Navegando por Autor "Cruz, Maria Clara Lima da"
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TCC Impacto da pandemia no acompanhamento de crianças nascidas de gestantes diagnosticadas com Covid-19: uma investigação de métodos mistos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Cruz, Maria Clara Lima da; Pereira, Silvana Alves; Moura, Isabelly Cristina Rodrigues Regalado; https://orcid.org/0000-0001-5509-070X; http://lattes.cnpq.br/6776595559146210; https://orcid.org/0000-0002-6226-2837; http://lattes.cnpq.br/3640379319601363; https://orcid.org/0000-0001-5882-0712; http://lattes.cnpq.br/3703990020958584; Pereira, Silvana Alves; https://orcid.org/0000-0002-6226-2837; http://lattes.cnpq.br/3640379319601363; Silva, Nathália de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/8558209136050462; Montemezzo, Dayane; https://orcid.org/0000-0001-7680-8223; http://lattes.cnpq.br/0292703537711744Objetivo: Compreender o impacto da pandemia no acompanhamento em serviços especializados e no desenvolvimento de crianças nascidas de gestantes diagnosticadas com COVID-19, além de entender o contexto familiar ao qual estão inseridas. Métodos: Estudo de métodos mistos, envolvendo 14 crianças de ambos os sexos, com idade entre 2 e 3 anos, nascidas de mães diagnosticadas com da COVID-19 durante a gravidez e que participaram de uma triagem anterior para risco de atraso global no desenvolvimento pelo Survey of Wellbeing of Young Children, chamada de Etapa 1. Os pais foram contatados por meio de entrevista telefônica para uma avaliação através de um roteiro semiestruturado sobre o acesso ao serviço especializado e o desenvolvimento das crianças (Etapa 2). A abordagem quantitativa abrangeu os resultados provenientes da Etapa 1 e 2, enquanto a abordagem qualitativa considerou somente as respostas obtidas pelo roteiro semiestruturado. Os resultados quantitativos foram submetidos a análises estatísticas descritivas utilizando o Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 20.0; IBM, Chicago, IL, EUA), e os dados qualitativos foram submetidos à análise temática. Resultados: Entre os 14 bebês reavaliados, 42,8% foram considerados com risco para atraso no desenvolvimento global durante a Etapa 1 e, na Etapa 2, 57,1% dos cuidadores relataram atraso nos marcos do desenvolvimento. Apenas metade dos identificados como em risco na avaliação inicial tiveram acesso ao serviço especializado. Dos 57,1% que apresentaram atraso nos marcos do desenvolvimento na Etapa 2, 50% foram previamente classificados como em risco na Etapa 1. Destes, 75% foram encaminhados para acompanhamento no serviço multiprofissional. Conclusão: Os resultados enfatizam a pandemia como um fator para o atraso no desenvolvimento infantil e para o baixo acesso ao serviço multiprofissional, o que reforça a necessidade de políticas e práticas que promovam acesso equitativo a intervenções e apoio, assegurando um caminho mais saudável para o desenvolvimento infantil.