Navegando por Autor "Coutinho, Ticiana Patrícia da Silveira Cunha"
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Tese Entre a arena e os bastidores: da prática em desenvolvimento à práxis pedagógica do Técnico em Assuntos Educacionais no âmbito do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-25) Coutinho, Ticiana Patrícia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; http://lattes.cnpq.br/6976576638013560; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Melo, Elda Silva do Nascimento; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Araújo, Hilda Mara Lopes; Cabral, Carmen Lúcia de OliveiraEsse estudo trata dos saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais no contexto do IFRN e se apresenta como que uma grande síntese reflexiva dos sentidos atribuídos por TAE as suas práticas e de saberes por elas mobilizados. Nessa pesquisa objetivamos compreender os saberes e ações envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica de Técnicos em Assuntos Educacionais e apreender os processos de produção de saberes em seu cotidiano. Partimos da seguinte questão: quais os saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Pressupomos que os saberes envolvidos na prática pedagógica dos TAE emergem da práxis, ou seja, da reflexão que esses profissionais fazem sobre sua ação produzindo saberes multirreferenciados. Tomamos como unidade de referência as falas de 10 TAE atuantes em 10 campi diferentes do IFRN. Para alcançar o objetivo da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva e elegemos como princípios teórico metodológicos a multirreferencialidade, os sentidos como sociais e culturais e os conceitos de configuração de interdependência. Os resultados revelam que os saberes envolvidos no desenvolvimento da prática pedagógica dos TAE decorem: a) dos saberes acumulados ao longo de suas experiências; b) emergem da atuação deles no IFRN, imersos nas especificidades institucionais com seus dilemas e desafios; e c) resultam da reflexão que eles fazem a partir de sua prática, ou seja, da sua práxis produzindo saberes multirreferenciados. São saberes que se caracterizam por serem pragmáticos, se mobilizarem a partir da prática, da realização de uma tarefa; são políticos, ou seja, estão relacionados a uma ação intencional e correspondem a uma prática reflexiva e são saberes hermenêuticos e críticos – se configurando como saberes que surgem de processos formativos tanto individuais como coletivos. Os saberes dos TAE que emergem da análise de suas falas, são frutos do movimento de pensar sobre sua ação, refletem saberes constituídos em seus percursos formativos em diferentes espaços de atuação, mas são mobilizados essencialmente a partir da prática realizada na instituição.TCC O Trabalho do pedagogo na educação profissional: espaços e atuação do pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-29) Nascimento, Gessiane do; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Silva, Nina Maria da Guia de Sousa; Coutinho, Ticiana Patrícia da Silveira CunhaEste artigo objetiva investigar o trabalho do pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa realizada foi de cunho exploratório e qualitativo, desenvolvida por meio de uma pesquisa documental. A partir desse estudo compreendemos que o pedagogo é o articulador do processo educativo, já que seu trabalho é constituído por funções amplas em vários aspectos, como nos didático-pedagógicos relacionados ao planejamento de projetos de cursos, atendimento aos alunos com dificuldades. Nos aspectos administrativo-operacionais e legais da educação, que se interligam a organização de eventos, regulamentação do projeto político, fazer pautas de reuniões; organizar as reuniões pedagógicas e formação docente. E os aspectos subjetivos que se refere a motivação dos alunos com indisciplina e frequência irregular, reunião com os pais, dentre outros. Como profissional que exerce múltiplas funções, o pedagogo, permeia os diversos espaços de configuração de ensino, trabalhando em coletividade com a equipe escolar, na busca de uma educação de qualidade, democrática e emancipadora.