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Navegando por Autor "Cunha, Rocelly Dayane Teotonio da"

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    Dissertação
    O atendimento às adolescentes autoras de atos infracionais no estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-18) Cunha, Rocelly Dayane Teotonio da; Paiva, Ilana Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/1588515627010993; ; http://lattes.cnpq.br/3692864558732600; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi de; ; Yamamoto, Oswaldo Hajime; ; http://lattes.cnpq.br/6875731821669654
    O objetivo deste estudo foi investigar o atendimento destinado às adolescentes autoras de atos infracionais no estado do Rio Grande do Norte. Por meio do método da História Oral Temática e da análise documental, buscou-se desvelar aspectos históricos do atendimento realizado nas unidades femininas da Fundação dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDAC), a partir das experiências de profissionais que atuaram nestas unidades, desde o início das suas atividades. Para tanto, realizamos visitas à FUNDAC e ao Centro Educacional Padre João Maria (CEDUC), a fim de identificar profissionais que pudessem colaborar com o estudo, bem como documentos institucionais sobre a rotina do atendimento. Foram encontrados oito profissionais de três unidades identificadas: Granja Santana, Instituto Padre João Maria e CEDUC, que foram entrevistados de acordo com um roteiro semiestruturado. A análise do material coletado está apoiada na teoria marxiana e na perspectiva feminista da divisão sexual do trabalho. Os resultados estão organizados em cinco eixos de análise: (1) a criação das unidades de atendimento; (2) a conduta “desviante”: motivos para institucionalização das adolescentes; (3) propostas educacionais: uma versão feminina; (4) estratégias de atendimento e; (5) as normas e a punição: a adolescente domesticada. O estudo aponta que o cometimento do ato infracional pelas adolescentes no RN tem sido associado à conduta de suas famílias, principalmente de suas mães. Além disso, em geral, as estratégias de atendimento, as propostas educacionais e as medidas disciplinares foram e têm sido desenvolvidas com base na naturalização do que é o feminino. Assim, o atendimento às adolescentes no RN, nesses trinta e cinco anos, deixou intacta a hierarquização existente na relação social entre os sexos, reproduzindo a subordinação das adolescentes no sistema de justiça juvenil.
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    Dissertação
    A atuação clínica de psicólogas negras do município de Natal: notas sobre aquilombamento e cuidado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-17) Costa, Marcela Andressa; http://lattes.cnpq.br/8181024208435709; https://orcid.org/0000-0002-7132-1499; http://lattes.cnpq.br/9622779379923065; Costa, Maria da Graça Silveira Gomes da; Cunha, Rocelly Dayane Teotonio da
    Nesta pesquisa, parto da minha experiência enquanto mulher negra e psicóloga clínica e das inquietações que surgiram a partir deste lugar. Neste estudo, proponho investigar os desafios presentes na construção das práticas clínicas por psicólogas negras no município de Natal/RN e os caminhos possíveis para uma psicologia descolonizada e antirracista. Levo em consideração que o processo histórico da sociedade brasileira é determinado pela colonização e pelos efeitos da colonialidade que estruturam a ordem estabelecida na classificação e hierarquização social. Sendo assim, o racismo é um fenômeno dessa colonização, tornando-se estruturante dos modos de subjetivação, permeando e atravessando as relações concretas nos âmbitos da economia, direito, política e, de forma ideológica, construindo o imaginário social racista, opressor e excludente (Silvio Almeida, 2019). A produção de conhecimento também é atravessada pelos efeitos da colonialidade com a finalidade de construir um pensamento “universal”, porém pautado por uma razão eurocêntrica. A psicologia, como conhecimento científico, também é constituída nas bases do eurocentrismo, racismo e sexismo epistêmico. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as repercussões do racismo no processo de formação e na atuação profissional de psicólogas negras no campo da clínica. Analiso as trajetórias de vida e os processos formativos das profissionais e seus efeitos na prática clínica para conhecer os desafios em nossas experiências em uma clínica historicamente colonizada e a construção de resistências coletivas no enfrentamento ao racismo. Para tanto, esta pesquisa qualitativa realizou entrevistas para apreender as narrativas de psicólogas negras que atuam na clínica. Foram entrevistadas 5 profissionais atuantes no município de Natal. Enquanto resultados, a pesquisa propõe o exercício de novas práticas clínicas no entendimento do impacto do racismo na saúde mental da população negra. Por fim, discuto como a psicologia clínica pode ser construída em uma perspectiva de aquilombamento e cuidado e a importância disso para um projeto ético-político descolonizador e antirracista.
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    Tese
    Ciência e gênero: o cotidiano de mulheres pesquisadoras em Psicologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Cunha, Rocelly Dayane Teotonio da; Dimenstein, Magda Diniz Bezerra; Dantas, Candida Maria Bezerra; 03159395405; http://lattes.cnpq.br/8181024208435709; http://lattes.cnpq.br/9681334300604531; http://lattes.cnpq.br/3692864558732600; Costa, Maria da Graça Silveira Gomes da; http://lattes.cnpq.br/3303012346893524; Barros, João Paulo Pereira; Zamora, Maria Helena; http://lattes.cnpq.br/6425497242419672; Toneli, Maria Juracy; http://lattes.cnpq.br/1437430258647523
    Essa pesquisa volta-se para a relação entre ciência e gênero, com foco nos impactos das exigências de excelência científica no cotidiano das bolsistas PQ da Psicologia brasileira. Adotou-se uma abordagem multimétodo estabelecida em três etapas: análise de dados de domínio público; aplicação de um formulário eletrônico e realização de entrevistas semiestruturadas. Dessas etapas, resultaram cinco estudos, cujo achados demonstram que: a) na Psicologia, as mulheres ocupam proporcionalmente menos posições no topo da carreira; b) o perfil da bolsista PQ da área é de mulheres brancas, cis, de classe média, casadas, heterossexuais e do sudeste do país e os principais problemas que enfrentam relacionam-se ao cenário de disputa e concorrência interna que tem se acirrado no âmbito da C&T no país e à atual configuração do trabalho acadêmico marcada pela sobrecarga de atividades e funções, gerando sentimentos de satisfação e de desânimo; c) essas condições produzem impactos no cotidiano das pesquisadoras, que somadas às demandas domésticas, familiares e conjugais, exigem a invenção de múltiplas estratégias de conciliação; d) e, associam-se à ampliação da vulnerabilidade ao sofrimento psíquico e outros agravos à saúde; e) apesar disso, a adesão das bolsistas PQ da Psicologia à racionalidade individualizante hegemônica, embaraça a compreensão de que, no atual cenário neoliberal e pandêmico, suas posições sociais outrora privilegiadas pelo privilégio branco, deslocaram-se em direção ao devir negro do mundo, cuja nitidez se observa nas marcas do epistemicídio, antes experimentado somente pelas mulheres negras (e demais pessoas negras). Com isso, conclui-se que à medida que essas profissionais buscam atender as expectativas da racionalização neoliberal, deixam de perceber que na atualidade, elas também podem integrar o conjunto das(o) novas (o) renegadas(o).
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