Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cunha, Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação escolar: critérios e instrumentos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Cunha, Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O presente estudo tem como objetivo analisar os critérios e instrumentos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental I, como agente favorecedor do ensino aprendizagem e com que propósito ela vem sendo utilizada em sala de aula. Abordam-se as perspectivas e conceitos da avaliação, bem como os atores (professor, aluno e instituição escolar) envolvidos neste processo, e destacam-se as diferenças e semelhanças entre avaliar e examinar, incluindo os critérios e instrumentos avaliativos, além das competências e habilidades avaliativas na ótica dos documentos educacionais e estudiosos como Zabala (2010), Luckesi (2011), Hoffmann (2012), considerando-se que esses procedimentos podem afetar ou ajudar o aluno de diversas formas. O método utilizado faz referência a uma pesquisa exploratória, baseada na revisão literária, por meio de documentos, livros e artigos científicos, surgindo a necessidade de se pesquisar e estudar a prática da avaliação da aprendizagem escolar, sendo subsidiado por um estudo de caso. Evidencia-se também o desenvolvimento da avaliação no contexto escolar, elencando as diferenças entre a avaliação quantitativa e qualitativa, apresentando suas principais características e os resultados alcançados pela prática. A realidade mostra que, normalmente, a avaliação ocorre de forma classificatória e não por diagnóstico, o que contribui para o aumento do fracasso escolar. Este estudo explicita e relata que as diferentes metodologias utilizadas na avaliação da aprendizagem podem ser um diferencial na construção do conhecimento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM