Navegando por Autor "Cunha, Élison Rixadson Araújo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Bibliometric analysis of the literature on phonological awareness in bilingual children(Revista Cefac, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Cunha, Élison Rixadson Araújo; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Alcântara, Hellen França; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Purpose: to characterize the profile of scientific production in the international literature on phonological awareness in bilingual children between 2011 and 2020. Methods: a bibliometric analysis was made with the search for articles in ERIC, LILACS, MEDLINE, and SciELO databases, using descriptors in English. The articles were selected based on the eligibility criteria, by reading the titles, then reading the abstracts, and lastly, reading the full-text articles. Results: a total of 1,167 articles were analyzed, 1,152 of which were excluded for not meeting the inclusion criteria. Hence, 15 articles were selected for full-text reading and bibliometric analysis. The United States was the country with most publications, followed by Brazil, Singapore, and China. The approach of the studies was predominantly quantitative, followed by qualitative; the most common type of study was crosssectional, with samples of more than 100 participants. Conclusion: there was a greater number of publications in the last 3 years, most of them cross-sectional ones, presenting better phonological awareness performance among bilinguals, with positive results in readingDissertação Contando nos dedos: aprendizagem e desenvolvimento numérico(2019-03-29) Cunha, Élison Rixadson Araújo; Pires, Izabel Augusta Hazin; Moeller, Korbinian; ; ; ; Barreto, Maria da Apresentação; ; Falcão, Taciana Pontual da Rocha;O objetivo do presente estudo foi investigar a eficácia de um programa de estimulação de contagem com o uso dos dedos para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Para tanto, foram realizados dois estudos diretamente articulados entre si. No primeiro, buscou-se identificar o padrão canônico de contagem nos dedos da cidade de Natal/RN. Participaram do estudo 100 estudantes universitários, sendo 50 mulheres, nascidos e residentes na cidade, que realizaram duas tarefas, a saber, de lateralidade e de ordinalidade. Os resultados apontaram a existência de padrão canônico de contagem com os dedos em Natal/RN. Por sua vez, o segundo estudo investigou a eficácia do programa de estimulação do uso dos dedos na contagem sobre o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Trata-se de estudo de caráter quase experimental, de cunho longitudinal prospectivo e interventivo, predominante quantitativo. A amostra foi constituída por 40 crianças (entre 6 e 7 anos de idade), de ambos os sexos, estudantes de duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental I de uma escola pública da cidade de Natal-RN. Uma turma (grupo experimental) foi submetida ao programa de estimulação da contagem com o uso dos dedos, com duração de 18 semanas. A segunda turma (grupo controle) realizou as atividades previstas pela escola. As habilidades cognitivas gerais, somatossensoriais e matemáticas, de ambas as turmas, foram avaliadas no início e final das 18 semanas. Não houve diferença significativa entre as duas turmas na avaliação do pré-teste. Porém, no pós-teste foram identificadas diferenças significativas entre as turmas, a favor da turma experimental, nas habilidades de adição, gnosia digital, magnitude e representação numéricas. Tais resultados atestam a eficácia do programa e podem subsidiar intervenções e políticas públicas que minimizem as dificuldades em matemática identificadas nas crianças brasileiras em instrumentos de avaliação nacionais e internacionais.