Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cruz, Marta Campelo da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A formação leitora do aluno do 6º ano da educação básica com foco no letramento literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Cruz, Marta Campelo da; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; http://lattes.cnpq.br/1535162856380694; Santos, Derivaldo dos; Rego, Maria Aparecida fe Almeida
    Esta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, com o propósito de qualificar professores de Língua Portuguesa na docência, A FORMAÇÃO LEITORA DO ALUNO NO 6º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NO LETRAMENTO LITERÁRIO, possui caráter de mediação pedagógica, onde o professor atua como facilitador e incentivador da aprendizagem. O objetivo principal é promover o interesse pela leitura, escrita e compreensão de textos literários, através de metodologias ativas, suprindo as lacunas de aprendizagem dos estudantes do 6º ano da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, em Guamaré. A investigação centra-se na obra literária Alice no País da Mentira de Pedro Bandeira (2018) e procura corrigir deficiências no domínio de competências que deveriam ter sido desenvolvidas nos anos iniciais da Educação Básica. A metodologia baseia-se na implementação de uma Sequência Didática, fundamentada nas teorias de Rildo Cosson, além de Annie Rouxel e Gérard Langlade. O estudo destacou os desafios enfrentados, incluindo as vulnerabilidades sociais e econômicas dos estudantes. Os resultados mostraram progressos individuais, além disso, a pesquisa ressaltou a necessidade de maior atenção no acompanhamento desses estudantes, na transição para o Ensino Fundamental II, anos finais e, sugeriu atividades como Rodas de Leitura e eventos de contação de histórias em espaços públicos, como ações motivadoras para os estudantes e comunidade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM