possibilidades de ações estudantis coletivas, que propiciem a intervenção sócio-política do aluno do ensino médio, e o deixa com função apenas homologatória. Propõe a busca da possibilidade de incentivo ao protagonismo juvenil coletivo, ou protagonismo estudantil coletivo, no qual o discente apresenta sugestões para o planejamento e execução das atividades didático-pedagógicas da escola pública de ensino médio. Defende que a gestão democrática, com ênfase no processo participativo, é a principal determinação para o protagonismo estudantil coletivo. Metodologicamente, considera as seguintes dimensões de análise: a) configuração do protagonismo juvenil; b) protagonismo juvenil na perspectiva legal/institucional; c) ensino médio e o protagonismo juvenil; e d) possibilidade de construção do protagonismo estudantil coletivo no ensino médio público noturno do Rio Grande do Norte, Estado escolhido para a pesquisa. Tecnicamente, sistematiza uma ampla revisão da literatura pertinente à temática e informações de uma consulta documental, além de dados constantes do Banco de Dados da pesquisa O Ensino Médio Público Noturno: registro e análise de experiências no Estado do Rio Grande do Norte. Conclui defendendo que: há necessidade de contribuir para discussões sobre a participação política dos jovens no ensino médio noturno, apresentando as possibilidades concretas de um protagonismo estudantil coletivo; as opiniões apresentadas pelos alunos são imprescindíveis ao redimensionamento do papel acadêmico exercido pelas instituições educacionais neste momento, pois os discentes correspondem a interlocutores privilegiados; o aluno pode e deve ser consultado desde o momento de elaboração até a concretização das atividades escolares; e apesar dos entraves e das dificuldades inerentes ao ensino médio público noturno, se formam novos espaços de democratização das idéiasTese As organizações não-governamentais e a educação básica oferecida aos pobres: do consenso da oferta à ação privatizante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-05-13) Coutinho, Adelaide Ferreira; Almeida, Maria Doninha; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788855D5; ; Prestes, Emília Maria da T.; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781292A0; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; Carvalho, Denise Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788663D6&dataRevisao=null; Franco, Elza Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788591Z6Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a atuação das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no cenário das políticas sociais, privilegiando a educação básica dirigida aos pobres no Brasil, no período de 1992 a 2002. Trata-se de uma temática relevante, particularmente pela importância que as ONGs assumem, tanto no plano internacional quanto em âmbito nacional. Parte-se do pressuposto de que as ONGS são instrumentos de controle (social) para filtragem das demandas sociais em direção ao Estado, especialmente no que se refere à educação básica destinada à pobreza. Reflete-se sobre o processo de reconhecimento e expansão das ONGs como reflexo de uma conjuntura política e econômica que deu origem à reforma do Estado, fato que atingiu o campo das políticas sociais. O exame dessas relações complexas somente foi possível pela captação das mediações necessárias para desvelar a constituição do terceiro setor, com destaque para as ONGs. Nesse movimento, consideram-se dados relevantes da realidade, para demarcar a amplitude desse fenômeno, com uma breve referência a suas origens, aos marcos de suas relações conjunturais, registrando-se as múltiplas faces dessas Organizações e os elementos constitutivos do debate entre diferentes visões quanto à questão do terceiro setor, tendo as ONGs como parte de sua composição. Para tal alcance, prioriza-se o registro de documentos e publicações das ONGs e do governo. A partir desse material, analisam-se os propósitos que estas organizações anunciam em correspondência com as necessidades dos segmentos sociais a que prestam seus serviços, considerando-se a conjuntura social, política e econômica brasileira. Escolheu-se o Estado do Maranhão como exemplo desse contexto, pelos altos índices de pobreza e baixo desempenho escolar, e também por ser o espaço onde se vem expandindo a ação das ONGs na implementação das políticas sociais. Conclui-se que as ONGs procedem de modo a fortalecer as teses que fundamentam a diminuição da ação estatal na responsabilidade pela educação pública, gratuita e com qualidade social, princípio que está sendo negociado por meio da ação das parceirasTese Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã: a alfabetização de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-03) Medeiros, Edileuza Custodio Rodrigues de; Almeida, Maria Doninha; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788855D5; ; http://lattes.cnpq.br/2062847108369493; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Coutinho, Adelaide Ferreira; ; Campos, Herculano Ricardo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762975E2&dataRevisao=null; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992O trabalho circunscreve-se na problemática da subescolarização da população excluída da educação no tempo regular, contribuindo para a produção do conhecimento sobre práticas educativas desenvolvidas na EJA. Focaliza a proposta pedagógica e a experiência com a alfabetização de jovens e adultos no contexto da mobilização de populações afetadas pela construção de barragens. Retrata a mobilização internacional, nacional e estadual contra a construção de grandes barragens e o surgimento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), destacando seu projeto geral de educação e registrando a sua atuação na educação, particularmente na alfabetização de jovens e adultos. Teórico-metodologicamente, são consideradas duas categorias interligadas: a totalidade histórica, essencialmente teórica, e a prática na educação de jovens e adultos. Com base na totalidade, esboça uma explicação contextualizada da situação dos atingidos e, respeitando a segunda categoria, que faz parte da primeira, situa a alfabetização como um dos aspectos básicos do processo de formação do homem omnilateral. O estudo aborda o contexto amplo das barragens no mundo, situando os efeitos socioambientais decorrentes da construção de barragens no Brasil, na Região Nordeste e na Paraíba e sublinhando consequências da construção da Barragem de Acauã nos municípios paraibanos de Aroeiras, Itatuba e Natuba. Apresenta o contexto particular da população afetada por Acauã, resumindo uma visão panorâmica dos municípios paraibanos envolvidos e apreendendo as condições de realocação da população. Aprecia o projeto educativo e a proposta de alfabetização do MAB-Nacional, operacionalizada pelo MAB-Paraíba nos reassentamentos localizados no entorno de Acauã. Assevera que, para além das políticas públicas que incluem o financiamento, a viabilidade da resolução do problema do analfabetismo pode ser completada pela via de ações pedagógicas atreladas às especificidades e necessidades imediatas da população a que se destinam, respeitando ações conectadas por meio de um projeto de educação, amplo e contextualizado. Avalia o projeto de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido no espaço delimitado pelo MAB-Paraíba, como exemplo de uma ação pedagógica contextualizada. Por fim, recomenda aos pesquisadores e educadores em geral, comprometidos com essa perspectiva de trabalho, que atentem à forma de articular as discussões e a participação, para que as expectativas e necessidades dessas comunidades sejam contempladas, em projetos pedagógicos e espaços fundados no debate, no diálogo e na reflexão coletiva